No decorrer de 2020 e 2021, a B9, uma das maiores publishers de podcasts do Brasil e o site de jornalismo de games Overloadr co-produziram um documentário sobre a história conturbada dos computadores e Vídeo Games no Brasil.

O Primeiro Contato realizou mais de 50 entrevistas e realizou uma vasta pesquisa sobre o contexto econômico, político, social e cultural do país, em que esse mercado estava inserido.

“São histórias humanas que captam a emoção e os perrengues dos negócios internacionais, dos conflitos corporativos, das dublagens precursoras, dos primeiros games brasileiros e dos pânicos morais em torno dos jogos violentos no final da década de 90. É um trabalho inédito e histórico que deve servir de referência para futuras gerações”

Henrique Sampaio

Segue o Trailer:

O documentário acontece no formato de áudio, durante 12 episódios de mais ou menos uma hora cada. O Primeiro Contato teve seu primeiro episódio lançado hoje no dia 19 de Junho de 2021. O GeekPop teve acesso antecipado ao primeiro episódio, segue uma análise breve do conteúdo:

Muito antes de o mundo estar inteiro em nossas mãos com smartphones, antes de termos conexão à internet de praticamente qualquer lugar, o acesso a tecnologia era bem restrito. O Primeiro Contato faz bem em nos relembrar que em um passado não tão distante a realidade digital era inexistente. Se você for um millennial existem duas verdades intrínsecas relevantes a isso.

1 – Você acompanhou o processo da entrada e adesão do mundo digital no Brasil.

2 – Você é cringe.

Fonte: Overloadr / B9

Porém, para compreender o conceito que o documentário tenta transmitir, possivelmente você teria que ser um boomer, pois o emaranhado de conflitos que ocorreram ainda durante a ditadura nos recordam expressões como “tem caroço nesse angu” ou “o buraco é mais embaixo” e outros que não me vêm à memória. 

De vetos da ditadura a complicações internacionais, atrasos tecnológicos e serviços de espionagens. Crises econômicas da época e restrições elitistas, sim, muitos foram os obstáculos para a chegada de algo que hoje é considerado uma extensão de nós, ter a possibilidade de chegar até nós.

A guerra política, social, econômica e moral que se passou é algo de filmes hollywoodianos, a pirataria também é algo bastante comentado durante o episódio, porém a ótica usada para abordá-la é um tanto quanto não ortodoxia, pois, como discutir pirataria quando o conceito de original também é algo inexistente? Tem como existir pirataria sem o original?

Embora seja muito gostoso continuar ficar falando desse novo artigo e comunicação inestimável que é o Primeiro contato, preferimos deixá-los apenas com essa palhinha de alguns assuntos abordados no início, que comentei bem superficialmente. O conteúdo do podcast é fenomenal e qualquer comentário que possamos fazer a ele não fará jus da sua importância histórica, social e de informação.

Fonte: Overloadr / B9

Fora o conteúdo, o Podcast é muito bem gravado com vozes e efeitos sonoras claros para todos entenderem, o Henrique avisa no início que as entrevistas foram feitas a distância com o equipamento que dos entrevistados tinha disponibilidade. Mas não teve nenhuma oscilação relevante.

O conteúdo se mantém sério e informativo, além de bem descritivo, porém, com uns pequenos alívios cômicos, o que equilibra bem para nos dar um respiro do caminhão de informações de qualidade. 

Originalmente antes de assistir pensava em recomendar esse documentário para a comunidade dos video games, no entanto depois de ouvir o primeiro episódio recomendo para qualquer pessoa que se classifica como nerd.

Segue o Tweet com a divulgação e disponibilização do primeiro episódio:

Seguiremos acompanhando os próximos episódios.