O jornalista e autor Paulo Stucchi tem o nazismo e a Segunda Guerra como uma temática central de seus principais livros. A temática, que então se tornou uma marca do autor, está de volta em O Homem da Patagônia, lançamento da editora Jangada.
Em seu novo livro, o palco da história não é o continente europeu ou o interior do sul do Brasil, mas sim o país que mais abrigou nazistas, depois dos EUA: a Argentina. Muitas pessoas não sabem dessa informação, então esse livro vai trazer o conhecimento sobre esse período tão difícil da história da humanidade.
SINOPSE
Sebastián Lindner, um renomado psicólogo argentino, é contratado por uma jovem alemã para tratar de seu pai, um velho refugiado nazista que mora em uma remota fortaleza na Patagônia e cuja personalidade está envolta em vários mistérios. Conforme as lembranças do misterioso paciente vão sendo acessadas, Dr. Lindner se vê diante de um antigo e terrível segredo. O qual remonta aos últimos dias de Hitler em um bunker em Berlim e que pode mudar drasticamente os rumos da história do pós-Segunda Guerra. Em um dilema pessoal, o psicólogo passa a se confrontar com a pior face do mal e enfrentar seus próprios demônios.
Passo a passo, entre sessões de terapia e novas revelações de personagens reais e fictícios, o leitor descobrirá, juntamente com o psicólogo Sebastián Lindner, quem é o velho alemão misterioso, e mergulhará nas mesmas dúvidas do personagem: afinal, estaria ele diante de Adolf Hitler em pessoa – um dos personagens mais importantes e abomináveis da história mundial?
Ao se inspirar em fatos reais, a história destaca como os nazistas tentaram reorganizar seu poder em outras regiões. Assim, fazendo de O Homem da Patagônia uma obra bastante atual.
O autor comentou sobre sua obra: “No livro, procurei também mostrar como os nazistas lamberam suas feriadas ao término da guerra e o fato de que nos deparamos com o legado neonazista até hoje em toda a América Latina”.
Apesar da história ser dura, o Paulo Stucchi vai mostrar um lado quase desconhecido da Segunda Guerra Mundial.