Ludmilla lançou nesta terça-feira (20) o seu terceiro álbum de pagode, Numanice #3, gravado em um show particular no Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro. Com 18 músicas, tendo influências do pagode dos anos 90 e da música pop, Ludmilla mostra que está em casa quando o assunto é o pagode.

Foto: Steff Lima

A cantora trouxe diversas participações no disco: Grupo Menos é Mais, Vitinho, Mari Fernandez, Caio Luccas, Belo, Veigh e Carol Biazin. As participações, de fato, deixaram o álbum ainda mais rico, visto que nem todos são do gênero pagode.

A primeira música do disco dispensa comentários. ‘Maliciosa’ abre o álbum com um ritmo gostoso e que já caiu no gosto dos fãs, assim como foi com ‘Maldivas’, no ‘Numanice #2’.

Em ‘Pique Djavan’, a cantora trouxe o início da melodia de ‘Eu te devoro’, do cantor Djavan, citada, inclusive, na letra da cantora.

Pagode 90’ 00’

Agora, em ‘Destilado’, do feat com o grupo Menos é Mais, Ludmilla transforma o álbum dela em um pagode dos anos 90/2000. A mistura remete ao som que Sorriso Maroto e Turma do Pagode criavam.

Em memória à essa fase do pagode, Ludmilla relembra cantores como Belo e Thiaguinho na perfeita ‘Se Não Chorar com Pagode’.

“Mas se ouvir o belo cantando perfume não te emocionar

Ai não vai dar nem pra começar

Perda de tempo, já é o fim do sentimento”

Outra música com uma energia do pop brasileiro dos anos 2000 é ‘Baile Charme’. Além disso, a música tem a mesma vibe de ‘Maldivas’. Essa música também traz a tona a origem funkeira da cantora.

A preta venceu

“A preta venceu encheu a mamãe de orgulho

Lutei pra carai conquistei os meus bagulhos

Até lá na gringa, eu tô fazendo barulho

Do funk ao pagode, dominando tudo

Aceita que a Lud é mundo

Foi de Caxias pro mundo”

E é com esses versos que Ludmilla canta dedicada à mãe dela na música ‘A Preta Venceu’. Nela, a cantora narra o início da sua carreira que, esse ano, completa 10 anos.

Misturinha

Como dito, Ludmilla ousou nesse álbum ao trazer misturas sonoras bem interessantes. Em ‘Falta de Mim’, a artista canta ao lado de Mari Fernandez. É no refrão que Mari brilha colocando um forró eletrônico misturado com o pagode.

Em ‘Sim ou Não’, com Veigh, vemos a mistura perfeita do pagode com o rap. Veigh demonstra a liberdade de se expressar em meio ao ritmo compassado numa letra que brinca com a rima do rap.

Foto: Steff Lima

Pagode romântico

A participação ‘26 de Dezembro’ tem a participação de Belo e talvez seja a melhor música do disco. Confesso que senti uma semelhança com a música ‘Perfume’ do cantor, o que traz ainda mais nostalgia.

“No seu telefone eu tenho outro nome

Nosso aniversário é só um dia normal

Já me acostumei que o natal é 26

Tá tudo bem”

O pagode romântico domina todo o álbum, inclusive na música ‘Você Não Sabe o Que é Amor’ e ‘Saudade da Gente’, com o Caio Luccas.

Novas versões

Ludmilla trouxe novas versões de pagodes antigos, mas também trouxe versões de outros gêneros no pagode.

Em ‘Era Tão Bom (So Sick)’, a cantora cria a sua versão pagode da música ‘So Sick’ (2005) de Ne-Yo. O resultado é uma mistura gostosa do pagode com o R&B.

Ademais, ela regravou ‘Diz Pra Mim’ e ‘Preciso Desabafar’ de Exaltasamba; ‘Clichê’, do ‘Sorriso Maroto’; e ainda fez uma versão pagode de ‘Cedo ou Tarde’, do NX Zero.

Enfim, ‘Numanice #3’ traz a experiência do show ao vivo da Ludmilla. É uma volta aos anos 90 com o pop da atualidade. Para quem curte essa roupagem do pagode, ‘Numanice #3’ é o álbum perfeito.

Ouça agora o álbum completo: