Sucesso dos anos 2010, a série teen ‘Pretty Little Liars‘ retorna com um novo elenco e um novo gênero. ‘Pretty Little Liars: Um Novo Pecado’, produzida pela HBO Max, se distancia da série original e apresenta três episódios cheios de mistérios, sangue e terror. O reboot é um acerto no quesito qualidade, mas perde nos episódios longos e falta de construção dos personagens.
De início, a série tem a mesma premissa que a original. Cinco garotas de cidade pequena, neste caso em Millwood, são perseguidas por um stalker anônimo. Entretanto, ao contrário do original, Imogen (Bailee Madison), Noa (Maia Reficco), Mouse (Malia Pyles), Faran (Zaria) e Tabby (Chandler Kinney), não escondem segredos e confissões. As meninas, na verdade, pagam por algo realizado por suas mães 22 anos antes.
A produção, portanto, se divide em duas linhas temporais: o que levou ao acontecimento que envolve as mães das protagonistas em 1999 e quem é o grande vilão que as persegue em 2022. A escolha de trazer um vilão que assina como -A, mas que apareça na tela e não apresenta uma ligação pessoal com as protagonistas, traz uma boa margem para a produção conseguir desenvolver uma série mais adulta e com limites mais longes, algo que ‘Pretty Little‘ ousava apenas nos episódios especiais. Além disso, o clima de que todos os episódios podem habitar o mesmo universo de Jordan Peele (citado na própria série) demonstra uma série com medo de repetir os erros do passado.
Um reboot melhor que o original?
Com produção de Roberto Aguirre-Sacasa, que possui outras séries de peso como Riverdale e Sabrina, é possível perceber um padrão em suas produções. ‘Pretty Little Liars: Um Novo Pecado‘ apresenta um tom mais pessimista e longe das piadinhas da série que lhe deu o nome. Ao apresentar protagonistas falhas, a série demostra que as meninas não são o motivo dos acontecimentos, apenas as consequências. Entretanto, falta carisma e química entre as meninas que não demonstram aquela amizade que faz falta nas telas, além de parecerem estranhas entre si. Outro ponto negativo é o tempo de duração dos episódios. Com quase uma hora por episódio, a história parece mais longa do que necessária, transformando os finais em algo com menos impacto, visto que o público já cansou daquele tema.
Por fim, com mais sete episódios por vir, ‘Um Novo Pecado‘ mostra para o que veio. Com um mistério central bem construído, subtramas interessantes e algumas pontas soltas, os riscos desta história estão bem altas, principalmente considerando a quantidade de corpos já nos primeiros episódios. Contudo, é preciso torcer para que a produção consiga manter o ritmo e a qualidade ao longo dos próximos episódios e um final digno, e não cair na maldição dos reboots. ‘Pretty Little Liars: Um Novo Pecado‘ era o pedaço que faltava para completar as produções teens de 2022.
Os episódios chegam na plataforma de streaming às quintas-feiras, com o episódio final no dia 18 de agosto.