“Na mala aberta, há um convite escrito à mão, com letras miúdas que se acendem ao entardecer: vem comigo, vem.” É com essa frase que a premiada escritora Roseana Murray convida o leitor a viajar pelas páginas do livro de poemas: “De Malas Abertas”. Partindo da ideia de que, quando fazemos uma viagem, guardamos na mala tudo o que podemos precisar.

Mas além de objetos, nas malas também cabem lembranças, histórias e sentimentos, que esquecemos às vezes. Além disso, a autora lembra que há várias formas de fazer uma viagem. Com as ilustrações de Maria Eugênia Longo, a autora convida o leitor a se aventurar nos poemas e, dessa forma, enriquecer sua bagagem com poesia, sentimentos, imaginação, assim como novas histórias. 

“De Malas Abertas” está disponível para venda no site da Elo Editora.

Crédito: Elo Editora

Poema “Em Camadas”

Arrumo a mala

em camadas,

como se arrumasse a terra

para receber girassóis.

Primeiro os desejos,

depois o perfume

de quem dirá “volte logo”

então as roupas e agulha

para remendar os sapatos.

Sobre a autora

Crédito: Site oficial de Roseana Murray

Roseana Murray é uma das autoras de livros de poesia e contos mais famosas do Brasil. Seu trabalho é voltado para crianças, jovens e adultos. Até hoje, já publicou mais de 100 livros, sendo integrante da Lista de Honra do Organismo Internacional IBBY que traz os melhores autores de literatura infantojuvenil do mundo.

Roseana Murray se formou em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy. É ganhadora dos prêmios APCA, O Melhor de Poesia da FNLIJ, e do Prêmio ABL para Livro Infantil. Além de seu trabalho como escritora, realiza palestras sobre formação do leitor, assim como o projeto de leitura “Café, Pão e Texto” onde a escritora recebe Escolas Públicas em sua casa, para um café da manhã literário. 

Recentemente, a autora viveu um momento crítico, após ser atacada por cães da raça pitbull enquanto caminhava na orla da praia de Saquarema, cidade onde vive. Devido aos ferimentos, Roseana teve o braço direito e uma das orelhas amputadas. No entanto, apesar disso, ela transformou sua dor em arte e lançou em agosto de 2024 o livro “O Braço Mágico”. Segundo a autora, escrever o livro a ajudou a “sair do trauma”.