“Vicente Semente”, livro de Victor. P Ribeiro já começa chamando atenção pelo título. É imediato compreender que o protagonista se chama Vicente e é um garotinho, uma vez que a capa (aliás, muito bonita) deixa claro. Logo no começo, somos apresentados a uma velha lenda sobre Mata Preta, a cidade do interior onde se passa a história. Desse modo, surge um Velho sábio, personagem que se destaca no início e retorna no final da história. A importância desse personagem fica clara no decorrer da história.

Muitos anos se passam. O menino Vicente vive em Mata Preta, ao lado da mãe e do pai. As aventuras de Vicente começam quando ele encontra um vaga-lume irritante no jardim. O inseto fala palavras que magoam muito o garoto e, na ânsia de se vingar, Vicente acaba chutando sua bola na direção do vaga-lume. No entanto, acaba acertando um ninho de passarinhos. Vicente sente um remorso gigantesco por essa atitude, e sua raiva do vaga-lume aumenta. Desesperado, Vicente desabafa com a mãe, que tranquiliza o menino. A mãe, assim como o pai de Vicente, são mostrados na narrativa como pessoas muito zelosas e cuidadosas com o pequeno.

O irmão e a semente

Crédito: Reprodução | Instagram (@vicentesemente)

Um dia, o menino é surpreendido com uma novidade: ele vai ter um irmão! A chegada do bebê provoca um turbilhão de emoções na casa. O pai fica preocupado com as contas, a mãe com o cansaço. Mas ambos estão muito satisfeitos com a chegada da criança. Para Vicente, as coisas não são tão fáceis, uma vez que as mudanças que acontecem na rotina da família o incomodam muito.

Após o nascimento, as coisas ficam ainda mais complicadas e Vicente também passa a ter a certeza de que o pai e a mãe não irão se importar com ele como antes. Para piorar tudo, Vicente ainda tem a má sorte de reencontrar aquele vaga-lume, o responsável pela morte dos passarinhos. É nesse contexto que Vicente conhece Cali Roux, uma garotinha que há pouco chegara à Mata Preta, onde visita sua avó. A menina dá a Vicente uma maça e ele decide guardar a semente dela. Aquela semente torna-se o amuleto da sorte de Vicente.

Vicente decide procurar o vaga-lume

O menino decide ir atrás do vaga-lume ao lado de Cali Roux. Ao adentrar a Floresta de Mata Preta, acaba sendo levado para um lugar totalmente desconhecido, onde será obrigado a lutar para voltar para casa. Nesse caminho, Vicente conhece vários personagens, como a Dona Morte, Sapos, Formigas, a dona Andorinha e seus filhotes. E quando perguntam seu nome, o menino se apresenta como Vicente Semente. Uma série de aventuras faz com que o menino se reencontre com o Velho sábio. Outro ponto interessante é quando Vicente finalmente consegue capturar o Vaga-lume, e a sensação não é a que ele esperava. Vicente precisa ser confiante, acreditar na sua intuição e nas suas habilidades para voltar para casa. O final não decepciona, o garoto consegue chegar em casa e passa a enxergar o mundo de uma nova maneira.

Impressões sobre o livro

“Vicente Semente” traz as melhores sensações e lembranças de como é ler um livro infantil. A variedade de personagens animados (sapos, rosas, e outros) contribuem para tornar a narrativa leve e divertida. Além disso, a natureza e os bichos como personagens da história, facilitam a criação do cenário na mente do leitor. Em uma história, que em muito lembra o clássico infantil “Alice no País das Maravilhas” podemos enxergar o mundo através do olhar inocente de uma criança.

A descrição de alguns temas importantes da perspectiva do garotinho, é a melhor característica do livro. Primeiramente o remorso que ele sente no momento em que destrói o ninho de passarinhos. A dificuldade que o menino tem de se adaptar a chegada do irmão e como ele não sabe lidar com as mudanças que acontecem. Já no final, quando captura o vaga-lume, ele percebe que o inseto não merece que seja cometida uma crueldade contra ele.

Dessa forma, Vicente passa por várias etapas até realmente entender que a bondade com os bichos e seres da natureza devem sempre prosperar e que ele, os pais e o irmão, serão sempre uma família unida. As ilustrações extremamente bem-feitas também merecem destaque, conseguindo mostrar não apenas os personagens, mas também permitindo interpretar o sentimento dos personagens.

Sobre o autor

Victor P. Ribeiro | Crédito: Vicente Semente | Site Oficial

Victor Ribeiro é escritor, cineasta, diretor e dramaturgo. Ele dirigiu o documentário Aqualoucos (2017), premiado no Festival de Guadalajara. É diretor da Companhia de Teatro e Dança Vertente Única. Está sempre compartilhando seus trabalhos no seu Instagram oficial. O livro também tem um site e uma página oficial no Instagram, que conta com todas as informações. “Vicente Semente” também está disponível para compra na Amazon.