Os Quadros de Elisa – Mais que arte: Um grito de socorro” é um suspense nacional escrito pela autora Angela Cristina Lessa. Com 204 páginas, a obra conta a história de Elisa, uma jovem cheia de sonhos que desaparece sem deixar rastros.

Em uma trama repleta de reviravoltas, Angela conduz o leitor por duas linhas do tempo, soltando pistas sobre o que pode ter acontecido enquanto aborda temas sensíveis como assédio, relacionamentos abusivos, violência doméstica, Alzheimer e relações familiares conturbadas.

Os Quadros de Elisa

Alice e Elisa são mais do que irmãs, são melhores amigas. Unidas pelos interesses em comum, as duas são unha e carne. Jovem e cheia de vida, Elisa guarda muitos sonhos e alguns segredos, todos esses divididos com a irmã. Com um ex namorado controlador e um novo relacionamento se desenrolando, Elisa confia apenas em Alice para dividir seus sentimentos.

Tão apegada em Elisa quanto o contrário, em uma noite, Alice tem um estranho sonho. A irmã desaparecia em um buraco e era impossível alcançá-la, por mais que tentasse. Por mais que tenha sido desesperador, a jovem encara o acontecimento apenas como um sonho, pelo menos até que o pior acontece. Em uma série de acontecimentos inexplicados, Elisa desaparece e a família entra em uma batalha em busca da verdade. 

Sem provas concretas e um caminho claro para seguir, a polícia arquiva o caso e a família precisa aprender a conviver com a perda. No entanto, dezenove anos depois, Alice percebe algo inusitado em um quadro e essa pode ser a pista que precisava para finalmente descobrir o que aconteceu com Elisa.

Impressões sobre o livro

Sou fã de um bom suspense e fiquei vidrada nessa história. O livro começa lento e demorei um pouco para pegar o ritmo. Os primeiros capítulos apresentam os personagens, a rotina de Elisa, e só fui me conectar mesmo com a história depois que o suspense começa. Depois disso não conseguia parar de ler.

A leitura contém temas sensíveis como violência doméstica, mas trabalhados de uma forma muito cuidadosa. A autora não deixou ponto sem nó e a história é bem redonda. Confesso que no final pensei que o livro já poderia ter acabado, eu não entendia muito bem o rumo que Angela estava tomando e só quando terminei a leitura entendi que a história estava longe de acabar.

Os quadros de Elisa –  Mais que arte: Um grito de socorro”  é uma leitura rápida, intensa e que prende o leitor de forma que se torna impossível parar de formular teorias. Quando peguei o ritmo, só pensava em ler e entender esse mistério. É um livro que te faz pensar “e se fosse comigo, e se fosse com alguém da minha família?”. Por ser uma obra nacional, esses questionamentos se tornam ainda mais presentes.

Aproveitei cada segundo desse livro, a leitura perfeita para os fãs de mistérios não solucionados.