O livro foi finalizado por Patrick Ness, mas os personagens, o enredo e o universo que envolve a trama em geral, foram escritos por Siobhan Dowd, a qual Patrick nunca conhecera em vida, mas que, como ele diz, foi lhe dado o bastão para dar vida à história.

O livro conta a história de Conor, um garoto de apenas 13 anos que vivia tendo pesadelos constantes com um misterioso monstro, tal qual, o monstro o aterrorizava tanto que ele negava contar para qualquer pessoa o que se passava nesses pesadelos que tinha à noite.

Até que um dia, Conor percebeu que algo estava tentando chamar sua atenção, chamando o seu nome e que parecia vir da escuridão do meio de seu quarto. Era uma voz com tom monstruoso e que o convidava para sair de sua casa e ir até o jardim – ação que ele não relutou em realizar.

A mãe de Conor havia desenvolvido um câncer, e fazia sessões de quimioterapia há algum tempo, o que fez com que o garoto se tornasse bastante independente comparado com as crianças de sua idade.

Até que um dia, devido ao fato de que os tratamentos realizados por sua mãe não estarem dando tão certo quanto o esperado, a avó de Conor é convidada a passar alguns dias com eles, tomando o quarto de seu neto para si.

Conor sofria bullying na escola e não era um menino que tinha muitas amizades, visto que os adolescentes de seu colégio o julgavam por sua mãe ter câncer e “ser careca” – uma atitude extremamente incoerente e desrespeitosa, visto que tratavam a mãe de Conor e ele como pessoas inferiores e incapazes.

Até que um dia, uma professora pede para que escrevam histórias de suas vidas, contando sobre a árvore genealógica, onde eles viviam, viagens de família e lembranças felizes. Mas como ele teria coisas felizes para contar quando:

a) seu pai o havia abandonado;

b) Conor sofria bullying diariamente;

c) sua mãe estava a cada dia pior 

d) sua relação com a avó era péssima.

e) seus familiares não eram próximos a ele.

Ao ponto em que até mesmo a professora chegou a desconsiderar a entrega de seu trabalho, sabendo que ele não estava passando por uma das melhores fases de sua vida.

Para não dizer que Conor não tinha amigos, sua única amiga na escola era Lily, a qual comprometeu a amizade dos dois ao contar um segredo de família de Conor para a escola toda. 

A voz misteriosa que chama Conor se revela uma árvore gigante e monstruosa, a qual diz que irá contar três histórias para o menino e, ao final da terceira história, o garoto deverá lhe contar uma quarta história, que decidirá o rumo de sua vida.

Minha opinião

Em uma escala de 0 a 5, dou 5 para esse livro. 

A premissa do livro de o monstro contar as três histórias me lembrou muito do livro “Um conto de natal” de Charles Dickens, com os fantasmas do passado, presente e do futuro, mas a ideia de “Sete Minutos Depois da Meia-Noite” passa uma mensagem diferente.

É um livro surpreendente, que te prende do início ao fim. Ensina valiosas lições sobre a vida, amor e esperança, o que me tocou muito e fez com que eu me identificasse bastante com o personagem principal, já que passei por algumas situações de vida bem difíceis como a dele, o que até me fez desejar que pudesse ter tido a oportunidade de ler esse livro antes :).

Por mais que a aparência do livro  e os elementos de fantasia deixe a entender que se trata de uma história feita para crianças, está muito enganado quem pensa que esse é um livro para crianças. A mensagem linda que o livro passa sobre esperança não conseguiria ser totalmente absorvida e/ou compreendida por crianças.


O livro inspirou o lançamento do filme em 2016, eu nunca cheguei a assistir, mas irei inserir o link para o trailer abaixo:

Título: Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Autor: Patrick Ness

Páginas: 157

Editora: Novo Conceito

Ano: 2011