Você sabe o que é avaliado nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado no Oscar? A 96ª edição da premiação está chegando e será transmitida no dia 10 de março. Entenda como funcionam essas duas categorias e assista ao evento ainda mais preparado:
Roteiro original
A categoria de Melhor Roteiro Original, como o próprio nome já diz, avalia produções completamente originais. Ou seja, as obras submetidas a essa categoria não podem ter como base qualquer outro material previamente publicado – incluindo livros, filmes, personagens, etc.
O que muitas vezes pode gerar confusão é que um filme baseado em fatos reais pode concorrer como Roteiro Original. Isso porque a obra pode utilizar de acontecimentos, pessoas e histórias verídicas para a criação do roteiro, desde que ele não tenha como base outro material publicado anteriormente.
Por exemplo, o filme Spotlight, vencedor dessa categoria no Oscar de 2015, é inspirado em uma investigação jornalística real. No entanto, os roteiristas do longa criaram a investigação e os personagens a partir dos fatos disponíveis, e não de outra obra. O mesmo vale para filmes como King Richard (2021), Os Sete de Chicago (2020) e Ghandi (1982) que, apesar de se inspirarem em pessoas reais, não adaptaram nenhuma obra prévia – e foram indicados ao prêmio de Melhor Roteiro Original.
O maior vencedor da categoria atualmente é Woody Allen, com três estatuetas e impressionantes 16 indicações Além disso, outros destaques da categoria são Quentin Tarantino, com duas vitórias, e Jordan Peele, que se tornou o primeiro cineasta negro a vencer a categoria por Corra! (2017).
Roteiro adaptado
Já a categoria de Melhor Roteiro Adaptado avalia filmes que se baseiam em algum material previamente publicado, seja um livro, uma peça de teatro, outro filme ou até mesmo personagens que já existam.
Esse ano, um caso em particular chamou a atenção dos espectadores. O filme Barbie, que havia recebido indicações na categoria de Melhor Roteiro Original em outras premiações, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Acontece que cada orgão de premiação possui um conjunto próprio de regras para determinar essa classifição de categorias.
No caso do Oscar, a Academia determinou que, como os personagens Barbie e Ken já eram bonecos da Mattel antes de se tornarem protagonistas do filme de Greta Gerwig, ou seja, a produção se baseava em um material pré-existente. Dess forma, o filme concorre nessa edição com títulos como Pobres Criaturas e Oppenheimer.
LEIA TAMBÉM: Pobres Criaturas: conheça o livro excêntrico por trás do filme
Uma curiosidade é que, ao contrário do que muitos imaginam, existem mais vencedores do Oscar de Melhor Filme que venceram como Roteiro Adaptado na premiação (41 vencedores) do que Roteiro Original (18 vencedores).
Conheça os indicados desse ano:
Melhor Roteiro Original:
- Os Rejeitados
- Maestro
- Vidas Passadas
- Anatomia de Uma Queda
- Segredos de Um Escândalo
Melhor Roteiro Adaptado:
- Barbie
- American Fiction
- Oppenheimer
- Zona de Interesse
- Pobres Criaturas