Setembro é o mês de atenção à saúde mental. A campanha Setembro Amarelo discute temas como a depressão, assim como a prevenção de consequências que podem ser trágicas. Dessa forma, a literatura pode ser uma grande aliada no cuidado com a nossa saúde mental.

Esse é o ponto de partida do livro “Emoções: A Grandeza Humana”, do promotor de justiça Rinaldo Segundo. O livro fala sobre os dramas sociais e como as emoções são um ponto comum na experiência humana. A obra aborda sentimentos como alegria, vergonha, esperança, medo, assim como a felicidade, a qual é o objetivo de todos nós.

Sendo assim, o leitor faz uma série de reflexões analisando a trajetória de cada um dos personagens, realizando também uma espécie de autoconhecimento. Desse modo, o leitor pode trabalhar a imaginação, assim como ver o livro como uma espécie de “calmante natural”. Essa, aliás, é uma das ideias que o autor defende:

“É curioso, mas parece que o tempo da leitura é mais lento e menos exigente que o tempo das telas. Com mais ensejo à imaginação e menos oportunidade à atenção, a leitura faz um bem danado, como um calmante natural (o livro não pode ser do Stephen King!). Também por isso, a leitura é uma forma especial de poder.”

Sobre o autor

Crédito: Divulgação

Rinaldo Segundo é promotor de Justiça, atuando principalmente na área de homicídios e crimes contra crianças e adolescentes. No dia-a-dia do trabalho, convive com pessoas com emoções complexas. Do mesmo modo, sente essas emoções. O livro é inspirado nas suas vivências pessoais e nos desafios sociais que enfrenta todos os dias.

Rinaldo é formado em Economia e Direito, tendo mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Harvard Law School. Para comprar o livro acesse o link da Editora Labrador.