O livro “Sonho e Pesadelo”, da autora Marina Dutra, foi lançado pela Buzz Editora em 2024. A obra é composta por 76 capítulos, em que cada um deles é narrado por um dos personagens principais. A obra narra um universo em que sentimentos humanos são deuses e buscam por seus complementos divinos.
A história gira em torno da deusa Sonho, que representa tudo o que há de mais bonito no mundo, e do deus Pesadelo, criador de tudo o que há de mais ruim. Ela é filha da Esperança e da Vontade, já ele da Angústia e do Medo.
Os deuses os criaram como opostos divinos, com o propósito de manter o equilíbrio no universo, impedindo que se encontrassem. Assim, cada um vive em seu reino, com suas criações e em perfeita harmonia. Entretanto, tudo muda quando surge um buraquinho no muro que divide os reinos das divindades e eles acabam se encontrando.
Pesadelo vê a oportunidade como uma forma de se vingar daquela que sempre odiou. Sonho, movida pela curiosidade, acaba em uma situação que vai contra tudo o que suas mães lhe ensinaram desde cedo. Diferente do que sempre imaginaram, esse primeiro encontro não os leva à destruição, mas sim a um mundo de incertezas.
Dessa forma, eles passam a se encontrar, cada um em seu lado do muro e com todas as restrições impostas pelos criadores. Sonho e Pesadelo se envolvem cada vez mais e a busca por se inteiros novamente os faz ir contra tudo o que esperam deles.
Ambientação
Marina Dutra criou um universo em que os deuses representam os sentimentos humanos. Essas divindades são filhos de Tempo, Poder e Vida, os criadores, e nasceram para ser complementos divinos, como Caridade e Ganância, Esperança e Medo. Desde sempre, todos os deuses aprenderam a não pensar em seus pares e a evitar encontrar-se com eles, pois a lei da separação proíbe os encontros.
Além disso, a autora descreve todos os cenários desse universo de maneira impecável e com muito simbolismo. O leitor é transportado para os reinos de Sonho e Pesadelo de forma vivida e consegue imaginar cada criação dos deuses.
Outro ponto interessante é a escrita. Marina utiliza uma linguagem delicada, profunda e poética para narrar as descobertas dos personagens. Repleta de metáforas, a história te leva com os sentimentos de Sonho e Pesadelo, desde a incerteza até a paixão.
Impressões sobre o livro
A obra traz diversos elementos fantasiosos que tornam a história ainda mais envolvente. O gênero ‘romantasia’ mistura esses elementos ao romance e, nessa narrativa, a autora os utiliza de maneira encantadora, prendendo o leitor do início ao fim.
Além disso, a construção dos personagens e todo o desenvolvimento ao longo da narrativa são ótimos e um dos destaques da história. O leitor acompanha todas as mudanças em relação aos sentimentos de cada um, em relação ao outro e a si.
Pesadelo é mau por sua essência, representa a escuridão, tem um humor ácido e sarcástico. Entretanto, possui diversas feridas e precisa lutar contra seus sentimentos, o que o torna um personagem complexo.
Já Sonho nasceu para ser a idealização da bondade e perfeição. Ela representa a luz, é curiosa e, a princípio, parece ser ingênua, porém, no decorrer da trama, vimos que não é bem assim.
Para quem gosta dos temas inimigos que se tornam amantes e amor proibido, Sonho e Pesadelo pode ser a leitura ideal. Os “tropes” dão ainda mais vida à história, que ainda tem trechos que trazem um humor para a história.
Sonho e Pesadelo é uma obra incrível e um destaque para a literatura brasileira, principalmente no gênero fantasia.
“O ódio, para mim, é ainda mais desconhecido do que o medo; ainda que, deste último sentimento, tenha sentido uma fagulha no instante em que voltei a ser sozinha e dividida. A você, meu complemento divino, reservo apenas o mais vil dos sentimentos. O mais selvagem e indomável. O que não se pode pedir. O que repousa nas mão, mas pode se esvair com um sopro: amor“.
–Sonho, Sonho e Pesadelo, p.295
Sobre a autora

Marina Dutra é escritora, advogada e viajante do tempo. Apaixonada por histórias de amor, animes do Studio Ghibli e filmes do Christopher Nolan, vive em São Paulo com suas gatas e uma estante abarrotada de livros.
É autora do romance “Belar” e da novela “24h para correr”, ambos publicados de maneira independente. “Sonho e Pesadelo” é o primeiro livro da autora publicado pela Buzz Editora, inspirado por “Castelo animado” e “Sandman”, obras pelas quais Marina é apaixonada.
Imagem capa: Adaptação | Buzz Editora
Leia mais: Rotas Literárias: Viajando através dos Livros
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.