Ao longo de seus 96 anos de premiações, a noite do Oscar já foi palco de grandes momentos. Seja para celebrar grandes obras do cinema, ou então o reconhecer as grandes atuações e sonhos se tornando realidade. No entanto, a noite de entrega dos prêmios da Academia também é famosa pelas tais grandes injustiças do Oscar.

Isso é, filmes e artistas que, mesmo entregando maravilhas da sétima arte, não receberam o devido prêmio da noite, mesmo quando críticos do mundo todo acreditavam na vitória destes. Ou então, quando a estatueta muda de rota e vai para as mãos de quem menos se esperava, se tornando uma grande surpresa da noite e, ao mesmo tempo, uma razão para discussões de décadas.

Primeiramente, é importante ressaltar como são definidos os vencedores da noite. Afinal, a entrega da estatueta não é feita de forma aleatória, não é mesmo? Portanto, e resumidamente, os vencedores do Oscar se dão através de votos do júri da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (ou somente The Academy). Aliás, formado por milhares de integrantes, o júri do Oscar possui grandes nomes, inclusive alguns brasileiros, como Wagner Moura, Rodrigo Santoro e Selton Mello.

Assim, os jurados assistem os filmes, avaliam a sua maneira cada filme, para então votar de acordo com cada categoria. Contudo, nem sempre a votação consegue ser justa. Pelo contrário, já é de anos que as injustiças do Oscar ocorrem. Confira abaixo alguns casos polêmicos:

Fernanda Montenegro em Central do Brasil

Imagem: Reprodução

Um dos casos mais trágicos do cinema nacional, marcado como uma das maiores injustiças do Oscar por si.

O ano era 1999. A noite prometia tudo, com grandes nomes disputando entre si. Na categoria de Melhor Atriz, tínhamos grandes nomes, como Cate Blanchett por Elizabeth, Meryl Streep por Amor Verdadeiro, Emily Watson por Hilary e Jackie. Além delas, ainda tínhamos Fernando Montenegro representando o cinema brasileiro com o Central do Brasil. Em outras palavras, muitos nomes fortes competindo na categoria naquela noite.

Diante a grandes nomes, muitos acreditavam que Fernanda Montenegro iria levar a estatueta para casa pela sua excelente atuação. Contudo, correndo por fora, ainda havia um nome que poucos críticos acreditavam ter chance: Gwyneth Paltrow concorria pela sua atuação em Shakespeare Apaixonado.

Bem, como esta lista é de injustiças do Oscar, você já pode adivinhar o que aconteceu, não é mesmo? Exatamente: Fernanda Montenegro e todas as demais grandes atrizes perderam o prêmio para a Gwyneth Paltrow.

Ainda é muito discutido a premiação deste ano, muitos atribuem a vitória shakespeariana a agressiva campanha publicitária de Harvey Weinstein. De qualquer modo, o cinema brasileiro sente até hoje a dor pela derrota inesperada.

O Resgate do Soldado Ryan não resgatou a estatueta

  • o resgate do soldado ryan oscar
  • shakespeare apaixonado oscar

Ainda em 1999, Shakespeare Apaixonado faz outra vítima. Desta vez, o romance fictício roubou diversos prêmios de grandes filmes. Dentre eles, O Resgate do Soldado Ryan, estrelado por Tom Hanks, foi uma das vítimas, perdendo a estatueta em grandes categorias, incluindo a de Melhor Roteiro e de Melhor Filme.

Mais uma vez, muitos acreditam que as vitórias e o favoritismo de Shakespeare Apaixonado se deu pela fortíssima campanha publicitária de Henry Weinstein. Um exemplo que ilustra bem a agressividade em sua campanha foi quando Weinstein afirmou que sucesso do longa estrelado por Tom Hanks se encontrava apenas em seus 15 minutos iniciais. Quanta ousadia, não?

O Segredo de Brokeback Mountain

o segredo de brokeback mountain oscar
Imagem: Reprodução

Avançando para 2006, ocorria a disputa que poderia se tornar um marco histórico, seja na história do cinema quanto do mundo: O Segredo de Brokeback Mountain era o favorito na categoria de Melhor Filme. Se o filme vencesse, seria a primeira vez que um filme sobre um romance homoafetivo levaria a estatueta! Contudo, tudo ficou no “se“…

O longa perdeu o prêmio para Crash: No Limite, o qual também é muito bom! Porém, não era o favorito da noite. Afinal, O Segredo de Brokeback Mountain estava levando diversos prêmios, preparando o terreno para a grande vitória da noite. O cenário para sua vitória era tão esperada, que até mesmo Jack Nicholson ficou surpreso ao anunciar o prêmio para o outro filme.

A vitória surpreendente sob o romance entre dois cowboys levantou e ainda levanta muitas dúvidas quanto ao motivo de sua derrota. Não se pode afirmar, porém, muitos críticos de cinema e cinéfilos acreditam que o filme foi barrado por suposta homofobia dos votantes. Entretanto, vale ressaltar que não há nada confirmado.

Rocky Balboa nocauteia e leva o cinturão

  • rocky oscar
  • taxi driver oscar robert de niro

Voltando um pouco no tempo, em 1977, uma reviravolta no ringue derrubou um dos grandes filmes de Robert De Niro, e não: não estamos falando de Touro Indomável.

Naquele ano, estrelado por De Niro, Taxi Driver: Motorista de Taxi concorria ao Oscar de Melhor Filme. Ao seu lado, haviam outros grandes nomes também lutando pelo prêmio da noite, como Rede de Intrigas, Todos os Homens do Presidente, Esta Terra é Minha Terra e então Rocky, um Lutador, estrelado por Silvester Stallone.

Ou seja, muitos filmes com uma narrativa mais complexa ou inteligente, com histórias mais profundas, e então Rocky, uma história sobre a jornada do herói em busca de oportunidades e ascensão.

Não podemos negar que Rocky é um clássico do cinema, e deixou um marco na história e na carreira de Stallone. Porém, o longa ter levado o prêmio no mesmo ano em que competia com Taxi Driver e outros grandes, levanta muita discussão até hoje. Afinal, será que o resultado deste round realmente foi justo?

A Rede Social não aguentou os likes de O Discurso do Rei

a rede social oscar
Imagem: Reprodução

O mundo da internet chocou em 2010. Afinal, o grande filme sobre a criação do Facebook, A Rede Social perdeu para o longa de época O Discurso do Rei na categoria de Melhor Filme.

A tal injustiça é discutível, afinal, ambos os filmes receberam excelentes avaliações no mundo das críticas. Entretanto, o importante deste ano foi a alteração quanto as regras de votação. Se antes, os votantes escolhiam apenas o seu filme favorito dentre os selecionados, a partir de 2010, os jurados começaram a ter que montar uma lista dentre os selecionados. Desta forma, alterando o esquema de votação, logo mudou-se o resultado.

Isso é, se antes o filme ganhador era o favorito pela maioria, a partir de 2010, a estatueta poderia ir para o filme menos odiado na classificação geral, por exemplo. O que muitos acreditam que ocorreu com A Rede Social, o qual possivelmente não recebeu tantos likes como O Discurso do Rei.

2019: um ano complicado

bohemian rhapsody
Imagem: Reprodução

Se você achou que as injustiças do Oscar haviam parado há 10 anos atrás, então se prepare para o ano de 2019.

Na noite de 2019, os cinéfilos se contorceram com a entrega dos prêmios. Alguns discutíveis, outros nem tanto. Para ilustrar bem, neste ano Bohemian Rhapsody – também conhecido como “o filme do Queen” – roubou uns prêmios de muito filme grande. Mas não foi só ele, como também foi o caso de Green Book: O Guia.

Para começar essa discussão, temos a categoria de Melhor Ator, na qual concorriam grandes nomes:

  • Rami Malek (por Bohemian Rhapsody)
  • Christian Bale (por Vice)
  • Bradley Cooper (por Nasce uma Estrela)
  • Willem Dafoe (por No Portal da Eternidade)
  • Viggo Mortensen (por Green Book)

Ao final, a estatueta ficou com Rami Malek, e a discussão ficou a tona para o público. O então filme do Queen divertiu e trouxe muita bagagem e fanservice para os fãs da banda britânica, mas será que Rami Malek realmente merecia o prêmio? Bom, assim como Rocky, a discussão está aberta até hoje.

Vale lembrar que Bohemian Rhapsody também levou outros prêmios, como o de Melhor Montagem.

Outra injustiças no Oscar 2019? Afinal, Green Book era o melhor do ano?

green book o guia
Imagem: Reprodução

Bom, como já dito, 2019 trouxe muita discussão, e a categoria de Melhor Filme não poderia ficar de fora.

Naquele ano, concorriam os grandes títulos do mundo do cinema, e outros um tanto quanto discutíveis. Aliás, alguns já haviam perdido prêmios em categorias anteriores, como Vice e Nasce Uma Estrela. Ao todo, 10 filmes concorriam ao prêmio de Melhor Filme do ano:

  • Green Book: O Guia
  • Infiltrado na Klan
  • Vice
  • Bohemian Rhapsody
  • Nasce Uma Estrela
  • A Favorita
  • Roma
  • Pantera Negra

Sem muitas delongas, o grande prêmio da noite foi Green Book: O Guia, estrelado por Mahershala Ali e Viggo Mortensen, com a direção de Peter Farrelly. O longa é um outro caso de ótimo filme, mas com uma vitória questionada por muitos críticos, principalmente pelo fato de concorrer contra Infiltrados na Klan, Vice e Roma.

Se foi justo ou não, é discutível. Agora, é esperar se o Oscar 2024 trará mais injustiças para aumentar esta lista da premiação, ou se teremos uma premiação mais justa. Vale lembrar que o Oscar deste ano será no dia 10 de março.