Um anime onde a protagonista Komi não fala, e ainda assim consegue nos dizer muito sobre a amizade, vencendo as barreiras da timidez e da fobia social.
Sinopse:
Komi é linda, mas é tímida e antissocial. Na escola, ela conta com a ajuda de Tadano para resolver esse problema e estabelece uma meta ambiciosa: fazer 100 amigos.
Um típico anime escolar ?
Primeiramente, somos apresentados a nossa protagonista Komi, cujo desejo é ter 100 amigos. Algo relativamente fácil, se levarmos em consideração que ela é uma estudante do primeiro ano colegial. Além disso, todos a sua volta admiram sua beleza e a chamam de “musa”.
Porém, tudo isso acaba quando qualquer pessoa, incluindo seu colega de sala Tadano, lhe dirigem a palavra. Imediatamente, Komi começa a tremer, e seu traço de “musa” intocável se transforma apenas em uma bonequinha de olhos e sem boca. Dessa forma, ela não consegue se comunicar e mal consegue dizer uma palavra.
Contudo, graças a Tadano, ela começa a se comunicar através de escrita, e com ajuda de Najime, sua segunda amizade, Komi começa a interagir cada vez mais com seus colegas de classe. Assim, podemos conhecer todos os tipos de colegas e personalidades possíveis, que vão desde um ninja, uma cavaleira medieval, uma perseguidora, uma viciada em competições, dentre outros. Isso faz com que a palavra personalidade defina muito bem.
Como todos os personagens ”amam” a protagonista, ela está sempre no centro das atenções. Contudo, ela está sempre perto de Tadano, sempre indicando um possível “romance”. Entretanto, é nesse ponto que o anime leva crédito ao fugir dos clichês de comédias românticas escolares, pois acima de tudo, a trama sempre foca no esforço dela em se comunicar, e o quanto ela quer criar laços, ao invés de ficar correndo atrás de Tadano, fazendo assim com que seu desenvolvimento seja bonito e divertido de assistir.
Ponto Negativo
O ponto que poderíamos destacar aqui, seria o “excesso” de protagonismo, onde ao decorrer dos episódios, todos os personagens se tornam “escravos” da Komi e todos querem estar junto dela a todo momento. Contudo, como se trata de uma comédia despretensiosa, podemos relevar isso não é mesmo?
Ainda assim, a parte visual do anime não decepciona e cumpre seu papel, repleta de “micro referencias” a games de RPG e games antigos, tudo isso somado as cenas que mudam entre Komi “normal e séria” e a Komi “tímida e assustada”, sem apelar muito para cenas forçadas e sem sentido, característica dos animes de comédia escolar.
Conclusão
Por fim, esse anime nos trás situações de timidez e fobia social que muitos de nós provavelmente já passamos ao menos uma vez durante a escola. É divertido e rende boas risadas, mostrando que as pessoas antissociais também desejam criar laços com os outros.
Com uma segunda temporada confirmada, esperamos rever Komi em busca de se conectar cada vez mais com seus amigos e a vencer seus medos de falar.
Komi Can’t Communicate: Komi-san wa komyushou desu é o anime vencedor do Anime Awards na categoria melhor comédia. Com seu mangá ainda em publicação desde de 2016, está disponível na Netflix com 12 episódios, com legendas e idioma em português.