Desde seu lançamento, o Playstation 5 trouxe consigo discussões fervorosas sobre valores e desempenho, vêm sendo abordadas de forma concisa e emblemática. Como todo grande lançamento de vídeo games.
Embora a Sony tenha sido rápida em emitir várias atualizações de software do sistema para os bugs mais graves, há muitas máquinas não reparadas por aí.
Pensando nestas situações é de extrema importância que alguns pontos importantes sobre bugs de desempenho sejam analisados para que haja a facilitação na hora da escolha de fazer um investimento tão alto para diversão. Além dos recentes problemas levantados a respeito da demonstração gráfica de nova geração praticamente inexistente devido à crise dos chips. Leia sobre o assunto aqui.
Aqui se encontram os principais bugs e soluções feitas por usuários comuns e especialistas até o momento:
Ruído de unidade intermitente
Embora este não seja um bug ou um problema que a Sony reconheceu, vários proprietários de PS5 (nós mesmos incluídos) experimentaram a unidade BlyRay do PS5 girando em momentos aparentemente aleatórios, bem como na inicialização.
Até onde se pode-se averiguar, o PS5 está verificando um disco em intervalos, então não é algo que a Sony provavelmente abordará. A correção é simplesmente não ter um disco na unidade caso o usuário não esteja usando-o ativamente.
Problemas de PSN
A PlayStation Network nunca foi o serviço mais rápido ou confiável, é verdade. Na maioria das vezes, o PS5 melhorou drasticamente as velocidades de download e a capacidade de resposta da loja PSN, mas também houve alguns problemas significativos de dentição.
Nunca está muito claro quais são os problemas locais no console ou problemas na nuvem, segundo Sydney Butler, escritor assíduo de tecnologia um dos principais observados são: A versão errada de um jogo ou ambas as versões PS4 e PS5 baixando.
- Jogos de propriedade aparecendo como precisando de pagamento;
- A versão errada de um jogo ou ambas as versões PS4 e PS5 baixando;
- Repetidas falhas de download ou downloads que nunca terminam.
O problema “Enfileirando para Download”
O problema do download infinito do PS5 que foi mencionado anteriormente merece atenção especial. Se o usuário está tentando baixar jogos e eles estão presos a este status, deve-se atualizar para o firmware mais recente.
Até o ponto em que a Sony resolveu esse problema, a única correção que resolveria isso era redefinir seu PS5 de fábrica e recarregar todos os jogos! Embora seja improvável que alguém esteja baixando jogos e não atualizando também seu software do sistema. É importante tirar um minuto e baixar o firmware corrigido antes de tomar a etapa drástica de um reset de fábrica.
Corrupção de unidade externa
Para alguns usuários, parece que a corrupção de impulso externo pode acontecer mesmo quando eles não fizeram nada de errado. A única solução para este problema do PS5 é reformar a unidade e baixar todos os seus jogos novamente. Por padrão, arquivos no geral de jogo de salvamento devem ser instalados na unidade interna do PS5, mas vale a pena ser um assinante do PlayStation Plus apenas para o recurso de backup de salvamento na nuvem sozinho.
O Grande Uh-Oh: Código de Erro CE-108262-9
Oficialmente, a Sony diz que esse erro significa que há um problema no software do sistema de leitura e dados do aplicativo. Eles recomendam que o usuário atualize o software do sistema, aplicativos e jogos. Caso este erro ocorra mais de uma vez e também sofra falhas consistentes e instabilidade, pode-se considerar devolver o console sob garantia. Pode ser falha de hardware real, potencialmente relacionada ao armazenamento defeituoso.
Modo de descanso e acidentes aleatórios
Esta é outra questão que não é difundida tanto quanto pode-se dizer, mas é sério o suficiente para que, se acontecer com o usuário, é necessário entrar em contato com a Sony ou seu varejista em breve. O controlador PS5 DualSense possui gatilhos resistivos inovadores, com um mecanismo interno que pode fornecer gradações suaves de resistência. Assim, por exemplo, o controlador pode simular a tensão em uma corda de arco ou um gatilho emperrado.
No entanto, alguns jogadores relataram que seus gatilhos quebraram e não oferecem nenhuma resistência. Isso não o impede de usar seu controlador para jogar, mas remove um recurso bastante revolucionário.
Se o mecanismo estiver fisicamente quebrado, é interessante retornar o controlador sob garantia. No entanto, verificar se não foi definida acidentalmente a força do efeito para “Desligado” no menu dos controladores. No caso de preocupação em usar o mecanismo fora por alguma razão, pode-se, naturalmente, desligá-lo de propósito ou defini-lo para uma força mais fraca.
O ponto central para toda a exposição dos problemas acima, é sobre o grande valor e tempo dedicado para a aquisição de um console. Todas as informações possíveis sobre um investimento deste calibre devem ser sempre postos à mesa, assim como suas soluções e relacionamento com o futuro de games da nova geração que se aproximam rapidamente.
Eventuais transtornos já estão sendo estabilizados desde o lançamento, conforme a tecnologia embarcada é atualizada. Um novo console talvez esteja longe de ser anunciado, pelo menos oficialmente, o que é muito bom, visto que a melhoria total de qualquer tecnologia deve ser feita focada em um só caminho.