Atenção: A matéria a seguir é uma resenha do livro “A Professora” que contém descrições de vários tipos de violência e assédio. Caso você seja sensível a esse tipo de conteúdo, por favor, não prossiga com a leitura, ou então leia com cautela. Caso seja necessário, busque ajuda.
Em “A Professora” Freida McFadden apresenta mais uma narrativa focada em personagens aparentemente comuns, mas que guardam segredos terríveis. Esses segredos dão início a uma espiral de destruição. O casal de professores Eve e Nate vive um casamento em crise.
Ela é professora de matemática. Ele é professor de inglês. Trabalham na mesma escola. No entanto, não se sentem dispostos nem mesmo a dividir o mesmo carro para ir trabalhar. Eve vive cercada de pessoas que o tempo todo dizem como ela tem a sorte de ter um marido como Nate. Afinal de contas, um homem extraordinário como Nathaniel nunca se interessaria por uma mulher como ela. É assim que Eve se sente. É isso o que todos acham, apesar de nunca dizerem isso.
Em paralelo, acompanhamos a história de Addie, uma adolescente que volta à escola após um episódio traumático. No último ano, Addie se envolveu em um episódio desagradável, após supostamente ter se envolvido de forma inapropriada com um professor. O caso foi um escândalo e terminou com a demissão do homem em questão. Porém, apesar dos seus protestos em retornar para a escola, Addie está de volta e enfrenta olhares de curiosidade, desconfiança e o pior, raiva, por parte de algumas pessoas.
Addie volta à escola: o confronto com Eve e as aulas com Nate
Eve retorna às aulas com a missão de, entre seus outros alunos, receber Addie em sua classe. Eve não está feliz com a presença da menina, uma vez que o professor envolvido no caso de Addie havia sido o mentor e grande amigo de Eve. A recíproca é verdadeira, já que Addie não consegue simpatizar com a professora, além de ter grandes dificuldades na matéria.
Esse conflito, várias vezes silencioso, entre Eve e Addie se desenrola em toda a narrativa. A autora consegue transmitir todo o incômodo entre as personagens não apenas com palavras, mas também com a descrição das ações dos personagens.
No entanto, o contrário acontece com Nate. Addie adora o professor de inglês e, a cada dia que passa, fica cada vez mais encantada com ele, até porque ele parece ser o único que valoriza seu talento com poesia. Addie se pergunta como é possível que Nate seja casado com Eve, a pessoa que mais a amedronta.
O passado de Addie
No decorrer da trama, descobrimos mais sobre o passado de Addie. A história deixa claro que nada de inapropriado aconteceu entre Addie e o professor de matemática Sr. Tuttle , mentor de Eve.
No entanto, Addie foi flagrada espionando a casa do professor durante a noite, e isso levou a todas as conclusões erradas. Addie era melhor amiga de Hudson. Quando ambos tentam se defender do pai agressor de Addie, o homem termina morto. Isso abala a amizade dos dois, uma vez que a garota faz de tudo para esconder a verdade. Hudson se aproxima de Kenzie, justamente a colega que todos os dias humilha Addie na escola.
Eve, Nate e Addie – triângulo mortal
Enquanto o casamento de Eve e Nate se desmorona, ambos começam relações extraconjugais. Eve com um homem misterioso chamado Jay, já Nate, com Addie, que se torna cada vez mais obcecada por ele. Eve desconfia da relação dos dois, mas sem chegar a nenhuma conclusão.
Quando Eve flagra Addie espionando sua casa, como já havia feito com o Sr. Tuttle, a professora passa a achar que está sendo perseguida por Addie e se revolta com a insistência de Nate em defendê-la. O ponto alto de tensão da trama é quando Eve descobre o envolvimento entre o marido e a aluna. Convencida por Nate de que Eve vai destruí-lo, Addie procura a professora para tentar convencê-la do contrário.
Addie não acredita quando Eve diz que Nate está apenas a manipulando e, em um ataque de raiva, agride Eve com uma frigideira. Quando Nate chega, ele afirma a Addie que Eve está morta e que precisam se livrar do corpo. Porém, ela está viva, e sem que Addie saiba, Nate termina o serviço.
A estratégia da autora em mostrar a mesma cena por diferentes pontos de vista é ótima, uma vez que o leitor decifra a personalidade dos personagens. Fica claro que Nate é um sádico manipulador, Addie uma pessoa carente e em busca de atenção, e Eve, apesar de ser fria, é apenas uma mulher infeliz.
Após enterrarem Eve, Nate arma para incriminar Addie, que continua em negação sobre os verdadeiros sentimentos dele por ela. A maior reviravolta da trama acontece quando descobrimos que Eve na verdade estava viva o tempo todo e fingiu-se de morta para escapar do marido.
Ela se vinga de Nate, com a ajuda de Jay, que era ninguém menos que Hudson, o amigo de Addie. Ao final, Addie descobre que Nate já havia feito o mesmo com outras alunas e todos chegam a conclusão que ele fugiu da cidade, uma vez que ninguém sabe o que Eve fez.
Leia também: Black Friday | Box de Machado de Assis com desconto especial
Impressões sobre o livro
“A Professora” é mais um ótimo thriller de Freida McFadden com lições importantes. É uma boa chance de discutir os limites da relação entre aluno e professor e como manter a ética no ambiente de trabalho. Tanto Nate quanto Eve rompem os limites ao começarem relações amorosas com seus alunos.
Apesar de não ser uma pessoa má como Nate, Eve também afronta a ética ao começar um relacionamento com Hudson. A obra também reflete sobre o bullying no ambiente escolar e como lidar com adolescentes conflituosos, uma vez que tanto alguns colegas e professores, quanto a mãe de Addie, não sabem se relacionar com a menina.
Talvez a única coisa em que a obra deixa a desejar é no desenvolvimento da história de Addie com o professor Sr. Tuttle. A história não termina bem esclarecida, assim como não fica claro por que Addie espionava a casa do professor. Era uma boa forma de discutir a dependência emocional da menina.
Créditos: Record | Amazon
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.