Um Veneno Doce e Sombrio” é o segundo livro da série “Os Livros do Chá“, escrita por Judy I. Lin. A história mistura elementos de fantasia com a rica tradição da cultura chinesa, particularmente a arte do chá, criando um enredo envolvente e original.

Judy I. Lin é a autora best-seller da duologia Os Livros do Chá, formados pelos livros “Uma Magia Destilada Em Veneno” e “Um Veneno Doce e Sombrio”. Lin nasceu em Taiwan e, ainda criança, imigrou com a família para o Canadá. Ela cresceu cercada de livros e amava poder escapar por meio deles para mundos imaginários.

Sinopse da obra

Enquanto Ning enquanto a jovem se encontra presa em um lugar sombrio entre o sono e a vigília ela é assombrada por diversas questões. A morte de sua mãe, o envenamento da irmã, a jornada até a capital, a competição. Além disso, a sentença de morte, a descoberta do enigmático veneno, a cura de Shu e o ataque da serpente. Tudo isso revolve sua mente.

O grande mal que espreitava Dáx finalmente recaiu sobre o reino com a ascensão do Príncipe Exilado ao trono do dragão. E com o exílio da Princesa Zhen, a inquietação causada pelos chás envenenados que assolaram o reino aumenta cada dia mais.

Banida, Zhen conta com Ning, Shu e Ruyi em sua busca por aliados no continente. Mas a serpente dourada continua assombrando os pesadelos de Ning com visões de guerra e derramamento de sangue. Agora que um mal ainda mais antigo despertou, os conflitos entre os homens se tornaram insignificantes, e talvez nem toda a magia do reino possa impedi-lo de consumir o mundo.

Judy I. Lin
Imagem: Redes sociais

Construção da obra e sensações durante a leitura

Judy I. Lin traz em “Um Veneno Doce e Sombrio” a conclusão da saga de Ning. Como é a continuação de “Uma Magia Destilada Em Veneno”, Lin mantém o estilo de narrativa, sendo, na minha opinião, o ponto mais forte de todo o romance. Sua prosa continua exuberante e envolvente, igual ao mundo que criou. Mesmo com algumas coisas não explicadas no enredo, suas forma de escrita conseguiu manter o nível da narrativa até o final do livro.

Diferente do primeiro livro, este não promete tantas “recompensas” ao terminar o livro. Ele é mais sobre tentar se manter viva até alcançar às soluções, deixando de lado questões interessantes apresentadas no primeiro livro. O ritmo em si desta continuação é mais acelarado.

Lin remota a alguns locais fascinantes do livro anterior, mas de forma bem breve, chegando a desapontar. A história e o mundo de Ning poderia e merecia uma expansão em “Um Veneno Doce e Sombrio”.

De toda forma, o livro é interessante e consegue dar um desfecho para “Os Livros do Chá“. As magias nesses livros são muito legais, e é impressionante como traz toda uma sensação de misticismo antigo. Assim, Lin faz um ótimo trabalho ao criar uma atmosfera ricamente cultural e antiga, sendo fiel ao seu sistema mágico e voltado aos chás.

Certamente a duologia “Os Livros do Chá”, merece um espaço em sua coleção, trazendo um mundo muito bonito repleto de mistérios, onde as traições se misturam com os aromas e sabores dos chás.

Por fim, para quem tem interesse em saber mais, o livro é um lançamento da Editora Galera Record. Confira mais detalhes no site.