“Um jeito de Recomeçar” do autor Filipe Salomão narra a história de Caroline, ou melhor, Carol, como ela gosta de ser chamada. Carol acaba de passar por uma tragédia sem igual, ela perde os dois pais. E como se não bastasse, a jovem é quem os encontra na própria casa.
A passagem da juventude já um tanto traumatizante para alguns, e para outros, como Carol, sua vida carrega suas tragédias particulares. A obra é uma ficção realista com abordagem psicológica, com temas como luto, traição e autoconhecimento.
Narrativa do livro
O livro é narrado por Carol, a protagonista, sem muitos rodeios, ou palavras polidas, a jovem se apresenta e conta que encontrou os pais mortos, na própria casa. Ainda aponta que o pai foi o responsável pela morte da mãe e que o próprio tira a vida em seguida.
Carol se declara em diversos momentos como uma garota rica, e tudo o que o dinheiro oferece, mas falta de afeto. Os pais tinham relações extra-conjugais e que agora a deixaram sozinha. Então, Carol decide que precisa deixar sua cidade, aquela casa, a realidade em que se encontra para um lugar onde ninguém a conhece. Principalmente onde ela não seria a pobre órfã, seria apenas Carol.
A jovem então segue para uma praia, no litoral de São Paulo, onde fica hospedada na Piña Colada, o local estava deserto, tirando os moradores, não haviam mais pessoas, além de outro hóspede, o Gustavo. Lá a jovem conhece um jovem chamado Augusto, seu pai, o pescador Chico, Dona Berta e Seu Vavá donos da pousada, e o casal Estela e Conrado que ajudam nas tarefas.
Aos poucos, Carol vai conhecendo cada morado, e também se envolvendo na rotina de todos, da mesma forma, que cria uma nova rotina para si.
A beleza da jovem chama atenção de todos, inclusive do jovem Augusto, com que Carol tem um envolvimento. No entanto, aos poucos, conforme a história desenvolve, o leitor, descobre que a jovem, pode ser um tanto manipuladora e também mentirosa.
No início, ela parece inofensiva, alguém que só que ficar longe dos próprios traumas, entretanto, acaba provocando traumas nas vidas do que a cercam.
Impressões sobre o “Um jeito de Recomeçar”
Apesar da história ter uma narrativa envolvente, o leitor que saber onde Carol vai chegar, o título da impressão de que você irá acompanhar o caminho de superação da perda que a protagonista sofre, mas, na realidade, encontramos uma jovem ferida, que acaba usando de seu charme e beleza para envolver as pessoas e criar um caos na vida delas.
Quando se trata dos personagens, em alguns momentos eles contam um pouco da própria história, o que ajuda criar a imagem do porquê eles estão naquela ilha, sozinhos. Porém, nem todas as histórias individuais influenciam na narrativa, além de não haver aprofundamento.
O texto é um texto simples e natural, a forma como a protagonista exerce sua sensualidade e sexualidade para atrair a atenção dos homens. Ficam implícitos em suas ações e a forma livre como se expressa.
Além da sensualidade como arma de manipulação, a imagem da pobre menina branca, também contribui para que as pessoas acreditem nas palavras da jovem.
As interações da personagem principal com os outros oferecem pequenas tramas paralelas, o que não contribui para trama, talvez o autor pudesse desenvolver um pouco mais. O que caberia em capítulos maiores.
Um ponto negativo, que interferiu na leitura, o fato de algumas falas se repetirem, muitas vezes divididas com ponto final, talvez o uso de outras pontuações pudessem contribuir com o fluxo de leitura. Algo interessante são algumas conversas entre Carol e Augusto, mostrando como o mar está em constante mudança, assim com a vida e também a mente.
Durante a leitura podemos ver a mudança nas atitudes de Carol, quanto mais ela parece se sentir em casa, mais suas atitudes começam impactar a vida dos moradores.
“Um jeito de Recomeçar” mostra o impacto das perdas no psicológico das pessoas, de certa forma, cada personagem passa por perdas. Seja elas anteriores ou depois da chegada de Carol.
Sobre o autor
O autor Filipe Salomão, nascido em 1988, é casado e já possui alguns livros publicados pela Amazon, além de “Um jeito de Recomeçar”, “Sorte ou azar? É tudo uma questão de ponto de vista”, “Nova York Rock City”, “Matando Formigas” e “Cozinhando com o Futebol Americano”.
Filipe além de escritor, também é redator, e cresceu em meio aos livros. Tem como inspiração Stephen King, J. K. Rowling, Chuck Palahniuk e Irvine Welsh.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.