A Cultura Indígena do Brasil é rica e diversa e parte da nossa identidade. No entanto, para entender a alma indígena é necessário compreender a filosofia de vida dos povos originários. Desse modo, o autor Yaguarê Yamã reúne provérbios e ensinamentos em “Sabedoria da Aldeia”. A obra da Paulinas Editora conta com ilustrações de Mauricio Negro.

A cultura tradicional indígena é leve e saudável, contrastando com o ritmo acelerado e frenético das grandes cidades. Além disso, os valores morais são essenciais para a harmonia da vida em comunidade, algo que pode inspirar a vida contemporânea. Yaguarê Yamã reúne provérbios e ensinamentos de diversos povos indígenas, como Munduruku, Maraguá, Tupi, Mawé, Parintin e Guarani, entre outros. Os relatos do livro refletem uma sabedoria ligada aos indígenas que valoriza a educação, o respeito aos idosos e à natureza.

“Sabedoria da Aldeia” mostra como esses conhecimentos ancestrais podem orientar as pessoas a viver melhor e enfrentar adversidades com resiliência. Além disso, o leitor pode aprender mais sobre a riqueza e diversidade da cultura indígena.

Sobre o autor

Yaguarê Yamã, de origem Maraguá e Sateré-Mawé, cresceu entre a aldeia, o interior ribeirinho e as cidades de Parintins e Manaus. Formou-se em Geografia pela Universidade Santo Amaro (UNISA), tornando-se professor, escritor, ilustrador e geógrafo. Também tem uma participação como líder indígena.

Em 2004, retornou ao Amazonas para liderar a reorganização do povo Maraguá, assim como lutar pela demarcação de suas terras. Já em 2015, fundou a Associação do Povo Indígena Maraguá (ASPIM). Também é autor do projeto “De volta às origens”, que promove o resgate cultural e linguístico indígenas.

Desde 1999, atua no Movimento de Literatura Indígena e integra instituições como Núcleo de Escritores Indígenas (NEARIN), Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual (INBRAPI) e WEWAÁ. É membro da Academia Parintinense de Letras e cofundador da Academia da Língua Nheengatu (ALN), que busca revitalizar a Língua Geral na Amazônia.

Sobre o ilustrador

Mauricio Negro é ilustrador, escritor, designer, pesquisador, editor e curador.  é comunicólogo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac São Paulo. Foi membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). É gestor cultural de projetos relacionados à natureza e à sociedade, assim como ao multiculturalismo e identidade, à ancestralidade e contemporaneidade.