A leitura é um dos hobbies clássicos de milhares de pessoas. Apesar de ser difícil conciliar a rotina com os livros, tirar uma hora para leitura sempre vale a pena. Então, vamos indicar 5 clássicos para você ler antes de dormir.

1 – Mulherzinhas

Escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868, o livro conta a história das quatro irmãs March. A história trata da vida das irmãs durante o final da Guerra Civil Americana e mostra um ano da vida delas, aguardando o pai voltar da guerra enquanto passam por muitas necessidades financeiras. Apesar de ser uma história aparentemente triste, seu enredo traz uma linguagem leve e fácil de entender. Meg, Jo, Amy e Beth são irmãs unidas com personalidades opostas que ganham o coração do leitor.

Durante a história torna-se possível acompanhar todas as fases das meninas e suas perspectivas futuras, o livro mostra da ingenuidade do primeiro amor até a desilusão amorosa. Portanto, Mulherzinhas tornou-se um livro clássico para todos os públicos que merece ser reconhecido. Além de ser um livro clássico que traz várias pessoas para o mundo literário, é uma ótima leitura antes de dormir.

Mulherzinhas
Reprodução: Pinterest

2 – Anne de Green Gables

Escrito por Lucy Maud Montgomery e publicado em 1908, o livro conta a história de Anne. Órfã desde bebê que viveu até os 11 anos em um orfanato, onde sonha ter uma família e poder viver um conto de fadas. Enviada por engano para viver com um casal de irmãos idosos numa fazenda, eles queriam adotar um menino para ajudar nas tarefas, Anne se vê pronta para uma nova aventura. Dessa forma, sua curiosidade e seu lindo modo de ver a vida acabam conquistando o coração dos irmãos, que juntos a adotam.

Anne de Green Gables, um livro comovente que vai te fazer se emocionar a cada novo capítulo, a pequena órfã ruiva cativa o leitor na primeira página. Sendo assim, é mais um dos clássicos para ler antes de dormir.

Anne de Green Gables
Reprodução: Pinterest

3 – Orgulho e preconceito

Escrito por Jane Austen, a célebre autora de romances de época e publicado em 1813. O livro mostra a sociedade britânica em seu ápice, numa época em que as mulheres iam aos bailes para debutar e encontrar um marido. Protagonizado por Elizabeth Bennet, uma das cinco irmãs da família. Os Bennet não possuem boa condição financeira, então procuram um bom marido nas festas, pois essa é a única opção das irmãs mudarem de vida. Todavia, Elizabeth possui uma personalidade forte e nenhuma vontade de se casar. Ao mesmo passo que, Mr Darcy, um homem sério, inteligente e até um pouco arrogante, também não pretende procurar uma esposa. A vida dos dois tende a se cruzar e eles irão viver grandes surpresas.

Orgulho e Preconceito é o maior clássico da literatura, todos devem ler a obra de Jane Austen. Por certo, cada capítulo se encontra uma nova surpresa, além de poder ter um vislumbre da Inglaterra do século XIX.

Orgulho e preconceito
Reprodução: Pinterest

4 – O jardim secreto

Escrito por Frances Hodgson Burnett e publicado completo em 1911, a obra infantil carrega lições maduras que o leitor leva para a vida inteira. Narrado por duas crianças, é possível enxergar a beleza nos mínimos detalhes sob o olhar infantil. A pequena Mary e seu primo Colin apresentam tristeza profunda por suas experiências traumáticas durante a vida, até que decidem juntos explorar os arredores da casa, então encontram o Jardim Secreto. O lugar torna-se um espaço único para eles, e assim as crianças voltam a ser crianças.

Uma lição única, apesar de ser um clássico destinado ao público infantil, a história leva uma reflexão profunda aos adultos. Dessa forma, essa é mais uma leitura clássica obrigatória na vida. Muitos adultos cresceram ouvindo a história antes de dormir, desse modo ela é passada através das gerações.

O jardim secreto
Reprodução: capa do livro “O Jardim Secreto”

5 – Sherlock Holmes

Conjunto de contos escritos por Sir Arthur Conan Doyle e publicados em 1892. As aventuras de Sherlock Holmes e seu parceiro John Watson tornaram-se mundialmente conhecidas. Sherlock é um detetive particular com uma peculiaridade, ele possui uma grande sensibilidade na observação, conseguindo enxergar detalhes onde ninguém vê.

Ademais, os contos viraram livros e hoje são consumidos por todos os públicos.

Sherlock Holmes encerra as indicações de clássicos para ler antes de dormir com chave de ouro. A literatura clássica deve ser parte do cotidiano das pessoas. Desse modo, antes de dormir, direcionar um momento para a leitura só vai agregar na sua vida. Logo, ler essas histórias muda a forma de ver o mundo e os clássicos trazem a magia de sua época para os dias atuais.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.