A editora Galera Record lançou o livro mais recente da autora Colleen Hoover, É Assim Que Começa. O livro é a sequência de É Assim Que Acaba, uma das produções mais famosas atualmente. A autora anunciou a continuação no início do ano, com isso, os fãs entraram em contagem regressiva para o lançamento. É Assim Que Começa vai finalmente dar continuidade a história de uma das personagens mais queridas do universo de CoHo.
Esta resenha está livre de spoiler, mas haverá algumas informações sobre a história.
Quando Lily esbarra em Atlas ― com quem não fala há quase dois anos ―, parece que finalmente chegou o momento de retomar o relacionamento da adolescência, já que ele também está solteiro e parece retribuir os sentimentos de Lily. Mas apesar de divorciada, Lily não está exatamente livre de Ryle. Culpando Atlas pelo fim de seu casamento, Ryle não está nada disposto a aceitar o novo relacionamento de Lily, ainda mais com Atlas, o último homem que aceitaria ver perto de sua filha e da ex-esposa.
Lily
Uma das personagens mais fortes e queridas de Colleen Hoover, Lily merece ser feliz. Desde o lançamento do primeiro livro, os fãs cobravam uma continuação pois todos queriam ver Lily sendo feliz depois de tudo que passou. A nova história realmente começa de onde o último livro parou, com isso, é impossível não sentir a nostalgia e relembrar todas as emoções vividas em É Assim Que Acaba. Lily continua dona da floricultura e está sendo uma ótima mãe para Emerson, mas ela sente que está faltando alguma coisa na sua vida.
Atlas
Atlas conquista o leitor na primeira página, impossível não se apegar a ele. Um livro com sua perspectiva foi muito esperado pelos fãs, saber seu presente e principalmente seu passado era uma grande curiosidade. No livro, suas questões foram bem exploradas e finalmente conhecemos seu lado na história. Além disso, o seu passado volta a bater na porta com novas revelações, muitas surpresas acontecem ao mesmo tempo e ele só conhece uma pessoa que o entenderia.
Lily, Atlas e Ryle
Colleen Hoover havia dito que o livro não focaria em momento nenhum em Ryle, mas é inevitável ele não aparecer. Como pai de Emerson, ele estará sempre na vida de Lily e ela entende que isso não é um problema. Eles não possuem mais um relacionamento, mas ele ainda acredita que ela poderá voltar. Apesar de ambos conviverem bem, tudo muda quando a possibilidade de Lily estar em um novo relacionamento surge. Essas cenas trazem muita tensão, pois o leitor sabe do que Ryle é capaz. A leitura traz muita tensão, a qualquer momento pode acontecer uma nova surpresa.
Para os fãs de Lily e Atlas, esse livro vai te fazer matar a saudade dos dois e poder finalmente entender coisas passadas. O livro é bom, Colleen Hoover sabia o quanto os leitores precisavam de um final. Vale a pena a leitura.
Influência do Booktok
A autora havia comentado que não tinha pretensão de escrever uma sequência para É Assim Que Acaba, mas após uma grande mobilização no Tiktok, ela repensou. Assim, quando anunciou que faria a continuação, enquanto grande parte comemorava a escolha, alguns fãs não gostaram da notícia. O fato é que a história já estava finalizada, o novo livro é um grande “fan service”. Apesar de ser incrível acompanhar o livro e suas surpresas, a continuação não conseguiu explorar profundamente as questões principais. A influência do Booktok tem sido muito positiva pois incentiva a literatura, mas a cobrança com alguns autores pode ser desnecessária.
É Assim Que Começa é um livro para os fãs, exclusivamente, um grande presente da autora. A leitura vale a pena, o livro está disponível em diversas livrarias do país.