A coletânea “Me conta dois contos da AnaVitória” é composta pelos livros: “O Cílio do olho da Clara” e “A Caracol do cabelo da Vi”. São dois livros curtos, que apesar de estarem nitidamente relacionados, são independentes entre si. Portanto, não importa a ordem em que o leitor deseja começar. 

Os dois livros já são impactantes devido à belíssima arte. E, apesar de a qualidade do texto ser boa, é preciso honestidade. Logo, a maior riqueza do livro é a ilustração. A ideia partiu do autor e empresário de AnaVitória Felipe Simas, que procurou homenagear a dupla com mensagens inspiradoras, no universo das cantoras.

A Caracol do Cabelo da Vi

“A Caracol do Cabelo da Vi” traz como protagonista uma Caracol. Ela vive na terra, porém seu sonho é voar. Ele vive triste ao não conseguir realizar seu sonho. No entanto, um dia, ao passear pelo jardim, ela se depara com um cabelo gigante! Era o cabelo da Vi. A Caracol então decide se emaranhar nos cachos de Vi. Carol, que é como a Caracol passa a se chamar, agora tem a chance de descobrir o mundo e os encantos do dia e da noite. 

O Cílio do Olho da Clara

“O Cílio do Olho da Clara” narra a saga de um cílio que não se contenta em ser cílio. Ele quer ser qualquer coisa: cabelo, sobrancelha ou qualquer outro, mas não quer ser cílio. Isso é porque ele não era único, havia outros iguais a ele. O cílio é vaidoso, ele quer ser notado. Essa vaidade leva o cílio a uma coisa grave. Nascer no olho da Clara. A partir daí, ele ganha destaque. Dessa forma, todos falam dele o tempo todo. 

Impressões sobre o livro

As duas histórias passam lições importantes. A Caracol, inconformada com sua realidade, encontra uma nova casa nos cachos de Vi. Desse modo, nos leva a pensar: será que realmente vale a pena se conformar com uma realidade da qual não gostamos? Talvez ousadia e aventura nos levem a um futuro mais feliz. 

O Cílio é o protagonista e vilão de sua história. Afinal de contas, ele incomoda estando no olho da Clara. Não existe nada que incomode mais do que um cílio no olho e, quando acontece, ele se torna o centro das atenções. Mas, no fundo, o cílio só quer atenção. Quantas vezes nós fazemos coisas que incomodam os outros apenas pela nossa vaidade?

Como dito anteriormente, as histórias são independentes entre si. Elas nos permitem colocar os personagens e suas histórias em conflito. Além disso, para os fãs de AnaVitória é um presente, uma vez que as meninas fazem parte da história. Um excelente livro infantil, mas que também pode servir para adultos refletirem.