A nova série de terror da Netflix, A Queda da Casa Usher, tem conquistado os espectadores. A série é baseada em contos do autor Edgar Allan Poe, trazendo a atmosfera do terror gótico para as telas. A produção foi criada pelo cineasta Mike Flanagan, também criador das séries A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly. Com esse novo lançamento, mais uma vez mostrou seu grande trabalho no gênero terror.

A Queda da Casa Usher vai contar de maneira não linear a história da ascensão e queda de Roderick Usher, um CEO poderoso de uma empresa farmacêutica, que vem sendo acusada de corrupção e outros crimes. A série já inicia com Roderick no velório de seus filhos, a maneira que os episódios passam, o protagonista vai contar a história de cada um de seus seis filhos. Paralelo a isso, a produção também vai mostrar a ascensão e Madeline Usher, sua irmã gêmea, que com sua ganância e inteligência também terá um grande destaque.

Foto: EIKE SCHROTER/NETFLIX

Roderick e Madeline Usher

Em episódios ambientados em 1953 e 2023, vamos conhecer o passado e presente dos irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline (Mary McDonnel). Suas versões jovens, interpretadas pelos atores Zach Gilford e Willa Fitzgerald, entregaram grandes atuações, destacando Willa, que conquistou a todos. Os dois personagens, apesar de serem diferentes, possuem objetivos iguais, ascender na sociedade. Dessa forma, ambos são capazes de tudo para alcançar o sucesso, até entregar suas almas e de sua linhagem.

Roderick é um personagem difícil de gostar, ele não se empenha em conquistar ninguém e aparentemente vive uma vida monótona. Até o momento em que ele descobre que um de seus filhos é um informante sobre seus crimes da indústria farmacêutica, então de personagem apático vamos a um homem irritado que está quase desistindo da vida. Mesmo após a morte de seus filhos, em nenhum momento ele se mostra verdadeiramente abalado. Isso prova que sua vida inteira foi realmente dedicada ao sucesso profissional. Em suas cenas do passado, podemos contemplar um Roderick apaixonado pela esposa e pelos dois filhos, mas ele logo corrompe-se por sua irmã e coloca a ascensão como único foco.

Foto: EIKE SCHROTER/NETFLIX

Madeline Usher conquista com sua personalidade, ela não tenta agradar e não esconde isso, então é a sua sinceridade que faz com que grande dos espectadores a amem. A personagem é obcecada pelo sucesso, porém teme a morte, ao ver seus sobrinhos sendo mortos de maneira misteriosa ela rapidamente sabe o que está acontecendo. Anos antes, ela e seu e irmão condenaram toda linhagem Usher em busca do sucesso, agora, estavam pagando o preço. A maneira como a atriz viveu a personagem é incrível de ver, é possível sentir a ganância, o desespero e a dor em seus olhos.

Assim, os irmãos tomaram conta da série. Ambos mostram o lado sombrio do ser humano e o quanto a busca pelo sucesso os levou ao pior lugar do mundo. A produção carrega de críticas sociais aos grandes empresários, a indústria e principalmente as pessoas capazes de qualquer coisa.

Os seis irmãos: Frederick, Tamerlane, Victorine, Leo, Camille e Prospero Usher

a queda da casa usher
Foto: EIKE SCHROTER/NETFLIX

A linhagem de Roderick Usher está em seus seis filhos, Frederick (Henry Thomas), Tamerlane (Samantha Sloyan), Victorine (T’Nia Miller), Leo (Rahul Kohli), Camille (Kate Siegel) e Prospero Usher (Sauriyan Sapkota). Os seis irmãos possuem uma grande característica em comum, a ganância. Incentivados pelo pai e por Madeline, todos estão sempre em busca de criar novos empreendimentos que alavanquem ainda mais a dinastia Usher. Dessa forma, eles também são capazes de tudo pelo dinheiro, até prejudicar uns aos outros.

Na primeira parte da série somos apresentados a Prospero, Leo, Camille e Victorine, os bastardos. Apesar da família conviver em uma quase harmonia, de alguma forma os quatro sentem-se discriminados pelos irmãos Frederick e Tamerlane, os filhos do primeiro casamento do pai. Em todas as cenas, eles estão em uma competição interna de conseguir alcançar o sucesso. Os seis filhos da linhagem Usher, representam o pior de Roderick, que passou a vida os incentivando ao pior.

Por fim, atuação dos irmãos fica muito notável, é incrível e assustador ver as cenas dos seis em seus corpos mortos. Dessa forma, de maneira crítica, o personagem Prospero é o que não passou tanta emoção, suas ações negativas fazem o espectador não gostar do seu personagem. Assim, sua morte não fez certa diferença, diferente dos irmãos, que tiveram uma construção mais profunda e deixaram suas marcas.

a queda da casa usher
Foto: EIKE SCHROTER/NETFLIX

Verna, o corvo e a morte

De longe, a melhor personagem da série. A cada aparição, sua personagem conquista gradativamente o espectador, principalmente quando ela começa a punir os Usher por seus erros. Roderick e Madeline firmaram um pacto com a morte, e condenaram toda sua linhagem, até os inocentes.

Verna é chamativa e honra suas promessas, os Usher estão condenados e chegou a hora de cobrar o preço do sucesso. Numa história de assassinatos e traições, o Corvo aparece como a juíza do passado, presente e futuro. Assim, Verna é, portanto, a representação do Diabo, e agora quer as suas almas após ter concedido longos anos de sucesso.

Além disso, a atriz Carla Gugino representou perfeitamente essa personagem memorável da literatura, agora, eternizada nas telas.

a queda da casa usher
Foto: EIKE SCHROTER/NETFLIX

Considerações finais

Por fim, A Queda da Casa Usher é uma das melhores séries de suspense e terror da Netflix. Após o sucesso de A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly, esperava-se que essa nova produção também conquistasse o público.

Todos os episódios da série estão disponíveis na plataforma.