O Screen Actors Guild, termo para a conhecida sigla SAG, é um sindicato americano que representa acerca de 120 mil atores nos Estados Unidos. A união visa oferecer melhores condições de trabalhos para seus membros, como segurança e um salário mínimo em suas produções.
Quando surgiu em 1933, o SAG foi uma resposta as longas horas de gravações que os atores eram submetidos. Os estúdios exigiam muito dos atores e apenas aqueles indicados por membros da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas conseguiam papéis nas produções.
É obrigatória se filiar ao SAG-AFTRA?
Não! Apesar de muitos atores ser filiados ao Screen Actors Guild, não existe obrigatoriedade em fazer parte da união. No entanto, para quem quer ter melhores oportunidades e um suporte maior, se filiar é uma opção. Além de cobrir uma gama de estúdios, o SAG oferece diversos benefícios para seus membros. Confira alguns:
Melhores oportunidades de trabalho
Como filiado, o ator tem maior chance em participar de produções realizadas por membros do sindicato. Já que as empresas que fazem parte do SAG tem preferencia por atores que fazem parte do sindicato.
Mais direitos e representação
A união oferece representação, por meio de agentes, que cuidam dos contratos, criam padrões de trabalho e assessoria legal a respeito de trâmites ligados a indústria.
Benefícios relacionados a saúde e aposentadoria
Os atores filiados possuem planos de saúde, e podem solicitar o direito a aposentadoria. Ainda podem contar com pensões e outros suportes financeiros para eventuais necessidades devido ao risco proveniente da carreira.
Além de oferecer oportunidades de conhecer grandes nomes da indústria participando dos eventos realizados pela união, como workshops e aconselhamento de carreira.
Imagem: SAG/Foto – Jaguirre2192
Quando um ator pode se filiar ao SAG-AFTRA?
Para se tornar um filiado, o ator precisa preencher alguns requisitos como já atuar como ator profissional. Algumas companhias optam por contratar atores que não sejam filiados, desde que tenham algo que desperte o interesse e seja escolhido no lugar de um membro.
Assim o ator não filiado precisa ter uma carreira sólida para ser uma opção, e após conseguir um trabalho em produções do sindicato, o ator automaticamente fica elegível para virar um membro do SAG.
Vale lembrar que é uma escolha de cada ator integrar ou não o sindicato. Por um lado existe toda uma proteção amparada por leis e acordos, por outro lado, o ator não tem mais disponibilidade para produções independentes. As produções independentes são ótimas oportunidades para um ator em início de carreira ficar conhecido e ganhar bagagem para finalmente se juntar ao sindicato.
Redatora em experiência sob supervisão de Julia Gabriela.