Você já parou para pensar que universos tão complexos como os de One Chicago e Law & Order teve criação de uma só pessoa? Robert “Dick” Wolf é um produtor estadunidense especializado em séries criminais, com reconhecimento do Emmy. Fundador da Wolf Entertainment, ele é responsável por 37 produções televisivas. Dentre elas, estão a franquia de Law & Order, todo o universo de One Chicago e FBI, da NBC.

Início da carreira

O primeiro trabalho cinematográfico de Wolf foi como roteirista, aos 32 anos. Assim, ele juntamente com o diretor George Gage, ele produziu o roteiro de Skateboard, de 1978. O filme acompanha um agente de Hollywood que monta um time de skatistas que concorrem a um prêmio de 20 mil dólares.

Depois deste, o produtor fez uma pausa de cinco anos que teve uma interrupção de uma maratona de produções em 1984. Isso porque, neste ano, Wolf começou a produzir a série policial Miami Vice a partir da terceira temporada, na emissora de televisão NBC. Dessa forma, a série virou um clássico das tramas policiais e foi exibida por cinco anos, até 1989. Entretanto, essa série não foi sua única prioridade. Enquanto a produzia, Wolf se envolveu na produção de No Man’s Land (1987), Masquerade (1988), Gideon Oliver (1989), Christine Cromwell (1989), Nasty Boys (1990) e H.E.L.P. (1990). Então, sua masterpiece Law & Order começou.

Miami Vice, de produção de Dick Wolf
Miami Vice | Reprodução: NBC

Dick Wolf em Law & Order

A clássica série policial Law & Order, criada por Wolf, teve sua produção iniciada em 1990, com estreia em 13 de setembro deste ano. A série acompanha a cena policial de Nova York, enquanto policiais e promotores de justiça lidam com os crimes da cidade e tentam solucioná-los. A série é um sucesso: aclamada pelo público, Law & Order foi renovada para 23 temporadas, parando as produções somente no ano de 2010.

No entanto, o universo da série não é extinto na última temporada da tradicional série. Isso porque Wolf resolveu ampliá-lo com a criação de novas novas produções enquanto Law & Order era produzida. Assim, foram criados o filme Exiled: A Law & Order Movie, de 1998, o spin-off Law & Order: Criminal Intent, transmitida entre 2001 e 2011, Law & Order: LA, entre 2010 e 2011, e a Law & Order: Trial by Jury, de 2005.

Law & Order, de produção de Dick Wolf
Law & Order. | Reprodução: NBC

Felizmente, a série não ficou presa no início dos anos 2000. Isso porque a série Law & Order: Special Victims Unit, que começou em 1999, continua em produção até os dias de hoje. Além dela, ainda está em produção Law & Order: UK, série que segue o mesmo modelo da série americana, dessa vez ambientada em Londres.

Ainda mais recentemente, em 2019, a série Law & Order: Organized Crime teve seu anúncio divulgado e hoje já tem quatro temporadas. Assim, a série conta com Christopher Meloni reprisando seu papel como Elliot Stabler, de Law & Order: Special Victims Unit.

Nascimento do universo de One Chicago

Dick Wolf é uma máquina de produções televisivas de sucesso. Em 2012, o cineasta começou a produção do universo de One Chicago – universo televisivo que abrange diversas produções televisivas conectadas. Assim, ele iniciou a produzir Chicago Fire, lançada em outubro de 2012 na NBC, com criação de Michael Brandt e Derek Hass. A trama desta segue os bombeiros e paramédicos do 51º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chicago.

Dois anos após o lançamento de Chicago Fire, a série ganhou uma extensão. Isso porque foi ao ar, em 08 de janeiro de 2014, o primeiro episódio de Chicago PD foi ao ar. Essa segunda acompanha o Distrito 21 do Departamento de Polícia de Chicago, desde os trabalhos na rua até os Serviços de Inteligência e vida pessoal dos policiais. No ano seguinte, a terceira produção foi lançada: Chicago Med, que acompanha os médicos e paramédicos da cidade.

Séries de One Chicago; | Foto: NBC

No entanto, nem tudo são flores. Em 2017, foi ao ar o Chicago Justice, série que acompanha a procuradoria do Estado na cidade. Assim, a série não recebeu tanto reconhecimento na grade da programação da NBC, uma vez que o clássico Law & Order tinha a mesma temática. Dessa maneira, a série foi cancelada e o universo de One Chicago foi reduzido a três produções em andamento.

Peculiaridades de Dick Wolf

Que Dick Wolf faz um retrato realista das práticas policiais não é novidade. No entanto, sua reprodução muitas vezes romantizada e favorável aos policiais chegou a um ponto questionável. Em 2020, em meio às manifestações do Black Lives Matter, o produtor realizou uma doação de cerca de 1 milhão de dólares para as instituições policiais, provando um posicionamento político. Além disso, ele fez uma publicação apoiando a polícia, descredibilizando as denúncias de violência policial dos protestos.

Além disso, o produtor tem uma relação curiosa e pessoal com a criação de seus personagens. Isso porque os nomes de seus personagens são inspirados em pessoas de sua vida pessoal. Um exemplo disso é o Detetive Lennie Briscoe (Jerry Orbach), personagem principal de Law & Order. Seu nome é em homenagem a um amigo de Wolf, chamado Lennie Briscoe, que faleceu na Guerra do Vietnã.

Detetive Lennie Briscoe (Jerry Orbach)
Detetive Lennie Briscoe (Jerry Orbach). | Reprodução: NBC

Reconhecimento de Dick Wolf pelo Emmy

A carreira de Dick Wolf é, desde sempre, carregada de grandes nomes e produções. Em 2007, ele teve uma indicação na premiação do Emmy pela produção do filme Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, produzido especialmente para a televisão. A trama acompanha os nativos americanos durante a expansão do território dos Estados Unidos.

Seu elenco principal conta com Adam Beach (O Último dos Moicanos), August Schellenberg (Free Willy), Aidan Quinn (Lendas da Paixão) e Wes Studi (Dança com Lobos). Assim, o filme também ganhou o prêmio de melhor fotografia, melhor maquiagem, melhor som e melhor edição na mesma edição do Emmy.

Além deste Emmy, Dick Wolf também foi reconhecido em outras premiações. Em 2003, ele ganhou o Prêmio Edgar Allan Poe, destinado a roteiristas de ficção de mistério. Ainda, em 2008, ele ganhou o International Emmy Founders Award, além de receber uma estrela na Calçada da Fama.

Cena de Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, de produção de Dick Wolf.
Cena de Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, de produção de Dick Wolf.

Por fim, para conhecer mais sobre o universo do entretenimento, continue acompanhando o portal pelo site e pelas nossas redes sociais.