Alerta: O livro é recomendado para maiores de 18 anos e contém descrição e cenas de vários tipos de extrema violência. Se você não tem mais de 18 anos ou é sensível a esse tipo de conteúdo, por favor não adquira o produto ou prossiga com cautela.

“Desfiguração” da autora Raquel Setz é um livro de terror, que explora o existencial e o cotidiano. Por meio do processo de “desfiguração / fantástica”, ela aborda a vivência dos personagens. Lembrando que “desfiguração” significa “transformação”: “Posso dizer que é um livro que mexe com quem lê, que fica um tempo ‘ecoando’ nos leitores. Também acredito que ele se relaciona, de certa forma, com a produção de horror latino-americano contemporâneo, que é focado em autorias e personagens femininas”, explica a autora.

Seis contos compõem a obra, com elementos que “desfiguram” as vivências dos personagens. Dessa forma, a autora conduz o leitor por uma viagem macabra, explorando a condição da morte. Ela aborda temas como a morte, o vazio existencial, assim como a perda da identidade. Desse modo, criando um ambiente de perturbação no decorrer do livro.

No conto “Anatomia – um estudo em oito partes”, uma mulher é erroneamente declarada morta e o corpo é doado a um laboratório universitário. A narrativa conta com várias vozes e perspectivas. O conto lembra a atmosfera de Shirley Jackson e Franz Kafka. 

Em “Magic Help”, a rotina de uma diarista revela um cenário doméstico cada vez mais surreal, que passa a sugerir a deterioração mental da personagem ausente.

Sobre a autora

Raquel Setz nasceu em São Paulo e é jornalista. Sempre gostou de escrever, mas começou de forma profissional apenas em 2019. Publicou contos nas revistas “Alinhavos” e “Solarpunk” assim como nas newsletters “Faísca” e “Pulpa”. Foi uma das vencedoras do Prêmio Literário Máquina de Contos em 2024. Agora ela estreia com o livro de contos de terror “Desfiguração”, com textos de terror, ficção científica e literatura experimental. Para conhecer mais sobre Raquel Setz, acesse o perfil oficial da escritora no Instagram