Após 18 anos de publicação, chegou ao fim o mangá “Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension”, a história canônica de Masami Kurumada.
“Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension” é a continuação oficial da famosa série “Os Cavaleiros do Zodíaco” (Saint Seiya), escrita e ilustrada por Masami Kurumada. Este mangá serve tanto como prequel quanto sequência da série original, expandindo o universo já estabelecido e mergulhando mais fundo em sua mitologia.
Apesar disso, a história meio que surgiu em meio a grandes polêmicas da franquia Saint Seiya. Tudo se inicia em 2003, durante a produção do filme “Os Cavaleiros do Zodíaco: O Prólogo do Céu“. O filme aconteceu devido ao sucesso da saga de Hades e servia como comemoração dos 30 anos de carreira de Kurumada. Porém, a Toei Company seria um problema nesse filme.
Originalmente, era para ser uma trilogia, que seria a tão esperada adaptação da saga do Céu ou saga de Zeus. Mas, devido ao retorno financeiro menor que o planejado, a ideia de continuações morreu. Outro ponto foi que a produção sofreu com diversas discussões entre Kurumada e Toei, por conta dos cortes do filme, que iria ter em torno de 2 horas, porém o filme acabou sendo fechado com 85 minutos.
Algo que até hoje Kurumada menciona ter sido um erro por parte da Toei e o que levou, ele, a cortar relações com a empresa. Contudo, anos mais tarde, ele voltaria a conversar com a Toei e retomaria suas relações e produções de animes da franquia.
Enredo de Next Dimension
A trama de “Next Dimension” alterna entre duas linhas do tempo principais: a guerra santa do século XVIII e os eventos que ocorrem após a saga de Hades no século XX. Na linha do tempo passada, o foco é nos Cavaleiros de Ouro do século XVIII, em especial Tenma de Pégaso, que é revelado ser a encarnação anterior de Seiya. Na linha do tempo presente, Seiya está em um estado catatônico devido à maldição de Hades, e Saori Kido (Atena) tenta salvar sua vida, buscando a ajuda do deus Chronos para voltar no tempo e mudar o curso dos eventos.
Apesar de um enredo simples, visando dar continuação aos eventos do seu mangá anterior, “Next Dimension” acabou sendo mais que isso. A primeiro momento, o mangá quis contar a guerra santa anterior e mostrar como esse evento afetou a vida de Shion e Dohko. Mas, que logo muda para uma missão da Atena e dos Cavaleiros de bronze do presente, retornando ao passado, para salvar Seiya da maldição da espada de Hades.
Porém, a partir do capítulo 55, o mangá passa a inserir outra trama na sua história e assim conhecemos a ameaça do 13° Cavaleiro de Ouro, Odisseu de Ofiúco. Apesar disso, esse personagem já era um plano que Kurumada queria utilizar na parte da saga do Santuário. Mas, por motivos editoriais, o personagem acabou sendo deixado de lado até esse momento. Entretanto, esse enredo confuso e cheio de furos acabou sendo um grande problema para a história.
Personagens, arte e temas de Next Dimension
O mangá apresenta novos personagens, bem como versões mais jovens de personagens clássicos. Tenma de Pégaso, Alone (Hades) e Sasha (Atena) são figuras centrais na guerra do século XVIII, enquanto Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki continuam suas jornadas no presente. Além disso, conhecemos também os Cavaleiros de Ouro do passado, que são figuras interessantes, mas que são pouco trabalhados.
Masami Kurumada mantém seu estilo artístico característico, com traços fortes e detalhados, especialmente nas armaduras dos cavaleiros. A paleta de cores usada nas páginas coloridas é vibrante e dá vida às cenas de batalha e aos momentos dramáticos.
Os temas centrais de “Next Dimension” permanecem fiéis ao espírito da série original: amizade, sacrifício, coragem e a eterna luta entre o bem e o mal. A adição de elementos de viagem no tempo e a exploração das encarnações passadas dos personagens adicionam uma nova camada de profundidade à história.
Por ser um mangá shonen, principalmente um mangá shonen de “Os Cavaleiros do Zodíaco“, não existe algo muito profundo e elaborado. A história segue as mesmas premissas de mangás e animes da franquia, mesmo que apresente mais problemas que o normal.
Pontos positivos
“Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension” procura expandir o universo de Saint Seiya. Oferecendo uma visão mais ampla da guerra santa e dos Cavaleiros de Ouro do passado. Porém, mesmo com esse objetivo em mente, a guerra santa do passado nem chega a acontecer de fato, no mangá, deixando assim como um evento que só pode ser acreditado nas versões de Dohko e Shion, do presente.
A nostalgia também é um ponto forte na história, já que traz um material novo de “Os Cavaleiros do Zodíaco“, mas que, ao mesmo tempo, se utiliza de personagens adorados pelos fãs. Algo que algumas obras tentaram fazer, porém, não foram muito bem aceitas pelo fandom, mesmo que algumas sejam melhores que o material original.
A arte pode ser considerada um ponto forte, já que lá para metade do mangá não é mais o Kurumada quem desenha. Ele passa a receber auxílio de outros mangakás que já trabalham, em conjunto ou não com Kurumada, em “Os Cavaleiros do Zodíaco“. Não criticando a arte do Kurumada, mas é perceptível a mudança de traços quando o mangá retorna de seus hiatos.
Pontos negativos
A complexidade do enredo é um sério problema da obra, sendo demasiadamente complicado para algo que de início não parecia ser. A narrativa envolvendo múltiplas linhas do tempo pode ser confusa para alguns leitores, especialmente aqueles novos na franquia. Além disso, as diversas mudanças de caminhos que a história seguiu atrapalhou em muito para entender o que era proposto no início do mangá.
O ritmo de “Next Dimension” também é um fator que transformou em ponto negativo. A publicação irregular e o ritmo lento da história podem frustrar os leitores que esperam um desenvolvimento mais rápido da trama. Os diversos hiatos que a obra sofria, muitas vezes em momentos importantes, atrapalhou para que a história fosse lembrada. Nem mesmo os fãs que seguiam desde o começo sabiam que o mangá continuava em publicação ou qual era sua proposta inicial. Para que, na reta final, tudo ficasse corrido e com entendimento raso, com sabor agridoce na boca.
Vale a pena?
“Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension” é uma adição valiosa ao universo de Saint Seiya, oferecendo novas aventuras e aprofundando a mitologia da série. Embora possa ser um desafio para novos leitores, os fãs de longa data encontrarão muito para apreciar nesta continuação. A combinação de nostalgia, expansão do universo e arte cativante faz de “Next Dimension” uma leitura interessante para qualquer fã de “Os Cavaleiros do Zodíaco“.
Porém, o resultado que ficou é que a obra não passou de um longo prólogo para algo que, talvez, seria confirmado. Mas, que aos longos dos 18 anos de publicação, não parecia ser uma possibilidade de acontecer, que era a confirmação da saga do Céu, a saga de Zeus. Tanto que o final de “Next Dimension” é o mesmo final do filme “O Prólogo do Céu“, que serviria de gancho para o segundo filme da trilogia planejada. Mas, que para uma obra de longa duração como “Next Dimension“, parece algo insatisfatório e triste.
Por fim, respondendo à pergunta: “Não vale a pena ler essa história, caso seja um fã de longa data ou quem acompanha Next Dimension desde o começo.”. A serviu para descanonizar “The Lost Canvas“, algo que já estava descanonizado desde o final da obra, mas que acabou sendo confirmado com o decorrer de “Next Dimension“. “Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension” chegou prometendo ser uma continuação do mangá original, mas acabou entregando um gigantesco prólogo para uma saga que pode ou não acontecer. E o que nos resta é apenas esperar por mais informações sobre o novo mangá de “Os Cavaleiros do Zodíaco“.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.