Cerimônia da 67ª edição do prêmio divulga dez dos classificados para cada categoria

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, nesta quinta-feira (25), a lista com os semifinalistas da 67ª edição do Prêmio Jabuti. Assim, a seleção conta com dez classificados para cada uma das 23 categorias. A cerimônia de entrega acontece no dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento é exclusivo para convidados.

Além disso, a academia vai revelar no próximo 7 de outubro, às 12h, os cinco finalistas que seguirão na disputa pelo prêmio. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.

Detalhes sobre a 67ª edição

Programação da 67ª edição do prêmio | Crédito: PublishNews / Reprodução

Concorrem ao prêmio de 2025 obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Os livros precisavam ter ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil neste mesmo período.

Com um total de 4.530 livros inscritos, a edição deste ano traz como destaque a categoria especial Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro. Em resumo, a categoria dá destaque para projetos realizados na cidade do Rio.

Nesta edição, as obras vencedoras também terão maior visibilidade em escala nacional e internacional. Para isso, as editoras premiadas deverão enviar cinco exemplares físicos dos livros à sede da CBL, que serão promovidos e expostos em estandes da instituição.

Conheça os semifinalistas

O Prêmio Jabuti é dividido em 23 categorias, distribuídas nos quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Além disso, a cerimônia promove a categoria de Livro do Ano, que é a mais alta honraria concedida a uma obra.

Nesse sentido, o eixo Literatura conta com nomes como Jeferson Tenório, com a obra “De onde eles vêm” (Companhia das Letras), e Andressa Tabaczinski, com “Boas meninas se afogam em silêncio” (Rocco). Ainda, “Livro de erros” (Iluminuras), de Maria Lúcia Dal Farra, entra na lista de Poesia e “Brincadeira sem futuro” (Todavia), de Ricardo Terto, na lista de Contos.

Já em Não Ficção, nomes como André Simões, Tiago Rogero e Debora Diniz aparecem nas listas de categorias diversas. Em complemento, o eixo de Produção Editorial inclui “Bonito pra chover” (Pinacoteca do Ceará), de Vitor Cesar Junior, na categoria de Ilustração. O eixo conta, também, com “Homero Portátil: os principais cantos da Ilíada e da Odisseia traduzidos em Redondilhas” (Edusp), de André Malta, em Tradução.

Por fim, na categoria Fomento à Leitura do eixo Inovação, estão presentes nomes como Aline Cântia, Luciana Paschoalin, Henrique Dau e Jaqueline Fraga, com suas respectivas obras.

Confira a lista completa dos semifinalistas aqui.