A segunda edição do Prêmio LOBA já está com inscrições abertas e promete ampliar ainda mais os horizontes da escrita feita por mulheres. Organizado pelo LOBA Festival, o prêmio valoriza autoras com obras publicadas ou inéditas, criadas entre 2024 e 2025 e o edital contempla 18 categorias.

As inscrições vão até 13 de julho e podem ser feitas no site oficial do festival. A princípio, a proposta é fortalecer a literatura feminina e a economia criativa. Nesta edição, o festival amplia suas ações com painéis culturais, palestras, networking entre escritoras e editoras, além de espaço para venda de livros.

Mandi Castro, cofundadora do evento, celebra a continuidade: “É gratificante ver o impacto da primeira edição e saber que agora vamos ainda mais longe.” Entre as categorias, estão poesia, romance, não ficção, contos, literatura infantil, cordel, HQ e argumentos para audiovisual, com vagas para obras publicadas e inéditas.

A primeira edição teve 624 inscrições, com destaque para a diversidade: 38% das autoras se identificavam com grupos minorizados, como mães solo e pessoas indígenas. Mais do que uma premiação, o Prêmio LOBA se firma como uma rede de apoio, visibilidade e conexão entre mulheres que escrevem e criam novos mundos possíveis. O festival conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo de São Paulo, da Secretaria de Cultura e dos programas ProAC e CULTSP.