Las Encinas reabriu suas portas no dia 20 de outubro, com a 7 temporada de Elite (Netflix), em mais uma edição cheia de intrigas e drama que terá como foco a saúde mental dos estudantes. Além dos protagonistas habituais, a sétima temporada conta com a participação de estrelas de destaque como o argentino Leonardo Sbaraglia, a espanhola Maribel Verdú e a cantora brasileira Anitta. Maribel Verdú, vencedora de dois prêmios Goya, expressou sua surpresa ao descobrir a profundidade de sua personagem e elogiou o profissionalismo dos jovens atores da série.
Elite foi criada por Carlos Montero e Darío Madrona, e nesta temporada Jaime Vaca se junta como co-showrunner e roteirista. Desde sua estreia em 2018, os alunos também vêm mudando temporada após temporada. Na verdade, Omar Ayuso regressa à trama como representante da primeira geração da série. “Para mim, voltar foi como voltar para a casa dos pais, foi um retorno muito doce, e reencontrar o Omar, com seus medos e inseguranças, a verdade é que é um presente”, disse o ator em entrevista coletiva.
Anitta
“Nunca tinha feito nada como atriz antes e a acho magnífica. A forma como se dedicou e o profissionalismo com que trabalhou foi excelente. Se antes eu já era fã dela, agora sou ainda mais”, disse a atriz espanhola Carmen Arrufat em entrevista coletiva, questionada sobre o trabalho da brasileira.
Em entrevista ao podcast Quem Pode, Pod, Anitta alertou os fãs para não alimentarem muitas expectativas, já que tem um papel coadjuvante na trama. “Não queria um papel grande porque ainda estou aprendendo. A personagem é bacana, tem um espaço legal, mas não queria me arriscar numa coisa muito grande porque ainda não tenho experiência”.
De fato, a cantora surge em 4 episódios, precisamente nos episódios: 2, 3, 5 e 8. Apesar de novata na dramaturgia, Anitta tem traquejo com as câmeras, talvez a bagagem de clipes com storytelling tenham sido grandes aliados, mas o papel realmente não destaca o “furacão Anitta”, como a própria já havia alertado com que estamos acostumados.
Ainda é cedo e esperamos que tenha uma viagem mais interessante (temos a certeza que terá). Para a 7 temporada de Elite, trata-se de um papel modesto, mas que abre horizontes para novas explorações no audiovisual.
Elite e sua temporada 7
Como todas as temporadas, procurou-se um tema social para centrar a trama, neste caso problemas de saúde mental “que todos sofremos em silêncio”, segundo os seus criadores, Carlos Montero e Jaime Vaca em entrevista coletiva de lançamento.
Assim, “todos os personagens vão passar por uma luta interna, da mesma forma que vai ser mostrado como os outros não vão saber como se comportar quando alguém está passando por essa situação”, acrescentou Vaca.
O retorno bem-sucedido de Omar
Quando foi anunciado o retorno de Omar (Omar Ayuso) à série, logo veio a dúvida de como ela seria produzida. Pois bem, o seu regresso faz sentido, e quando se fala de Elite, não se pode procurar justificação para tudo, entretanto, o seu reaparecimento é bastante orgânico. Não se preocupe, ele não é estudante, não está de uniforme nem nada. O personagem já estava apresentado porque o conhecíamos e o fato de desaparecer e voltar com algo novo para contar lhe caiu muito bem.
Atormentado pela morte de Samuel (final da 5ª temporada), ele não conseguiu virar a página e viver uma vida normal. Por sua vez, vai para a universidade e surge uma oportunidade: fazer um estágio em Las Encinas. Será então que ele verá uma oportunidade perfeita para voltar a enfrentar os fantasmas do passado (trocadilhos) tentando evitar que novos infortúnios aconteçam neste espaço.
Omar administra um novo aplicativo no qual os alunos podem expressar livremente suas emoções e é a partir dessas mensagens que ele observa que qualquer pessoa pode estar em perigo.
O triângulo amoroso que não falta
Outro dos carros-chefe de Elite são os triângulos amorosos de qualquer tipo, embora principalmente os LBTQIAPN+. O deste ano é apresentado de uma forma interessante e mórbida, o que o torna mais importante por quem o protagoniza. A trama é bem conduzida, mas ainda é um tanto repetitiva e é uma daquelas que demonstra os sinais de desgaste que a série apresenta.
O que esperar da oitava temporada e Elite?
Elite chegará ao fim na 8ª temporada. Parecia infinito e que continuaria por mais de 20 temporadas, mas lá será o fim. A série mostra desgaste na fórmula há algumas temporadas. É um bom momento para parar e ter tempo para se preparar para a última temporada sabendo que está próximo do final. Só nos resta pedir que feche com coerência, que tenha um desfecho redondo e, se possível, recupere toda a sua essência peculiar que tanto nos fisgou na sua estreia. Ah, e também outro personagem também retorna: Nadia (Mina El Hammani)
Por fim, você já pode assistir a temporada 7 de Elite na Netflix.