Blacksmith Master é um novo jogo de construção e administração de uma forja na era medieval. Ele está sendo desenvolvido pela Untitled Studios e distribuído pela Hooded Horse. Apesar de o jogo ainda estar em acesso antecipado, já possui bastante conteúdo para um jogo do gênero.
Carregado de mecânicas que deixarão os fãs de jogos de administração, com certeza, entretidos e se divertindo. Com previsão de lançamento (Acesso Antecipado) para o dia 15/05/2025, na próxima quinta-feira. Portanto, vamos à review.

GAMEPLAY
A jogatina se basei na construção e administração de uma loja de ferraria, portanto, é essencial contratar os seus funcionários. Existem vários tipos de funcionários para ir se contratando com o tempo, mas basicamente, a gameplay funciona da seguinte maneira: Construa a sua loja, compre os equipamentos necessários, contrate ferreiros e funcionários, escolha ofertas de mercadores, ganhe pontos de ferreiro de raridade por cada item, com pontos o suficiente, upar uma árvore de habilidades que vão te permitindo avançar o jogo (gastar menos para reabastecer recursos / pode contratar mais funcionários / ferreiros podem fazer diagramas, etc.)
Ferreiros, todos vem com um atributo positivo (derrete ferro mais rápido, corta madeira mais rápido, etc.) e um negativo (demora mais para cortar madeira, ganha experiência mais rápido, etc.). Podemos fazê-los focar seu trabalho em construir para as ofertas de mercadores, ou para construir itens para a loja, ou na pesquisa por pontos de projeto (usados para melhorar a qualidade dos itens e, consequentemente, seu preço.
Sempre que um ferreiro upa de nível, liberamos 2 pontos de atributo que podem ser usados para melhorar Metalurgia (metal) – Carpintaria (madeira) e Projetos (pontos de projeto gerados por dia), mais tarde também é liberado Cerâmica (argila).
Seguindo a mesma dinâmica dos ferreiros, em questão de divisão de foco do trabalho, podemos contratar, Assistentes, Caixas, Lenhadores e Mineradores. Com eles contratados, continue a construir, administrar e expandir a sua forja.
EVOLUÇÃO DOS RECURSOS
Resumidamente, o jogo se baseia, no início, em aceita ofertas dos mercadores, construir os equipamentos, reabastece os materiais e decora sua loja.
As minas e os bosques liberados com o passar do jogo, funcionam como outra forma de adquirir mais e novos recursos para a sua loja. Por exemplo, o bosque de Carvalho para alimentar seu estoque de madeira normal, e depois o bosque de Pinheiros, para desbloquear uma nova madeira e fazer itens melhores.
O mesmo ocorre com as minas, com a de Ferro para os itens mais comuns, depois as minas de Cobre e de Prata, seguindo a mesma lógica dos bosques.
PROGRESSÃO DE GAMEPLAY
A progressão ocorre de algumas maneiras dentro de Blacksmith Master. Uma delas é com a progressão de valor dos itens, através dos pontos de projeto. Desse modo, quanto mais itens de qualidade e complexidade maior você for capaz de fazer, mais esses itens serão pedidos por mercadores. Isso lhe dará mais dinheiro, embora aumente também a dificuldade da tarefa.
Entretanto, o que mais adiciona e altera a gameplay é a progressão por pontos de ferreiro. A árvore de habilidades do jogo, que desbloqueia novas mecânicas, como novos andares para sua loja, liberar novos itens para a compra, liberar novos locais (bosques e minas), liberar as missões de troca, diminuir permanentemente o valor de algumas coisas, etc. Dessa forma, o jogo torna-se cada vez mais complexo, desafiador e dinâmico, com novas mecânicas e tarefas a cumprir.

Surpreendentemente, mais adiante, liberando mais mecânicas, o jogo também oferece missões de troca especiais, onde aí você vai conseguir liberar a aquisição, por exemplo, de Ouro, Argila, Gemas e outros tipos de madeira que não podemos pegar por nós mesmos. Tornando o jogo, sobretudo, bem mais complexo e desafiador do que ele aparenta no início da jogatina.
PROGRESSÃO DE PERSONAGEM
Não apenas isso, mas há também a progressão individual de cada funcionário, e de “tipo” de funcionário. Só para exemplificar, os ferreiros, ao subirem de nível, podemos melhoras sua habilidade com ferro, madeira ou em projeto. Os assistentes, em velocidade de movimento e quantidade de itens que carrega consigo. Por outro lado, o Caixa podemos melhorar o bônus de valor por compra na loja, quantidade de clientes visitantes por dia, e tempo que esses clientes permanecem na fila. E assim vai para cada tipo de funcionário.
Mas isso para pontos individuais do funcionário, para os tipos de funcionários, existem 3, os “Normais“, os que podem ser chamados de “Especiais” e os funcionários “Ultimate“. Com os normais sendo os que possuem 1 atributo positivo e 1 negativo. Os Especiais possuindo 2 atributos positivos, e os Ultimate com passivas especiais, como (porcentagem de bônus permanente para vendas com mercadores / Mais clientes por dia na loja / Todos os atributos upados ao máximo, etc.) Esses são liberados sempre após uma quantidade X de vendas para mercadores ser cumprida.
SOM E TRILHA SONORA
Em suma, a trilha não é nada muito épico ou memorável, mas isso não, necessariamente, algo ruim. Aqui, ela funciona e encaixa muito com o ambiente. Sendo uma música bem de padrão de era medieval em “cidades” bem movimentadas da época. O propósito da trilha não é ser épica, mas sim causar a imersão do jogador, e isso funciona bem aqui.
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Assim sendo, os sons e feitos sonoros do jogo são bem simples, encaixando bem com a dinâmica do game. Entretanto, a velocidade do tempo pode ser alterada, mas quando acelerada, os sons também são acelerados, podendo deixar uma certa poluição sonora se o volume estiver muito alto.
GRÁFICOS E LEVEL DESIGN
O gráfico dos personagens é bem característico e encaixa bem com o ambiente ao redor. Os polígonos lembram vagamente o antigo Kogama. Mas bem polidos, o que dá ao game uma cara única. Toda a ambientação das pessoas andando pelas ruas, guerreiros, vendedores, magos, camponeses, todos combinam bem e carregam a característica do gênero de maneira funcional e visualmente muito interessante.
Toda a ambientação (level design) é muito bem construídos. Casas de época, as roupas de fantasias medievais, os equipamentos da forja, a arquitetura. Tudo possui a unidade gráfica do game, nada parece de alguma textura diferente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por fim, vale dizer que o jogo está muito bem “redondo”. Em outras palavras, ele vem bem polido, bem dinâmico, bem desafiador, complexo e já bem com cara de jogo completo. O que é impressionante, levando em consideração que ele será lançado em “Acesso Antecipado”. Por consequência, podemos pensar que, além de bugs e melhorias, talvez gráficas ou de jogabilidade, eles também irão adicionar mais conteúdos ao jogo no futuro. O que, dado o tamanho do que ele já veem, para um jogo do gênero, é bem impressionante.
Em resumo, Blacksmith Master é um jogo, divertido, desafiador, e cresce em complexidade. Embora em alguns momentos possa parecer parado e repetitivo, os novos desafios e mecânicas mantêm tudo sempre com algo novo para lidar ou algum problema novo para resolver. Nesse sentido, eles também disponibilizaram um Guia para Iniciantes, para ajudar quem for começar a jogar.
Se tornando um bom jogo de administração e gerenciamento de recursos. Perfeito para fãs do gênero que procuram por um novo ambiente de trabalho. Por isso, pode valer a pena dar uma chance a Blacksmith Master no dia 15 de maio, quando se tornar disponível, legendado em português, no PC pela Steam, Epic Games Store e GOG.
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