Em homenagem ao dia internacional da mulher, preparamos uma lista com personagens femininas marcantes ao longo do tempo nos animes, desde Yu Yu Hakusho até Violet Evergarden. Sem levar em consideração beleza ou poder, queremos mostrar personagens que marcaram época pela sua personalidade e história.

Mestra Genkai – Yu Yu Hakusho

Imagem: Reprodução Estúdio Pierrot

Começando a lista com a famosa mestra dos animes dos anos 90, Genkai pode parecer apenas uma velhinha de 70 anos à primeira vista. Contudo, é uma das personagens mais poderosas do anime, podendo até rejuvenescer quando utiliza seus poderes, e você achando que somente a Tsunade fazia isso não é mesmo?. Com uma personalidade forte e decidida, ela é pragmática, e vai transmitir seus ensinamentos somente aquele que atender seus requisitos. Como resultado, pode-se dizer que ela deixa o treinamento do Mestre Kame com Goku no chinelo, pois o protagonista Yusuke ralou bastante nas mãos dela como aprendiz.

Izumi Curtis – Full Metal Alchemist

Confira os episódios do anime aqui.

Imagem: Reproduçao Crunchyroll

Em seguida, ainda no grupo dos mestres, Izumi Curtis é a professora de alquimia e luta dos protagonistas, os irmãos Edward e Alphonse Elric. Com uma aparência de dona de casa, uma vida tranquila com seu marido em um comércio no vilarejo, ninguém imaginaria que ela detém inúmeros conhecimentos em alquimia, e é uma habilidosa lutadora. Todavia, seu passado é envolto de uma grande tristeza maternal. Dessa forma, Izumi nos mostra que uma mulher pode ser dona de casa, esposa e ainda desejar a maternidade, tudo isso sem deixar de ser uma mestre na alquimia.

Casca – Berserk

Imagem: Reprodução estúdio 4°C

Agora, a personagem guerreira mais humana dessa lista, sem poderes espirituais, alquimia, ou etc. Casca é uma mulher guerreira, no meio de um bando de guerreiros homens, em um mundo medieval assolado por guerras. Ainda assim, assume o posto de vice líder do bando do Falcão, o que mostra toda sua força de vontade e habilidade. Habilidade que só ameaçada pelo protagonista Guts, ao qual sente inveja e amor ao mesmo tempo. Portanto, Casca é uma amostra clara do poder que uma mulher pode ter, mesmo no mundo medieval, repleto de homens, de mortes e de guerras, tudo isso sem precisar deixar de lado seus sentimentos.

Clare – Claymore

Imagem: Estúdio MadHouse

Continuando no mundo das mulheres de espadas, Clare é uma Claymore, em outras palavras, mulheres que tem o sangue infundido com sangue de demônio. Contudo, em um mundo medieval governado por homens, elas são apenas armas usadas para matar demônios, e mesmo com seu poder, são subjugadas. Por isso, Clare é uma personagem incrível, possui um passado de abusos e traumas, mas mesmo assim busca ser algo a mais do que uma matadora de demônios.

Saber – Fate Stay Night

Imagem: Type Moon

Primeiramente, essa é a ultima guerreira de espada que vamos citar, prometo. Mais que uma guerreira, Saber é um rei, isso mesmo, não é uma rainha, é o rei dos cavaleiros. Ela é o espirito do rei Arthur, que no universo de Fate é uma mulher. Por isso, ela é invocada como servo por uma mago na guerra do Santo Graal, junto de outros heróis lendários também servos para batalhar entre si. A beleza de ver Saber em ação, é observar que seu objetivo ao ganhar a guerra do cálice, seria voltar ao passado para evitar que seu reino seja destruído. Tamanha é sua determinação e coragem, que ela coloca seu desejo acima de seus sentimentos pelo mago que à invoca, mostrando que ela não é simplesmente o rei Arthur na forma de uma mulher. Mas sim uma personagem de personalidade nova e única, nunca antes vista em uma história.

Um dos animes em que Saber é protagonista, Fate Zero já apareceu em uma lista nossa, confira aqui.

Makoto Kusanagi – Ghost in the Shell

Imagem: Reprodução Netflix

Após varias personagens do passado, agora vamos à uma personagem símbolo do estilo futurista “Cyber Punk”. Makoto Kusanagi, ou Major Kusanagi, é uma androide que pertence a um grupo de Cyber segurança. Cada história de Ghost in the Shell possui uma versão diferente de Makoto, em algumas ela é séria e outras ela é teimosa e encrenqueira. Por outra lado, sua adaptação em filme, com a interpretação de Scarlett Johansson, nos mostra de uma maneira mais humana como seria Makoto no mundo real. Ela entregou uma boa personagem, fazendo jus ao papel da líder do grupo cibernético , que está em busca do seu verdadeiro passado, revelando que uma androide feminina tem os mesmos defeitos e qualidades do que uma mulher humana.

Violet Evergarden – Violet Evergarden

Confira os episódios aqui .

Imagem: Reprodução Netflix

Por fim, nossa última personagem da lista é Violet Evergarden, do anime de mesmo nome lançado recentemente. Violet foi abandonada quando criança e cresceu como um soldado, sem saber o que são emoções. Na guerra, ela tenta salvar seu Major, mas perde seus braços no processo, e ele acaba morrendo, porém suas últimas palavras para ela foram “Eu te amo”. Para entender esse significado, Violet se torna uma autômata de auto-memórias, em outras palavras, uma pessoa que escreve cartas para quem não sabe escrever ou não sabem se expressar. Para isso, Violet precisa entender os sentimentos de seus clientes, viajando para diversos lugares conhecendo diversas pessoas e histórias. No final, é emocionante acompanhar sua trajetória em entender o significado do amor. Tal qual uma menina sem emoções, que se transformou em uma mulher que faz suas próprias escolhas sem ordens, e agora busca sua felicidade.

O que aprendemos com as personagens femininas nos animes ?

O Japão utiliza protagonistas mulheres há muito tempo em seus animes. Ainda assim, muitas delas possuem um apelo sexual exagerado, que infelizmente é característico nos animes até hoje. Contudo, esse apelo também é visto na televisão, games e cinema. Por isso a importância de ressaltar o dia internacional da mulher, para que esses esteriótipos sejam quebrados, e possamos apreciar as personagens femininas. Afinal, elas nos ajudam a representar o poder das mulheres, na sua coragem , determinação, e nos seus sentimentos. Enfim, nos revelando que as mulheres podem ser reis, cavaleiras, alquimistas, mestres, líderes, tudo aquilo que decidirem um dia se tornar.