A História Distorcida de Amanda Knox é uma série ficcional baseada no caso da intercambista americana acusada de assassinar sua colega de quarto na Itália

O caso Amanda Knox não é uma novidade para muita gente. Em 2007, a polícia italiana a acusou de participar da morte de Meredith Kercher, uma jovem britânica de 21 anos, e ela ficou conhecida por isso. Por consequência, Amanda e seu então namorado, Raffaele Sollecito, foram os principais suspeitos do caso durante toda a investigação.

Antes da série do Disney+, a história já era bastante comentada na comunidade de intercambistas e viajantes ao redor da Internet. Além disso, existem diversas obras audiovisuais que contam pontos de vistas diferentes, como o documentário da Netflix. E ainda, Knox possui dois livros chamados Waiting To Be Heard (2013) e Free: My Search for Meaning (2025), além de podcasts onde também comenta o caso.

Então, A História Distorcida de Amanda Knox conta com oito episódios. Os dois primeiros episódios foram lançados em 20 de agosto. A partir daí, a produção lança um novo capítulo toda quarta-feira, até o encerramento em 1º de outubro.

Produção

A série é um Original Star produzida pela 20th Television em parceria com a The Littlefield Company. Ademais, KJ Steinberg (This Is Us) é a criadora e produtora executiva. Também atuam como produtores executivos Warren Littlefield, Lisa Harrison, Ann Johnson e Graham Littlefield da The Littlefield Company; Monica Lewinsky da Alt Ending Productions; Amanda Knox e Chris Robinson da Knox Robinson Productions; e Michael Uppendahl, que também dirige a minissérie.

Na imprensa, o nome de Monica Lewinsky nos créditos chama atenção. Pois, ela foi personagem de um dos escândalos mais conhecidos dos Estados Unidos, que depois acabou provocando o impeachment do então presidente Bill Clinton. Fato esse que também já foi contado na série American Crime Story: Impeachment.

Sobre A História Distorcida de Amanda Knox

Cartaz de A História Distorcida de Amanda Knox
Cartaz de “A História Distorcida de Amanda Knox” no Disney+ Crédito: Divulgação

A História Distorcida de Amanda Knox conta a história da jovem americana que decide fazer um intercâmbio para Perugia, na Itália, durante seu primeiro ano de faculdade. Então, a estudante de 19 anos, passa a dividir um apartamento com outras meninas enquanto estudava e aprendia italiano. Portanto, tudo parecia ir muito bem, ela tinha amigas e até um namorado local, Raffaele Sollecito (Giuseppe De Domenico).

Porém, sua vida vira de cabeça para baixo quando assassinam uma de suas colegas de apartamento. A polícia encontra Meredith Kercher (Rhianne Barreto), uma estudante britânica de 21 anos, morta dentro de seu quarto. A investigação da polícia italiana desconfia desde o primeiro minuto do comportamento estranho de Amanda, então ela é a principal suspeita durante todo o processo.

Dessa maneira, os dois primeiros episódios mostram ao público o massacre psicológico que a protagonista sofreu, marcado pelo despreparo e pelo ponto de vista machista e até xenofóbico com que a trataram. Apesar do começo da história mostrar uma inocência quase irritante de Amanda, o desenrolar do trabalho da polícia se torna angustiante.

Portanto, o choque cultural bate na porta várias vezes durante a dramatização. Somado a isso, existe a barreira linguística – Amanda Knox não era nem um pouco fluente em italiano à época. Isso é retratado em várias cenas pavorosas e situações constrangedoras. Junto da má fé da polícia italiana, isso foi um prato cheio para os investigadores e o promotor do caso.

Por fim, chama atenção a semelhança de Grace Van Patten caracterizada como a personagem principal.

Confira o trailer

Imagem da capa: Disney