Atemporal e única, esse são um dos adjetivos que faz Law & Order: SVU uma das séries mais longínquas da atualidade. Criada por Dick Wolf em 1999, o seriado seria somente um dos bem sucedidos spin-off da série original ‘Law & Order’, mas criou sua própria identidade. Conheça Law & Order: SVU, série que tornou-se maior que sua antecessora e acumula 25 temporadas no total.
Conhecida também como ‘Lei & Ordem: Unidade de Vitimas Especiais’ a série surgiu com o intuito de abordar com profundidade, e uma certa realidade, os casos hediondos que chegam no fictício 16ª Distrito Policial do Departamento de Policia da Cidade de Nova York. Principalmente, abordando temas pesados como o abuso de mulheres, violência contra crianças e à Comunidade LGBTQIA+. O seriado se tornou um destaque no começo dos anos 2000 por trazer a luz da mídia problemas silenciados socialmente na época.
História
“No sistema de justiça criminal, crimes sexuais são considerados especialmente hediondos. Na cidade de Nova York, os dedicados detetives que investigam esses crimes são membros de um esquadrão de elite, conhecido como Unidade de Vítimas Especiais. Estas são suas histórias. “
Narração da abertura de Law & Order: Special Victims Unit
Essa é a icônica abertura que inicia os episódios de Law & Order: Special Victims Unit há 25 anos, só mudando o elenco durante o tempo. A narração de Steven Zirnkilton resume todo núcleo da série. E também servindo como uma sinopse inserindo quem assiste no contexto da série, já que a história dos episódios não são sequenciais.
‘Os dedicados detetives...’
Os detetives do elenco original são a dupla Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay), os protagonistas; o capitão da unidade Donald Cragen (Dan Florek); a dupla de detetives John Munch (Richard Belzer) e Odafin ‘Fin’ Tutuola (Ice-T). Após a 12ª temporada os detetives Amanda Rollins (Kelli Giddish), Nick Amaro (Dany Pino) e Dominick Carisi (Peter Scanavino) entram para o elenco fixo da série. No entanto de todos apresentados, quem permanece até a 25ª temporada é somente Olivia, Fin e Carisi, os demais se foram durante os anos.
Além dos policiais, o time também conta com os promotores de justiça levando os casos ao tribunal. Representando a parte da ‘Ordem’ no titulo da série, esses possuem participações cruciais em todos os episódios. Buscando por justiça, muitos promotores fizeram história nos 25 anos da série e alguns permaneceram por mais de 100 episódios.
‘Estas são suas histórias…’
Tal qual os casos difíceis e emocionantes que aparecem na série, a história dos personagens também é complexa. Com seus contextos conturbados, relacionamentos prejudicados pelo trabalho. Os detetives que investigam esses crimes precisam deixar de lado os próprios dilemas e dores para conseguirem ser eficientes na defesa dos inocentes.
Olivia Benson (Mariska Hargitay)
A principio Olivia Benson não seria a protagonista da série, mas sim seu parceiro Elliot, e assim foi até a 12ª temporada quando virou a protagonista. Como segunda protagonista, Olivia era uma detetive empática e obstinada na defesa de mulheres e crianças. Porém, durante a primeira temporada, no desenvolvimento da personagem há uma motivação pessoal que a faz ser essa policial. Isso porquê Benson descobre ser fruto de uma violência sexual contra a mãe.
Nesse tempo em que a série está no ar a detetive passou por diversas situações arriscando sua integridade física e moral para ajudar as vitimas. Um desses momentos foi no episódio Undercover (09 temp. 15º ep.) Olivia se infiltra em uma prisão feminina para provar a existência da exploração física das prisioneiras e quase chega ser abusada também. Porém, Benson enfrentaria seu maior antagonista seis temporadas depois.
William Lewis (Pablo Schreiber) é um psicopata serial killer, que abusava de suas vitimas e depois as matava, entre a 7ª e 8ª temporada o criminoso foi capturado. Mas no último episódio da 14ª e toda a 15ª temporada, o sociopata ressurge obcecado por vingança contra Olivia Benson. Ao passo que a história avança os dois entram em embates perigosos em que Olivia é abusada psicológica e fisicamente por Lewis; inclusive com a desmoralização da personagem feita em rede nacional pelo assassino. A dinâmica das atuações de Mariska e Pablo são surpreendentes, e espanta quem conhece o ritmo da série.
Apesar das circunstâncias, Olivia consegue seguir em frente e se torna a capitã da Unidade de Vitimas Especiais e permanece sendo o coração da série.
Elliot Stabler (Christopher Meloni)
O primeiro protagonista, Elliot Stabler, foi o principal detetive da primeira década da série. Experiente no ramo, Stabler convivia com a dificuldade de lidar com tantos crimes e ainda controlar seu temperamento explosivo. Enquanto isso, era marido e também pai de seis filhos. Pensar que a família poderia sofrer tais crimes o aterrorizava.
Fortemente guiado pela moral, o detetive assim como sua parceira não poupava esforços para ajudar as vitimas, mas por muitas vezes seu próprio senso de justiça colocou sua carreira em risco. A vulnerabilidade de Elliot foi exposta no episódio Screwed, quando sua filha acaba se envolvendo em diversas situações ilegais e na tentativa de ajuda-la, o detetive tenta acobertar os casos.
Apesar de seus dilemas, Stabler é lembrado por sua relação com Olivia que mesmo sendo parceiros e amigos, sempre havia aquela tensão afetiva entre os dois. Fazendo com que os fãs esperassem um relacionamento. No entanto, mesmo o detetive se envolvendo com outras mulheres nunca chegou ter algo com a personagem de Mariska, até então. Atualmente o amado Elliot Stabler retorna à série após 15 anos, só que dessa vez no spin-off Law & Order: Organized Crime durante um crossover com SVU.
Christopher Meloni deixou a série na 12ª temporada por divergências com as condições de contrato. Mas isso não impediu a história de SVU continuar e mais atores entraram para o elenco.
Capitão Cragen e Tenente John Munch
Durante esse raio-x por Law & Order: SVU não poderia deixar de citar Cragen (Dan Florek), Munch (Richad Belzer) e Fin (Ice-T). Os personagens ficaram marcados na história da série. Depois de 14 anos e mais de 300 episódios, o Capitão e o Tenente deixaram a unidade por motivos diferentes.
O dedicado capitão que sempre lutou pela sua unidade, convivia com a pressão de cuidar de todos e as dores de seus divórcios na vida pessoal. Em outras palavras, Cragen era o intercessor de seus agentes e os liderava com firmeza. Mas na última temporada recebeu um golpe quando cai em uma armação e é o acusado de homicídio. Após isso a realidade do misterioso personagem vem a tona entre seus colegas de trabalho. Com isso Daniel Cragen opta por uma aposentadoria. deixando a Unidade de Vitimas Especiais nas mãos de Olivia.
Saindo na mesma época que seu capitão, John Munch foi um dos principais personagens da série e viveu o mesmo em vários spin-offs como: ‘Homicide: Life on the Street’; ‘Law & Order’ e ‘Law & Order: Trial by Jury’. Foi o primeiro parceiro de Fin Tutuola na unidade, seus conhecimentos sobre a vida nas ruas os fazia uma excelente equipe. Porém, em sua vida pessoal Munch lutava com o peso da solidão depois de quatro divórcios por conta do trabalho. Mesmo assim, já promovido a Tenente, Munch deixa SVU. Seu interprete, o ator Richard Belzer veio a falecer em fevereiro de 2023.
Fin Tutuola (Ice-T)
Já Fin Tutuola permanece ao lado de Olivia, promovido a tenente nas novas temporadas, o detetive que teve um passado difícil nas ruas e tem um contexto bem complexo. Sendo transferido da narcóticos, Tutuola enfrentou casos inimagináveis, inclusive o preconceito quando descobrem que seu filho é gay. Fin representa na história de Law & Order os desafios que uma pessoa de cor enfrenta em diferentes aspectos na sociedade americana, inclusive sob a lei.
Amanda Rollins, Nick Amaro e Dominick Carisi
Os três detetives apareceram em sequência no enredo da série. Amanda Rollins (Kelli Giddish) entrou substituindo Elliot no 12º ano, a ousada agente teve dificuldades de adaptação logo nos primeiros casos. No entanto assim que ganhou confiança tornou-se uma das sucedidas personagem na história.
Assim como os colegas, Rollins que foi abandonada pela mãe, lidava com os fantasmas de seu passado envolvendo vicio em jogos de apostas, uma irmã viciada e um pai alcoólatra. Inúmeras vezes essas circunstâncias prejudicaram seu trabalho. No entanto Rollins sempre encontrava auxilio em seus colegas de trabalho inclusive parceiros, com quem teve envolvimento pessoal.
E um deles foi Nick Amaro (Danny Pino) inserido na 13ª temporada, rapidamente ganhou o carinhos dos fãs da série. Muito paciente e racional, Amaro teve um breve e conturbado relacionamento com a detetive Amanda enquanto passava por um divórcio. Apesar de ser um personagem querido, Danny Pino saiu da série no 16º ano por decisão da direção. Foi rapidamente substitido.
Dominick Carisi entrou no 15º e após a saída de Amaro, Carisi ganhou muito mais destaque no enredo. Logo as semelhanças familiares com Rollins começaram aproximar os dois parceiros, que se casaram na 23ª temporada. Após isso, Amanda saí da série. Mas, Dominick tem um dos melhores envolvimentos, sendo estudante de direito, o detetive passa a ser um dos promotores da delegacia de vitimas especiais.
‘Esquadrão de elite…’
Certamente os promotores fazem parte da elite do 16º Distrito Policial de Nova York, mesmo com muitas divergências entre os policiais, quando se trata de conseguir justiça por uma vitima os dois fazem a perfeita união. Diversos promotores já passaram por Law&Order: SVU, mas selecionei três que fizeram história durante o programa.
Alexandra Cabot ( Stephanie March) foi a primeira promotora permanente da unidade. Estreou na segunda temporada da série e logo conquistou muito respeito entre os detetives. Com uma forte moral jurídica, Cabot era muito empática com as vitimas e tinha certa comoção com os casos de crianças e mulheres agredidas. Mesmo após sua saída da série Alexandra Cabot é relembrada em alguns episódios.
Em seguida, Casey Novak (Diane Neal), sucessora de Cabot, assumiu a promotoria na 5ª temporada. Ainda muito ingênua, Novak enfrentou barreiras com a gravidade dos casos sendo afetada profundamente pela vitimas. Apesar disso, a promotora conhecida por ser implacável não desistia nunca de um caso e se destacou por desmascarar criminosos sociopatas usando avaliação psiquiátrica.
Eventualmente, depois de muitos promotores, Rafael Barba (Raúl Esparza) assumiu a promotoria, estreando na 14ª temporada. Implacável em seu estilo de acusação, muitas vezes parecia cruel, mas era determinado em conseguir justiça. Dificilmente cometia erros em seus julgamentos. Barba foi uma importante chave no julgamento de Olivia VS Lewis, ajudando a detetive a fugir das armadilhas psicológicas do assassino.
LEIA TAMBÉM: Rebobinando Séries| Conheça ‘This is Us’
Unidade de Vitimas Especiais
Atualmente o elenco da 25ª temporada é composto por Olivia Benson, Fin Tutuola, D. Carisi e o novato Joe Velasco (Octavio Pizano). Contudo nessa temporada a série explora as fronteiras com o crossover de Organized Crime e também com a original Law & Order. Sendo assim mais mistérios e crimes precisam ser resolvidos pela unidade de vitimas especiais.
Por que ‘Rebobinar’ Law & Order: SVU?
Assim como em sua primeira temporada, ‘SVU’ ainda é atual em seus 25 anos e cumpre seu papel de dar voz as vitimas de crimes não resolvidos pelo sistema judicial comum. Além disso, a abordagem das narrativas se transformam conforme de acordo com complexidade dos crimes divulgados na mídia durante os anos. Após seu 15º ano o seriado passou a abordar com mais sensibilidade as histórias das vitimas.
“Toda vitima merece uma voz”
Olivia Benson
Por fim, todas as temporadas de Law & Order: SVU estão disponíveis no Universal Plus, da primeira a sexta temporada é possível assistir no canal TNT Séries e algumas estão na Netflix e Prime Video.
Todas as terças-feiras, o portal irá trazer dicas de séries de sucesso que merecem ser assistidas. Não percam!