Escrito por Erineide Oliveira, o livro “Vozes Escutadas” é o registro de uma coletânea de poesias que passeiam entre o amor próprio e o renascimento de uma mulher que se expressa através das palavras. 

Entre os estilos literários que estão entre o que leitores apaixonados gostam de consumir, encontramos a poesia. Ela que nos possibilita ser, por muitas vezes, um diário subjetivo dos sentimentos e observações do mundo em que os autores e autoras estão envolvidos. 

Quando falamos de escrita independente, sabe-se bem que o caminho para a publicação de um livro de fato tem o passear entre muitos olhos e mãos. 

A obra de Erineide não é diferente. 

No livro “Vozes Escutadas”, as poesias contam a história de uma mulher (que pode ser reverberada em tantas outras) entre os sentimentos de cura, amor próprio, reflexão e, especialmente, o potencial e grito pelos direitos das mulheres. 

Em forma de poesia, a autora mescla o que acredita como assistente social e o que vê e expressa nas possibilidades como artista e autora. 

Reproduzir: Registro feito durante o lançamento do livro "Vozes Escutadas", no Sarau Estação Poesia
Reproduzir: Registro feito durante o lançamento do livro “Vozes Escutadas”, no Sarau Estação Poesia

Sensações durante a leitura: 

Primeiramente, como mulher, não consegui deixar de me sentir acolhida em cada verso. A sequência de cada passagem seguindo-se para a poesia seguinte conversa conosco de uma maneira que é possível se reconhecer em muitas falas. É por isso que uma definição possível para essa escrita é a de acolhimento de fato que a autora nos possibilita. 

Quando ela traz o amor próprio como pauta, sentimos que o melhor de nós está bem aqui, em quem somos. 

Assim, ao dar essa voz, Erineide fala a quem quiser entender que a própria cura foi um processo e que ainda, constantemente, precisa se permitir viver esses sentimentos vez ou outra. 

Para quem gosta de poesias, e, principalmente, de ressignificar as emoções e sentimentos da vida, a leitura de “Vozes Escutadas” pode fazer refletir e trazer para uma parte de si que precisa ser explorada. 

Sobre a autora: 

Erineide Oliveira tem 47 anos, é cearense, assistente social, militante feminista e antirracista. É também poeta, autora dos livros “Amores”, de 1997; “Palavra Muda”, de 2019 e “Vozes Escutads”, de 2022.

Portanto, para conhecer mais sobre Erineide Oliveira, clique aqui.