Os animes, desenhos animados de origem japonesa, têm conquistado fãs ao redor do mundo, e essa popularidade vai muito além das telas. A influência dos animes pode ser observada em diversos aspectos da cultura pop, podendo até refletir em outras áreas como moda, cinema, televisão e música. Mas como eles têm influenciado nossa realidade atual? E afinal, será que os animes estão se tornando um fator cultural da sociedade?
Como os animes estão presentes na moda?
Frequentemente, no mundo da moda, os animes inspiram tendências de vestuário, maquiagem, cortes de cabelo e acessórios em todo o mundo. Conforme, em eventos como Comic Con e Anime Expo, é comum, por exemplo, ver cosplayers reproduzindo fielmente os trajes de seus personagens favoritos, ou então mais e mais pessoas usando camisetas que remetem à eles.
Nesse sentido, tais exemplos deixam claro como os animes estão conseguindo impactar a indústria da moda ao redor do mundo.
Replicação: o cosplay de personagens
Em suma, a replicação nada mais é do que uma reprodução fiel das roupas de personagens de anime. É o caso de animes como Naruto, Dragon Ball, Sailor Moon, Attack on Titan, One Piece, dentre outros, que são muito usados em cosplays. Entretanto, vale lembrar que o cosplay não se prende apenas às roupas do personagem, mas também à interpretação de seus trejeitos, essência e personalidade.
Inspiração: personagens de animes inspirando coleções
Nesse caso, costuma acontecer um acordo entre as marcas, e assim uma pode usar a imagem da outra para criar produtos inspirados. Um exemplo é uma coleção da marca de moda Sukiyaki, que se uniu ao CLAMP (grupo mangaká) para replicar algumas roupas do anime Sakura Card Captors.
Um outro exemplo recente é a coleção Jimmy Choo x Sailor Moon, lançada em fevereiro de 2023 em comemoração aos 30 anos do anime Sailor Moon. Nesta colaboração, a marca Jimmy Choo se uniu a Naoko Takeuchi, mangaká de Sailor Moon, e juntos lançaram as botas de cada uma das personagens do anime.
A contribuição dos animes na moda e-girl
Além disso, vale citar brevemente a moda e-girl, que surgiu na internet a partir de 2010. O termo já era conhecido há anos pelo público dos jogos eletrônicos, mas as e-girls começaram mesmo a fazer sucesso nas redes sociais a partir de 2020, principalmente no Instagram e no TikTok.
O estilo pode ser definido como uma inspiração nos visuais “emo” e “gótico” dos anos 2000 e também com a estética de personagens femininas de games/jogos eletrônicos. Apesar de não se originar inicialmente através dos animes, esse nicho contém predominantemente os fãs das animações japonesas. Assim, com o tempo os looks dos personagens de anime passaram a ser inseridos na moda e-girl.
Live-actions: a influência dos animes no cinema e na televisão
No entretenimento, os animes também deixaram sua marca. Hollywood, por exemplo, tem adaptado diversas produções para o Ocidente. Contudo, por vezes, ao trazer o conteúdo para cá, pode ocorrer algumas mudanças culturais. Exemplos disso são Death Note e Dragon Ball Evolution: ambos os filmes passaram por uma “tradução” que se aproximasse mais às histórias da cultura ocidental. Tal qual, assim como toda produção que se propõe a assumir riscos, nem sempre tais mudanças são bem vistas.
Outros exemplos para o cinema foram Ghost in the Shell e o próprio Speed Racer, os quais trouxeram sua história de maneira mais fiel e, assim, agradaram mais o público.
Além dos filmes, algumas séries baseadas em animes têm se tornado cada vez mais populares nos streaming, como é o caso da Netflix, que trouxe a série de One Piece recentemente. A nova série baseada na obra de Eiichiro Oda conquistou o coração de antigos e novos fãs ao redor do mundo todo, ao mesmo tempo em que a produção ultrapassou 18 milhões de visualizações nos primeiros quatro dias pós estreia.
Outro caso que vem chamando a atenção também se refere a Avatar: A Lenda de Aang: o anime possui fãs ao redor do mundo e já teve uma tentativa de live-action com um filme – o qual não teve boa avaliação pela crítica. Agora, Aang e seus amigos estão para ganhar sua segunda chance: no dia 22 de fevereiro, estreará a nova série live-action do anime Avatar: O Último Mestre do Ar.
Por fim, não podemos nos esquecer das próprias produções live-actions orientais, as quais adaptam diversos animes e mangás para as telas. Sim, há algumas produções que não foram tão bem aceitas (como foi o caso da trilogia de Fullmetal Alchemist, por exemlo); porém, há também adaptações que conquistaram, novamente, os corações de antigos e novos fãs. Um bom exemplo disso é a série de Yu Yu Hakusho.
Os animes e a indústria musical
O mundo da música também não escapou da influência dos animes. Muitas bandas japonesas de J-rock e J-pop, por muitas vezes, acabam sendo as responsáveis pelas trilhas sonoras dos animes.
Dessa forma, conforme os animes vão expandindo território pelo mundo, elas também acabam conquistado fãs internacionais, podendo assim realizar turnês mundiais. Dessa forma, fica claro como os animes têm tido forte influência no mundo musical, bem como transformado muitas bandas e músicas de animes em verdadeiros fenômenos globais.
Para ilustrar isso, o ranking de 2020 do Spotify listou 50 músicas japonesas tocadas globalmente. Dessas, 43 são de trilha sonora de animes. Em outras palavras, quase que 90% das músicas mais tocadas do Japão são de animes. Nesta lista do Top 50 encontram-se músicas de Naruto, Kimetsu no Yaiba, My Hero Academia, Black Clover e diversos outros títulos famosos.
Por outro lado, não só artistas japoneses têm feito sucesso: bandas e artistas sul-coreanos também aproveitaram essa onda. Assim, grupos de K-pop mundialmente famosos têm feito parte da composição musical de animes aguardados por seus espectadores. A título de exemplo, há a banda Tomorrow x Together, que tem participação na faixa tema do anime Solo Leveling (o qual é baseado em um quadrinho sul-coreano).
Recentemente, o Spotify divulgou a lista de músicas e artistas japoneses mais tocados no mundo em 2023. Em primeiríssimo lugar, está a música IDOL de YOASOBI, tema de abertura do anime Oshi no Ko, lançado no mesmo ano na Crunchyroll.
Portanto, fica claro que os animes vêm deixando uma marca notável na cultura pop, ao mesmo tempo em que ampliam e conquistam cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Dessa forma, os animes estão moldando e criando novas tendências e influenciando diversos aspectos da sociedade atual.
Logo, podemos afirmar que, conforme seu público tem aumentado e se diversificado, fica ainda mais evidente a expansão e a importância dos animes na sociedade. Há tempos, as produções já deixaram de ser apenas uma animação oriental, e passaram a se tornar um fenômeno cultural da nossa atualidade.