O álbum ‘Orquídeas’ de Kali Uchis traz a estética latina contemporânea, envolvendo um pop eletrônico com um pouco da cultura tradicional latina, onde encontramos ritmos do reggaeton ao Cha Cha Cha.

Ouça o álbum completo:

Em entrevista para a revista The Fader, Kali explica que a “orquídea é a flor nacional da Colômbia, e temos mais espécies de orquídeas do que em qualquer outro lugar do mundo. Sempre me senti claramente intrigada e magnetizada por esta flor”.

Este álbum se inspira no encanto atemporal, misterioso, místico, impactante, gracioso e sensual da orquídea.

Review | Álbum Orquídeas de Kali Uchis

De acordo com a entrevista, a ideia é tentar alcançar uma nova energia e redefinir a forma como a mulher latina é vista na música. As primeiras impressões ao escutar a música é que estamos diante de uma grande festa, colorida e vibrante. A pegada latina se mantém em todas as músicas, mesmo quando, em alguns trechos, escutamos o inglês. A essência do espanhol latino permanece.

Balada romântica

A música ‘¿Cómo Así?’ é uma balada dançante que inicia o ouvinte em uma dança frenética. Esse frenesi continua com ‘Me pongo loca’ que possui uma transição maravilhosa, fazendo uma crescente e deixando tudo ainda mais vibrante.

Já que o álbum homenageia as mulheres e leva o título de uma flor, tenho a sensação que estou admirando uma orquídea rara multicolorida com as duas primeiras músicas.

‘Igual que un ángel’ possui feat com o cantor mexicano Peso Pluma. A música, sendo a mais longa de todo o álbum, muda o ritmo levemente. Peso Pluma acrescenta um novo ritmo a ela, mantendo ainda o ritmo pop eletrônico.

Diosa foi uma das músicas lançada junto ao anúncio da gravidez. Kali evoca a força de uma deusa, uma rainha, uma diva, que a tudo controla e a tudo enfeitiça. É a partir de Diosa, que a sonoridade do álbum começa a diminuir o ritmo, entrando em uma vibe mais misteriosa, sem perder a sensualidade.

Diosa total, la reina, la diva, la diosa

Me respalda el universo, me da to’ lo que necesito

‘Te mata’ possui a estética de um Vallenato, gênero tradicional da Colômbia. No entanto, ela diminui o ritmo, transformando em uma balada romântica.

Agora ‘Young Rich & In Love’ talvez seja a música mais sensual e envolvente de todo o álbum. Desde a letra até a melodia, Kali Uchis nos envolve em uma dança.

Tu corazón es mío também foi a música lançada junto ao anúncio da sua gravidez. A letra remete a uma carta de amor, em que ela dedica todo o afeto e amor que tem.

No hay que hablar dеl pasado

Nada que ver (Nada, nada)

Soy tu presente y tu futuro (Y tú eres mío)

Y todos hablan, pero nadie sabe (Nada, nada)

A estas calles no voy a regresar pa’ nada

Tengo alguien que me ama

Esos besos a mí me ponen trabada Despertando contigo todos los días

Tradições latinas

Muñekita é um feat da Kali com o dominicano El Alfa e JT. Com um ritmo acelerado, típico do reggaeton. ‘Labios mordidos’ é uma parceria com Karol G. Possui um ritmo sexy e envolvente, com um reggaeton animado.

‘No hay ley parte 2’ é um feat com Rauw Alejandro, sendo uma continuação da música ‘No hay ley’ da Kali. A colaboração com Rauw é mais um acerto diante das parcerias do álbum.

O álbum se encerra com Dame Beso//Muévete. Ela inicia com uma Salsa agitada e acelerada, retornando a dança que foi iniciada com ¿Cómo Así?, ainda que, dessa vez, Kali Uchis tenha colocado um gênero mais tradicional com a Salsa. Na metade da música, o gênero muda para o Cha Cha Cha, deixando a batida ainda mais envolvente.

Enfim, a sensação que dá é que o álbum, que homenageia a Colômbia, tenta apresentar a modernidade da música colombiana com o tradicional da música latina.

*Redatora em experiência sob supervisão de Lara Aguiar.