Fundo de Investimentos do país está por trás da compra bilionária da Electronic Arts
A EA anunciou nesta segunda-feira (29) um acordo para venda de 100% da empresa a um consórcio composto pela Silver Lake, Affinity Partners e pelo Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita. O valor a ser pago, 55 bilhões de dólares (cerca de R$ 292 milhões), representa a segunda maior cifra da história da indústria, atrás apenas da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Dessa forma, a EA deixará de ter suas ações negociadas na bolsa de valores dos Estados Unidos para se tornar privada. O novo grupo de donos assumirá o controle de 100% da empresa, com direito a todo seu catálogo, a partir do primeiro trimestre de 2027. Mas afinal, quem são os novos donos da EA e por que a Arábia Saudita está comprando uma empresa de games?
Leia mais: Dead Format | Survival horror centrado em VHS ganha nova demo
Por que a Arábia Saudita está comprando empresas de games?
O Fundo de Investimentos, ou PIF, trata-se do fundo soberano do país, atualmente controlado pelo príncipe Mohammed bin Salman. A partir dele, a Arábia Saudita realiza investimentos estratégicos como parte do plano ‘Visão 2030’, que visa eliminar sua dependência do setor petrolífero diversificando a atividade econômica.
Além do ponto econômico, a Arábia Saudita busca usar esporte e cultura para desassociar sua imagem das acusações de violações de direitos humanos. Não à toa, o país tomou os noticiários nos últimos anos ao contratar nomes como Neymar e Cristiano Ronaldo para clubes locais, comprar o Newcastle, da Inglaterra, e acertar com a FIFA a realização da Copa do Mundo de 2034.
Na indústria de games, sua presença também não é novidade, visto que bin Salman fundou a Savvy Games Group como parte do PIF em 2021. A partir disso, a Arábia Saudita adquiriu parte da Nintendo, comprando 5,01% das ações. Em seguida, comprou a empresa de jogos mobile Scopely e ações da Take-Two.
Além disso, sua relação com a própria Electronic Arts antecede a aquisição definitiva, já que o Savvy Games Group realiza investimentos na empresa desde 2021. O país também possui o projeto de subsidiar a organização do Jogos Olímpicos de Esports em 2027.
Quem são os outros compradores da EA?
A Silver Lake Partners trata-se de um fundo de investimentos de capital privado estadunidense que investe em empresas de diversos ramos. Entre elas, o City Group, conglomerado que atua no futebol globalmente dono do Bahia, além da Dell, empresa de tecnologia e computação.
De maneira igual, a Affinity Partners também se trata de um fundo privado, este criado e controlado por Jared Kushner, genro de Donald Trump. A empresa possui investimentos principalmente no setor de tecnologia em startups israelenses e estadunidenses. De acordo com o jornal britânico Financial Times, Kushner foi o responsável por ligar a Arábia Saudita às negociações pela EA.
Créditos da capa: Divulgação/Sede EA Games
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.

