Green Day traz de volta sua energia característica no álbum Saviors, lançado hoje (19/01) em todas as plataformas de áudio digitais. Com melodias cliclete e ritmos animados e dançantes, ele promete ser um novo clássico punk de uma das mais clássicas bandas do punk.
O álbum, que é o 14ª álbum de estúdio do grupo, apesar de trazer a melodia e dinâmica padrão como na música Bobby Sox, traz novidades. Isso porque, em Living In The 20’s, por exemplo, a banda trouxe uma ritmação quase country. Ouça:
Energia nas alturas
Saviors abre com The American Dream Is Killing Me, primeira música do álbum divulgada com direito a clipe. A música tem um ritmo envolvente e animado que traz à tona uma sensação nostalgica, nos levando diretamente ao American Idiot, de 2004.
A energia é aumentada com Look, Ma, No Brains!, que provoca uma vontade de sair pulando com headbanging. Assim, LMNB é uma música ideal para festejar, com ritmo constante e mega animado, apesar de ser mega curta (2m03).
Do you wanna be my girlfriend? Do you wanna be my boyfriend? Na sequência, Bobby Sox quebra um pouco o ritmo com uma entrada lenta e melancólica. No entanto, não demora muito para que a energia habitual seja retomada. Nesta, Billie Joe Armstrong arrasa nos vocais quase guturais e extremamente energizantes.
Melodias clássicas
Na sequência, One-Eyed Bastard chega com um ritmo chiclete, que lembra até o clássico So What, da P!nk. No discorrer da canção, a ritmação pesada é unida ao coro “Bada bing, bada bing, bada boom” – perfeito para apresentações em arena.
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Dilemma também traz uma memória sonora, com Mary On A Cross, da banda Ghost. Dessa maneira, com início lento, ela “explode” no décimo nono segundo e já deixa sua marca registrada: riffs pesados e energia chicete no refrão com:
I was sober now I’m drunk again
I’m in trouble and in love again
I don’t want to be a dead man walking!
Dilemma – Green Day, Saviors
A energia é extrapolada em 1981, acelerada, animada e dancante. Com apenas dois minutos e nove segundos, a canção é como um tiro de rápida, provocanto a vontade de que dure mais.
I’ll see you later when I get my sh*t together! A marca registrada de Green Day! Em Goodnight Adeline, a melancolia punk aparece com força em uma letra marcada pela dor de fins de relacionamento.
Músicas dignas de trilha sonora
Coma City traz uma narrativa interessante para o Saviors, como um roteiro de filme. Com a animação lá em cima, a canção foi a primeira lançada no Youtube da banda (depois dos álbuns), deixando caro o que estava por vir: muita animação e nostalgia.
Coma city
Coma City – Green Day, Saviors
Open your eyes
Dead on arrival
Under smoky skies
Seguindo a ideia de Coma City, Corvette Summer também traz a ideia de trilha sonora de audiovisual, como aquele momento em que os personagens são apresentados em uma sitcom. Nesta, a banda apostou em um ritmo mais tranquilo, descansando um pouco das batidas mais pesadas percebidas nas outras canções.
Na sequência, Suzie Chapstick retorna com a característica sentimental da banda, com acordes leves na bateria e na guitarra, além de uma cantoria suave. Assim, SC é uma música tranquia, gostosa de ouvir e de “chorar as pitangas”, principamente no refrão que conta com a estrofe: Will you dedicate a song to me? Do you want me to just go away? I just want to be your nobody, is there any chance that I can stay?
Tradicional emo com um toque moderno
O último bloco de Saviors abraça a nostalgia com todas as forças possíveis. Strange Days Are Here To Stay é aquela música que provoca uma nostalgia gigante, mesmo que a música tenha sido lançada, literalmente, hoje. Então, a animação é mantida em Living in the 20’s, que aposta tanto em guturais quanto em um toque na guitarra similar ao country norte-americano.
No entanto, a energia cai um pouco mais um vez na melodia de Father To a Son, que parece ser uma mensagem de Amstrong para seus dois filhos. Assim, a letra emociona conta com declarações de amor que um pai possa fazer para os filhos, com direiro a promessas: Well, I made a few mistakes / But I’ll never break your heart / A promise / Father to a son.
A faixa-título Saviors tem tudo o que se espera para uma música de tamanha importância dentro de um álbum: é animada e tem um refrão chiclete. No entanto, não acredito que será a música mais queria dos fãs da banda, uma vez que é mais suave e não se destaca tanto no quesito melodia. Porém, é uma obra da Green Day: faz com que quem a escuta tenha vontade de sair dançando.
We all die young someday. Por fim, a transição para Fancy Sauce é sensacional, que se inicia lentamente e progressivamente ganha volume com a batida dos pratos da bateria. Nesta, a última música de Saviors, a letra se aproxima de uma pessoa que está lentamente enlouquecendo, com um toque emocional de melancolia e solidão.
Vale a pena ouvir Saviors?
Saviors é um álbum que provoca dezenas de sensações simultaneamente, incluindo nostalgia, animação e sentimentalidade. Para todos os punks que acompanharam a banda nos anos 2000: vale muito a pena escutar o álbum e ressucitar o American Idiot dentro de si.
Sobre a Green Day
Green Day é uma banda de punk rock californiana que estourou em 2004 com o álbum American Idiot. O álbum tem a clássica Wake Me Up When September Ends, além de American Idiot e Holliday / Boulevard of Broken Dreams. No entanto, a banda já tinha uma longa caminhada neste momento. Ela teve sua formação em 1986 com o guitarrista e vocalista Billie Joe Armstrong, o baixista e vocalista Mike Dirnt e o baterista Al Sobrante com o nome de The Sweet Children.
Entretanto, em 1990, Al Sobrante anunciou a saída da banda para que ele pudesse frequentar a faculdade. Então, no processo da gravação do segundo álbum 1,039 / Smoothed Out Slappy Hours, o baterista Tré Cool entrou para o grupo, formando, assim, a composição oficial da Green Day.
Hoje, a banda está inciando a The Saviors Tour, que passará pelos Estados Unidos e Europa. Infelizmente, não há previsão para uma passagem da banda pelo Brasil.