Itajubá, Andradas, Pouso Alegre e Varginha, cidades do sul de Minas Gerais, serão palco de uma verdadeira celebração literária itinerante. O projeto, idealizado pelas escritoras Beatriz Aquino e Will Moreira, levará oficinas de poesia experimental e encontros com autores às bibliotecas públicas de cada cidade. Além disso, a programação inclui atividades gratuitas de leitura, escrita criativa e formação crítica, promovendo o acesso à literatura de forma democrática e inclusiva.

Previsto para novembro, o projeto experimental acontecerá nas bibliotecas públicas e reunirá duas iniciativas distintas, porém complementares. Por um lado, Beatriz Aquino conduz o projeto “Fala, Mulher! – Itinerância sobre narrativas femininas”, que propõe debates e oficinas de escrita criativa voltadas para mulheres cis, trans e pessoas não binárias a partir de 16 anos.

A atividade parte do romance “Fundo”, então escrito pela própria autora, e amplia sua pesquisa artística por meio do monólogo “Recortes – A mulher e seu corpo público”. Além disso, todas as atividades contarão com acessibilidade em LIBRAS e monitoria infantil, garantindo a participação de diferentes públicos.

Circuito Poético

A escritora Will Moreira apresenta o projeto “Substanciar – Circuito Poético”, inspirado em seu livro “Substância”, resultado de quatro anos de pesquisa concentrada e experimental. A iniciativa convida leitores, educadores e estudantes a desaprender a leitura linear, explorando novas relações entre ritmo, texto, imagem e traço.

Ao final, os encontros oferecerão rodas de conversa e oficinas de experimentação poética, incentivando a criação coletiva e aproximando a literatura da experiência sensível e colaborativa de quem lê e escreve.

“Espero que as pessoas possam se divertir, antes de mais nada, mas também que venham abertas a olhar para a palavra e a escrita de formas diferentes, que fogem da norma da poesia tradicional: da esquerda pra direita, de cima pra baixo, verso após verso”, conta Will.

Crédito: Reprodução