O anime Digimon foi uma das principais franquias do início dos anos 2000, e com o sucesso não poderia ficar sem jogos. O Digimon World é um clássico RPG, o jogador controla as ações dos seus personagens, e aqui especificamente comanda o protagonista e o parceiro Digimon. Os personagens vão viajar por todo o mapa, atrás de novas regiões e aventuras para se descobrir.

O jogo de Digimon fez bastante sucesso entre os fãs, e apresentou um estilo diferente para criar os parceiros digitais. Os jogos apresentam uma temática para os protagonistas descobrirem diferentes localidades, e conseguir abrir novos caminhos para a aventura.

Digimon World 1

O protagonista é enviado ao Mundo Digital através do seu V-Pet, e encontra um Digimon chamado Jijimon, que faz algumas perguntas e as respostas determinam quem será seu parceiro inicial. O objetivo do jogo é viajar pela Ilha Arquivo (File Island), encontrar os Digimon perdidos e trazê-los de volta à cidade.

Ao mesmo tempo, o protagonista precisará treinar seu parceiro e com isso, evoluí-lo para sua fase final. Desse modo, o jogador se aventurará pelo Mundo Digital e repovoará a cidade, assim desbloqueando o último objetivo subir ao Monte Infinity. Em seguida, encontraremos Analogman e Machinedramon para derrotá-los, e assim salvar o mundo da destruição.

Reprodução: Digimon World 1

Digimon World 2

Ao contrário do seu antecessor, o segundo jogo da franquia é um RPG Dungeon Crawler, ou seja, uma parte da história ocorre dentro de masmorras. Além disso, o protagonista não está mais na File Island, agora, nós estamos na Directory Continent, que está cheia de Digimon selvagens, e obstáculos como armadilhas e pântanos.

Com isso, os jogadores precisam de um veículo para atravessar o território, e para isso foi desenvolvido o DigiBeetles para locomover pelo mapa. Ao passo que a aventura continua, novos Digimons, Tamers inimigos e novos personagens serão descobertos. Por vezes, os Blood Knights, que utilizam Digimon para causar problemas, tentará te impedir de buscar os objetivos no jogo.

Juntamente com os quatro níveis de evoluções padrões do último jogo. Neste nós somos apresentados à evolução de DNA, em que dois Digimon se fundem para formar uma nova espécie. Sendo assim, conquistando mais nível de experiência do seu grupo. A cada nova masmorra, o protagonista enfrentará um inimigo, pode ser um Digimon solitário ou um Tamer com sua equipe.

Reprodução: Digimon World 2

Digimon World 3

Diferentemente dos primeiros jogos, o terceiro da franquia segue mais parecido com RPG’s japoneses da época, por exemplo, Final Fantasy VII. Outra mudança presente no jogo é a inclusão de três personagens para o enredo principal: Junior, Ivy (Kail) e Teddy. Os personagens estão presos após entrarem no Digimon Online, um novo jogo dentro da história.

Além disso, Junior precisa proteger o Mundo Digital de ataques terroristas que estão ocorrendo. Contudo, algo que se assemelha aos seus antecessores é a ideia de cuidar dos Digimon, você precisa alimentá-los e assim conseguir aumentar a confiança entre os dois para poder evoluir para níveis mais altos.

Reprodução: Digimon World 3

Digimon World 4

Assim como os outros jogos, vamos acompanhar um grupo de protagonistas para defender o Mundo Digital. Contudo, no quarto jogo da franquia, conhecemos os membros do DSG (Digital Security Guard). Inspirado no filme Digital Monster X-Evolution, os Digimon estão sendo infectados pelo vírus X, e alguns servidores estão sendo substituídos por outras versões.

Com isso, os jogadores vão enfrentar quatro chefes durante a jornada, são eles: Apocalymon, MaloMyotismo, Lucemon e Mecha Rogue X. De maneira idêntica aos outros jogos, você pode escolher os queridinhos da franquia, como por exemplo: Dorumon, Veemon, Guilmon e Agumon. E um detalhe diferente, é que o jogador não utiliza os poderes, e sim, armas como espadas, revólveres e machados.

Reprodução: Digimon World 4

Digimon Re:Digitize

Após 7 anos sem um novo jogo da franquia World, Re:Digitize nos coloca de volta ao universo de Digimon. No início do jogo, conhecemos Taiga, um adolescente de 16 anos, transportado para o Mundo Digital. A aventura nos apresenta outros personagens: Nicolai Petrov, Akiho Rindo, Mikagura Mirei e Yuya Kuga.

Além disso, temos mais de 10 mil acessórios para coletar e equipar nossos parceiros e também alterar nossa aparência, como utilizar os óculos de proteção. Com o sucesso do jogo, foi lançada uma versão para o Nintendo 3DS com conteúdos adicionais. 

Reprodução: Digimon World Re:Digitize

Digimon: Next Order

Next Order apresenta a mesma mecânica de mundo aberto do seu antecessor, e nele você consegue ter dois Digimon te acompanhando desde o início. Com isso, as outras jogabilidades são parecidas da franquia, em que você pode ensinar boas maneiras e alimentá-los para conseguir subir de nível.

A história nos apresenta dois protagonistas: Takuto e Shiki. Entretanto, a gameplay foca em Takuto que foi vice-campeão de um torneio nacional de Digimon. Além disso, são acompanhados por Kouta Hirose e Himari Oofuchi. Diferentemente dos primeiros jogos, Next Order não é por turnos, você batalha contra inimigos enquanto caminha pelo mapa descobrindo novos itens e personagens.

Originalmente, o lançamento ocorreu para PlayStation Vita em 2016 somente para região do Japão. Contudo, com o sucesso do jogo, foi lançado para PlayStation 4 um ano depois. E em 2023, o Nintendo Switch e os PC’s receberam suas versões.

Reprodução: Digimon World Next Order

Nesse meio tempo, tivemos diversos jogos da franquia Digimon, alguns contam a história de Digimon Adventure ou te levam em batalhas entre Digimon. Contudo, a franquia World é a mais querida e famosa pelos fãs, e apresenta uma maneira de se conectar aos monstros digitais de uma forma única.