Você já parou para pensar que universos tão complexos como os de One Chicago e Law & Order teve criação de uma só pessoa? Robert “Dick” Wolf é um produtor estadunidense especializado em séries criminais, com reconhecimento do Emmy. Fundador da Wolf Entertainment, ele é responsável por 37 produções televisivas. Dentre elas, estão a franquia de Law & Order, todo o universo de One Chicago e FBI, da NBC.
Início da carreira
O primeiro trabalho cinematográfico de Wolf foi como roteirista, aos 32 anos. Assim, ele juntamente com o diretor George Gage, ele produziu o roteiro de Skateboard, de 1978. O filme acompanha um agente de Hollywood que monta um time de skatistas que concorrem a um prêmio de 20 mil dólares.
Depois deste, o produtor fez uma pausa de cinco anos que teve uma interrupção de uma maratona de produções em 1984. Isso porque, neste ano, Wolf começou a produzir a série policial Miami Vice a partir da terceira temporada, na emissora de televisão NBC. Dessa forma, a série virou um clássico das tramas policiais e foi exibida por cinco anos, até 1989. Entretanto, essa série não foi sua única prioridade. Enquanto a produzia, Wolf se envolveu na produção de No Man’s Land (1987), Masquerade (1988), Gideon Oliver (1989), Christine Cromwell (1989), Nasty Boys (1990) e H.E.L.P. (1990). Então, sua masterpiece Law & Order começou.
Dick Wolf em Law & Order
A clássica série policial Law & Order, criada por Wolf, teve sua produção iniciada em 1990, com estreia em 13 de setembro deste ano. A série acompanha a cena policial de Nova York, enquanto policiais e promotores de justiça lidam com os crimes da cidade e tentam solucioná-los. A série é um sucesso: aclamada pelo público, Law & Order foi renovada para 23 temporadas, parando as produções somente no ano de 2010.
No entanto, o universo da série não é extinto na última temporada da tradicional série. Isso porque Wolf resolveu ampliá-lo com a criação de novas novas produções enquanto Law & Order era produzida. Assim, foram criados o filme Exiled: A Law & Order Movie, de 1998, o spin-off Law & Order: Criminal Intent, transmitida entre 2001 e 2011, Law & Order: LA, entre 2010 e 2011, e a Law & Order: Trial by Jury, de 2005.
LEIA TAMBÉM: Law & Order | Linha do tempo da série criminal
Felizmente, a série não ficou presa no início dos anos 2000. Isso porque a série Law & Order: Special Victims Unit, que começou em 1999, continua em produção até os dias de hoje. Além dela, ainda está em produção Law & Order: UK, série que segue o mesmo modelo da série americana, dessa vez ambientada em Londres.
Ainda mais recentemente, em 2019, a série Law & Order: Organized Crime teve seu anúncio divulgado e hoje já tem quatro temporadas. Assim, a série conta com Christopher Meloni reprisando seu papel como Elliot Stabler, de Law & Order: Special Victims Unit.
Nascimento do universo de One Chicago
Dick Wolf é uma máquina de produções televisivas de sucesso. Em 2012, o cineasta começou a produção do universo de One Chicago – universo televisivo que abrange diversas produções televisivas conectadas. Assim, ele iniciou a produzir Chicago Fire, lançada em outubro de 2012 na NBC, com criação de Michael Brandt e Derek Hass. A trama desta segue os bombeiros e paramédicos do 51º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chicago.
Dois anos após o lançamento de Chicago Fire, a série ganhou uma extensão. Isso porque foi ao ar, em 08 de janeiro de 2014, o primeiro episódio de Chicago PD foi ao ar. Essa segunda acompanha o Distrito 21 do Departamento de Polícia de Chicago, desde os trabalhos na rua até os Serviços de Inteligência e vida pessoal dos policiais. No ano seguinte, a terceira produção foi lançada: Chicago Med, que acompanha os médicos e paramédicos da cidade.
LEIA TAMBÉM: Conheça o universo de One Chicago
No entanto, nem tudo são flores. Em 2017, foi ao ar o Chicago Justice, série que acompanha a procuradoria do Estado na cidade. Assim, a série não recebeu tanto reconhecimento na grade da programação da NBC, uma vez que o clássico Law & Order tinha a mesma temática. Dessa maneira, a série foi cancelada e o universo de One Chicago foi reduzido a três produções em andamento.
Peculiaridades de Dick Wolf
Que Dick Wolf faz um retrato realista das práticas policiais não é novidade. No entanto, sua reprodução muitas vezes romantizada e favorável aos policiais chegou a um ponto questionável. Em 2020, em meio às manifestações do Black Lives Matter, o produtor realizou uma doação de cerca de 1 milhão de dólares para as instituições policiais, provando um posicionamento político. Além disso, ele fez uma publicação apoiando a polícia, descredibilizando as denúncias de violência policial dos protestos.
Além disso, o produtor tem uma relação curiosa e pessoal com a criação de seus personagens. Isso porque os nomes de seus personagens são inspirados em pessoas de sua vida pessoal. Um exemplo disso é o Detetive Lennie Briscoe (Jerry Orbach), personagem principal de Law & Order. Seu nome é em homenagem a um amigo de Wolf, chamado Lennie Briscoe, que faleceu na Guerra do Vietnã.
Reconhecimento de Dick Wolf pelo Emmy
A carreira de Dick Wolf é, desde sempre, carregada de grandes nomes e produções. Em 2007, ele teve uma indicação na premiação do Emmy pela produção do filme Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, produzido especialmente para a televisão. A trama acompanha os nativos americanos durante a expansão do território dos Estados Unidos.
Seu elenco principal conta com Adam Beach (O Último dos Moicanos), August Schellenberg (Free Willy), Aidan Quinn (Lendas da Paixão) e Wes Studi (Dança com Lobos). Assim, o filme também ganhou o prêmio de melhor fotografia, melhor maquiagem, melhor som e melhor edição na mesma edição do Emmy.
Além deste Emmy, Dick Wolf também foi reconhecido em outras premiações. Em 2003, ele ganhou o Prêmio Edgar Allan Poe, destinado a roteiristas de ficção de mistério. Ainda, em 2008, ele ganhou o International Emmy Founders Award, além de receber uma estrela na Calçada da Fama.
Por fim, para conhecer mais sobre o universo do entretenimento, continue acompanhando o portal pelo site e pelas nossas redes sociais.