Premiação da Amazon celebra dez anos destacando novos nomes da literatura nacional

O Prêmio Kindle de Literatura anunciou, no fim de dezembro, os cinco finalistas de sua 10ª edição. Dentre os nomes, Bruno Andrade, Jadna Alana, Katerine Vie, Marília Lovatel e Renata Camargo preenchem a lista.

Com organização da Amazon, a premiação serve como um incentivo às obras publicadas no Kindle Direct Publishing (KDP), a plataforma de autopublicação da empresa. De acordo com reportagem do PublishNews, além do vencedor, todos os finalistas têm o direito de ter seu livro adaptado para audiolivro pela Audible Brasil.

O ganhador será anunciado em uma cerimônia de premiação a ser realizada em fevereiro, e receberá um prémio de R$ 50 mil. Além disso, a vitória acompanha a chance de ter seu livro publicado pelo Grupo Editorial Record e ganhar uma edição especial da TAG Experiências Literárias.

Mais sobre os finalistas

Jadna Alanan, que aparece como finalista com seu livro “Barquinho de papel” (2025), é uma autora paraíbana e percursora nos estudos sobre Regionalismo Fantástico no Brasil. Ainda mais, ela já ocupou a mesma posição em 2022, com a obra “Se tu me quisesse”, que também concorreu ao Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (2023). Além disso, a autora venceu o Prêmio Marilia Arnaud com o conto “O menino de Imburana”.

Pessoa lendo um livro no Kindle.
Créditos: Freepik

Bruno Andrade, doutor em Geografia, nasceu no Sergipe e publicou seu primeiro livro “A casa de farinha” em 2025. Em resumo, o autor mescla sua formação com o cotidiano e as memórias individuais e de pessoas alheias na obra de estreia.

Também compõe a lista Marília Lovatel, com a obra “O despojo do caramujo, breve romance de despedida” (2025). Além de atuar como cronista no jornal O Povo, alguns de seus feitos são sua vitória do Prêmio Nacional Barco a Vapor e do Prêmio Orígenes Lessa de Melhor Livro Para Jovem 2025 com o romance “Salvaterra” (2024). Assim, com 15 livros publicados, a autora cearense também foi finalista do Prêmio Jabuti em 2017 e do Prêmio da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) 2023.

Os últimos nomes da lista de finalistas são Katarine Vie, autora nascida em Santa Catarina, e Renata Camargo, nascida em Joinville. Com seu primeiro romance “Livre de água e sal” (2025), Vie adentra o mercado editorial, seguindo a publicação de seu texto na “Coletânea Cartas de uma pandemia: Testemunhos de um ano de quarentena”.

Já Camargo, que assina a obra “A parta cômoda do infinito” (2025), leva em seu currículo a criação das tirinhas do Planeta Zeca. Além disso, recebeu o Prêmio Assimetria do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual pela produção de um curta-metragem.