“Um de nós é o próximo’’ é um livro escrito por Karen M. McManus e a continuação de “Um de nós está mentindo”, escrito pela mesma autora. A mesma é muito conhecida por escrever suspenses adolescentes.

A história se passa 18 meses após a morte de Simon, onde um aluno acaba sendo morto novamente na escola, mas não se sabe qual a identidade desse aluno e nem quem foi seu assassino ou assassina, então o leitor é levado para 10 semanas antes do ocorrido para tentar desvendar esse mistério.

Simon é um personagem oriundo do primeiro livro, onde é um estudante que consegue descobrir os segredos mais obscuros de todos os alunos e posta em seu blog, sendo odiado por todos e que acaba morrendo envenenado na sala de detenção.

Já neste livro, temos um anônimo que admira muito Simon, e que decide seguir os passos do mesmo, mas de uma forma diferente. Ao invés de expor sua identidade e revelar os segredos em um blog, começa a mandar mensagens para cada um dos alunos do Colégio Bayview com o seguinte questionamento: “Verdade ou Consequência?”. 

Ao receberem a mensagem, os alunos têm apenas 24 horas para escolher uma das opções. Caso escolham “Verdade”, terão algum segredo obscuro revelado para a escola inteira, e que pode colocar em cheque a sua relação com todos ao seu redor. Caso seja escolhido “Consequência”, deverá ser realizado alguma loucura que coloque a sua vida em risco para não ter um segredo revelado. 

Porém, caso a pessoa que receba a mensagem se abstenha de responder, ainda assim terá algum segredo a ser revelado para a escola inteira.

A princípio, as pessoas não levam muito a sério o conteúdo dessas mensagens, porém, quando é revelado o segredo da primeira aluna a negar responder “Verdade ou Consequência”, e são observadas as consequências negativas que isso trás para sua reputação e vida pessoal, os alunos do Colégio Bayview mudam a forma com que encaram as mensagens e percebem que isso não se trata de apenas uma brincadeira.

Ao longo da narrativa, os leitores da obra são instigados a tentar responder às quatro principais perguntas, sendo elas: “Quem morreu?”, “Como morreu?”, “Por que morreu? e “Quem matou o aluno/a aluna?”.

MINHA OPINIÃO

Em uma escala de 0 à 5, dou 3 para o livro. 

Bom, primeiramente é importante ressaltar que, para o leitor, é importante ler o primeiro livro antes de “Um de nós é o próximo”, caso contrário, pode acabar atrapalhando no entendimento de alguns dos fatos que ocorrem ao longo da história e a ligação dos personagens principais e de Simon à história atual.

Achei incrível o fato de a escritora ter abordado questões como machismo no âmbito escolar, relacionamentos abusivos e as consequências que a falta de pais presentes na vida de adolescentes pode ter, o que acaba tornando mais admirável ainda a relação de companheirismo que os personagens principais têm entre si.

O livro possui muitos plot twists, até a última página, mas, acredito que também há uma falha no plot que acabou estragando a leitura para mim: tecnicamente, se você bloquear o número do mensageiro misterioso, estará imune/fora do jogo. 

Isso foi algo que me fez questionar o motivo pelo qual os alunos escolhidos para receber a mensagem simplesmente não tentaram bloquear o número de seu celular, visto que os segredos que foram revelados, haviam impactado negativamente na vida pessoal, profissional e familiar dos ‘’jogadores’’ anteriores, o que acabou me desencorajando um pouco de continuar a leitura, mas continuei pela história ser muito envolvente e querer descobrir o mistério ao final do livro.

Capa do livro l Fonte: Editora Galera

Referências Bibliográficas:

Título: Um de nós é o próximo

Autora: Karen M. Mcmanus

Ano: 2020

Páginas: 320

Editora: Galera