Obra explora as fronteiras entre o sonho, a linguagem e a dissociação
A escritora, poeta e pesquisadora Laura Redfern Navarro lança sua nova obra, “Um sonho lúcido”, pela editora Orlando. A plaquete é uma travessia sensorial que entrelaça paisagens oníricas, como campos labirínticos, salas desconhecidas e um cubículo no meio do oceano, com fragmentos de memória, amor e dissociação. Além disso, houve um longo processo de escrita dos poemas, que vai de 2021 até o início de 2025.
Dessa forma, o livro encena uma busca por lucidez dentro do delírio, para construir um texto-caleidoscópio, em que o inconsciente pulsa em imagens vívidas, sons sussurrados e espaços sem saída, íntimos e universais ao mesmo tempo. Segundo a autora, a obra aborda experiências ligadas a processos psicológicos de despersonalização, delírio, sedação, sonho e paixão.
Laura utilizou diversas influências para criar “Um sonho lúcido”. Assim, teve como referência a poeta argentina Alejandra Pizarnik, figura central na pesquisa acadêmica de Laura, além de Orides Fontela e uma constelação de vozes femininas contemporâneas. Além disso, a escritora também utilizou diferentes estéticas não literárias na obra, incluindo Liminal Spaces e Frutiger Aero, a atmosfera onírica de David Lynch, a pintura de Gustav Klimt e até o processo fisiológico do sono. Por outro lado, também utilizou símbolos como as cores lilás e amarelo, o oceano e dias nublados com sol, com foco em criar uma atmosfera de estranheza familiar.
Temas importantes
“Um sonho lúcido” também dialoga com pautas importantes como o feminismo, por meio do direito ao corpo, do rompimento da despersonalização e a luta antimanicomial. Além disso, aborda sem romantização as vivências de dissociação e dissolução do eu. A autora, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), debate a relação entre criação literária e experiências de dissidência psíquica, traçando um paralelo com a própria Pizarnik, cuja produção também é associada às características do transtorno.
A obra é dividida em três blocos principais que narram a jornada de uma consciência que, aos poucos, se reconecta com o corpo. Laura explica que a motivação para o livro veio de uma necessidade pessoal e intelectual, devido ao afastamento da autora da pesquisa acadêmica, devido a um problema de saúde.
“Ter me afastado da pesquisa de Mestrado me fez pensar em outros gestos para não me esquecer do projeto principal. Além disso, queria registrar e compreender os processos psíquicos e intelectuais que eu estava vivenciando”, explica Laura.
LEIA TAMBÉM: “Iemanjá em Mares Verdes” analisa a importância da fé
Pré-venda e oficina
“Um sonho lúcido” está em pré-venda até o dia 21 de setembro, com frete grátis no site da editora. Além disso, os leitores também garantem uma vaga na oficina “Topografia do sonho: laboratório de palavras e espaços liminares”, com a autora. Durante o encontro, Laura irá apresentar a sua pesquisa e a utilização na plaquete. Ao final, os participantes construirão um poema a partir de uma imagem que entrelace os conceitos apresentados.
Sobre a autora

Laura Redfern Navarro é poeta, jornalista de formação, pesquisadora e fotógrafa experimental nascida em São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, onde estuda as intersecções entre a linguagem poética e o fenômeno dos espaços liminares. Vencedora do ProAC/2022 na categoria poesia com o livro “O Corpo de Laura”, publicado pela Mocho Edições, possui seis livros publicados.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.