Ontem (01/07), através de live no YouTube, ocorreu o lançamento da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro Ano-base 2020. Foi mediado por Fernanda Garcia, diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL), com os seguintes convidados: Marcos da Veiga Pereira (Presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros – SNEL); Mariana Bueno (Economista Nielson Book) e Vitor Tavares (Presidente da Câmara Brasileira do Livro – CBL).

Na live, foram apresentados dados sobre o mercado de conteúdo digital no Brasil. A pesquisa apontou um crescimento de 43% em 2020. Foram 9,6 mil novos títulos lançados em 2020, com destaque para livros CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais). A receita foi de R$ 147 milhões no ano passado, enquanto que em 2019 a receita foi de R$ 103 milhões. Além disso, o preço médio do e-book teve queda de 25%.

Conteúdo digital no Brasil teve um aumento considerável em 2020 se comparado a 2019. Fonte: Reprodução/Internet.

Perguntados sobre a relação da autopublicação — principalmente para novos autores — ter ajudado nesses números, Mariana nos respondeu:

As autopublicações que a gente consegue computar são de plataformas que divulgam essa informação. Então, por exemplo, a gente tem uma plataforma gigante que não divulga informação, aí a gente não tem como computar esse número. Esse aumento eu não colocaria dessa forma — não diria que era por conta disso.

As informações, de forma detalhada, podem ser encontradas na live apresentada — que está disponível no Youtube —, assim como no site da SNEL e da Câmara Brasileira do Livro.