Com o Natal cada vez mais próximo, o seriado “Bia & Jean” da TV WA, antiga play tv na tv paga, exibe o primeiro especial de Natal com um Papai Noel negro.

O especial conta com dois episódios. Então, a dupla animada mergulha nesta aventura natalina com muita representatividade. A animação foi feita com um foco especial às crianças e este sentimento mágico que só o Natal possui, Jean Chambre (criador do show) relata a importância deste especial:

“Eu fico muito feliz por trazer representatividade em animações, feliz por fazer algo voltado as crianças e que elas possam se sentir representadas, acho super importante divertir mas também trazer a realidade pra dentro da ficção, não teremos apenas o papai Noel negro, mas também uma mãe solteira ralando pra sustentar a filha e triste pela crise ter afetado a família. Estes elementos fazem com que a série seja mais próxima de seu público, a união do Humor e a realidade” diz Jean.

Divulgação: Bia & Jean

Representatividade na TV

Como na série “Bia & Jean”, a representatividade é pauta em diversos desenhos infantis atualmente. Como exemplo, a Disney exibiu em seu desenho ‘Star vs. as Forças do Mal’ o primeiro beijo gay em um desenho animado. Além disso, a representatividade vai além quando envolve a questão racial. Assim como no show, onde a figura de Papai Noel, tipicamente representado por um homem branco, é negra. A mudança e a inclusão de símbolos tradicionais para a identificação de todos os tipos de públicos é um artefato que chama atenção nas novas produções para crianças. 

Em 2019, a Marvel recriou um dos seus maiores hérois na forma de um adolescente negro. No filme “Homem-Aranha no Aranhaverso” Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha. Portanto, a necessidade de que símbolos fortes como estes sejam representados de todas as formas possíveis. Para que, dessa forma, a inclusão e a diversidade inspire crianças a serem quem elas quiserem ser, independente de gênero, cor, etnia e sexualidade.

O especial vai ao ar nesta sexta, dia 24, você confere na TV WA, antiga play tv na tv paga, a partir das 18:30 da tarde. O canal também está disponível no 122 da Net/Claro, 161 da Sky, 143 da Oi TV e 150 na Gigabyte Canal