O Segredo das Larvas é um livro do escritor e roteirista brasileiro Stefano Volp. A história é uma distopia nacional intensa e inquietante com abordagens bem próximas da nossa realidade. O livro abordando temas como racismo, opressão, resistência e a busca pela identidade.
Stefano Volp nasceu no Espírito Santo, e radicou-se no Rio de Janeiro. Com formação em Jornalismo e especialização em Roteiro Audiovisual pela Academia Internacional de Cinema, também é autor de Nunca vi a chuva, Homens pretos (não) choram, O beijo do rio, entre outros.
Sinopse da obra
Em um futuro não tão distante, Freya mora em uma colônia onde pessoas de pele negra são confinadas. Lá, além de lidar com os transtornos mentais da mãe, ela vive constantemente assombrada pela Filtragem, o programa da metrópole que promete selecionar as garotas mais belas para passarem o restante de suas vidas em Éden, desfrutando dos privilégios da capital tão desejada.
Apesar de não conhecer o mundo do outro lado da cerca, Freya se recusa a acreditar nessas promessas. Ela tem certeza de que a convocação é um disfarce para os piores pesadelos. Algo terrível acontece nas beiras do mundo e as garotas filtradas correm perigo. Freya sabe de tudo isso porque sua própria mãe foi uma Filtrada. A única que retornou…
Chegou novamente o período da Filtragem e só o que resta a fazer é escapar. Só que agora, nada será igual e Freya precisará decidir até onde está disposta a ir para não mais apenas sobreviver, mas finalmente se vingar.
Sobre a construção da obra
Toda vez que abrimos um livro e começamos a ler, temos acesso a um novo mundo. Magias, romances, mistérios, são diversas possibilidades que este mundo pode nos dar. Muitas vezes, essas histórias podem trazer discussões além do simples prazer da leitura. Este é o caso de O Segredo das Larvas. Considerando ser uma obra nacional, a leitura nos proporciona a experiência de conhecer um pouco mais da cultura e dos aspectos sociais do nosso país, além de trazer discussões atuais e de extrema importância: racismo, opressão, resistência e a busca pela identidade.
Sendo assim, o escritor Stefano Volp consegue envolver o leitor com uma história distópica envolvente e que está bem próxima da realidade, explorando de forma profunda a dinâmica entre quem oprime e o oprimido.
Sensações durante a leitura
O Segredo das Larvas possui uma abordagem tão próxima da realidade, que as fortes influencias de Jogos Vorazes e o Conto da Aia são apenas pequenos detalhes. O autor consegue trazer o medo dos personagens aos leitores. Depois do acontecimento chamado “Breu”, o privilégio dos brancos aumentou mais ainda, ocasionando em escravidão e racismo aos negros. Ao avançar na leitura, percebemos o quanto ela é próxima das nossas realidades, onde infelizmente, os negros ainda são vistos nas atividades braçais, tendo que viver com condições precárias. Além do racismo e de toda a violência que infelizmente ainda fazem parte da população negra em nosso país.
Freya é um símbolo de resistência e luta por liberdade e justiça. Ela faz amigos, inimigos, se encontra como parte de um mistério, e acima de tudo, como a narrativa é em 1ª pessoa, sob o olhar da personagem, nos sentimos no corpo dela, sofrendo juntamente com ela, nos tornando íntimos.
Assim, em todo o decorrer da história, estamos em uma atmosfera angustiante, com momentos de esperanças, e sempre fortalecendo a questão da luta pela liberdade e justiça. Dessa forma, Volp consegue traduzir a realidade em sua ficção. Um livro nem sempre conta somente uma história de entretenimento, ele pode ser uma forma de manifestação, de protesto pela luta do próprio autor, pela luta do povo negro, em busca de igualdade, liberdade e justiça.
Por fim, para quem tem interesse em saber mais, o livro é um lançamento da Editora Galera Record. Confira mais detalhes no site.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.