Um novo MMORPG Sandbox brasileiro está sendo produzido ele quer saber a sua opinião!

O Profane está sendo criado desde 2015 pela desenvolvedora brasileira INSANE. Em 2019, Profane entrou no Alpha, e, atualmente, estão trabalhando na construção e revisão da estrutura definitiva, ou seja, alterando, incluindo e removendo mecânicas, arte e visual, networking, mapas, balanceamento e conteúdos gerais. Por isso está abrindo espaço para a participação do público.

Reprodução: Youtube

Inspiração em Albion

Profane é um jogo inspirado em outro MMO RPG Sandbox muito famoso, o Albion, de acordo com a conta da INSANE do Twitter. Porém, a empresa deixa claro que é possível novas modalidades serem incluídas caso o jogo cresça, não ficando limitado ao estilo de mundo aberto.

imagem mostrando a resposta do perfil do MMORPG Profane no Twitter sobre mecânicas do jogo
Reprodução: Twiter

Mecânicas Inovadoras do Profane

A definição do jogo parece ser a de criar um mundo dinâmico. Que altera a experiência do jogador constantemente e faz com que ele também precise mudar sua estratégia para se adaptar.

As mudanças climáticas, as ações dos jogadores e dos NPC têm o poder de alterar a localização, destruir, evoluir ou modificar inúmeros fatores no jogo. Como resultado, os recursos naturais disponíveis para coleta, os monstros que vagam pelo mapa, bem como das facções de NPC, aldeias e cidades de NPCs, ou mesmo das construídas pelos jogadores, estão em constante mudança.

Desse modo, um mapa e tudo que nele é encontrado nunca ficará estático, mudando constantemente e exigindo que os jogadores formem grupos de amigos, mudem os itens e habilidades utilizadas e calculem se o risco de enfrentar um novo desafio vale a possível recompensa. Esse estilo é o oposto do modelo clássico de classes com habilidades e itens limitados, com um papel muito definido no combate, onde a evolução do personagem depende de fazer missões e matar monstros de forma repetitiva.

Divulgação: Profane

Sem classes, mas com muito suor

Não ter classes ou níveis ajuda nisso, pois permite os jogadores alterarem seus personagens para enfrentar os desafios desse mundo dinâmico. Isso ocorre por um sistema de experiência que está ligado a arma utilizada e profissão exercida.

Ao invés de você escolher a classe Guerreiro e por isso já ser automaticamente bom com espadas e ruim com cajados mágicos, a sua chamada Proficiência em Combate e Trabalho vai depender da sua interação com o mundo, ao coletar, construir e lutar. O mesmo vale para as Habilidades Elementais, que são as habilidades usadas pelo personagem no combate, permitindo o jogador criar uma combinação única e de acordo com o seu objetivo. Porém, o jogador tem um número máximo de slots para anexar essas habilidades, e para muda-las é preciso aguardar um tempo.

PvP onde você pode ser um saqueador ou justiceiro

Existe também o PvP full loot e a busca por Artefatos que portam grandes poderes, incentivando os jogadores a lutarem entre si para saquearem os itens e recursos que um jogador coletou no mapa. Os jogadores que saqueiam podem ser caçados por outros jogadores e serem expulsos de cidades e facções de NPC devido ao Karma Negativo.

Disputa por territórios

O sistema de Facções e construção de cidades e vilarejos também é interessante, pois traz a oportunidade de jogadores criarem verdadeiros impérios ao dominar territórios, e dá essa mesma possibilidade para as Facções de NPC, que disputam esses territórios com os jogadores e outras Facções. Além disso, os jogadores podem se aliar a uma Facção, mas inevitavelmente perderá apoio dos inimigos dela.

Reprodução: Youtube

Opinando no Alpha

Cadastro

Durante esse processo a comunidade pode se cadastrar para fazer parte dos testes desse Alpha fechado. Esses testes ainda não são para jogar uma versão completa, mas sim partes do jogo separadas, como o combate, coleta de recursos para construir itens, a arte e visual dos mapas, equipamentos e personagens.

Futuramente vai ser oferecido a oportunidade de jogar uma versão já testada e completa do Alpha através da compra de Pacotes de Fundador. Para aqueles que quiserem ajudar o jogo a ficar mais conhecido ao criar conteúdo no Youtube, Facebook, Twitter, sites de jornalismo, livros, revistas entre outras mídias, podem fazer parte do Programa de Criadores, podendo ganhar chaves de acesso ao jogo e conteúdos exclusivos como skins.

Financiamento

Lembrando que durante o Alpha o jogo será Buy-to-play através dos Pacotes de Fundadores, mas assim que entrarem no Beta o modelo será Free-to-Play. Devido a isso, O financiamento será obtido através da venda de skins, que aumentam a imersão no jogo sem oferecer desvantagens para os que não podem pagar. A INSANE não descarta a possibilidade de lançar o jogo em outras plataformas para torna-lo ainda mais acessível, como em celulares, o foco está em desenvolver uma versão para PC/Windows.

Road Map

A boa notícia para os que estão curiosos para fazer parte dos testes é que pelo menos 50% da Road Map está pronto. A criação do personagem, combate básico, coleta e construção, itens e mapas já estão completamente integrados, fazendo com que a experiência seja muito significativa para experimentar o que o jogo pretende oferecer. Aproveite essa grande oportunidade de participar do MMORPG Profane e dar sua opinião!

Divulgação: Profane

Se você se interessou não deixe de participar do Profane MMORPG dando a sua opinião! E se gosta desses tipos de jogos desafiadores, que tal ler a review sobre Shatered Heaven escrita por Thiago Satiro?