No dia 7 de julho, foi ao ar o último episódio da série “Os Outros” no Globoplay. O drama tem tido picos de audiência na plataforma e arrancado elogios de seus telespectadores, seja pela direção cuidadosa de Luisa Lima e Lara Camargo, pelas atuações formidáveis do elenco, ou até mesmo pela trilha sonora que dá arrepios e transporta a audiência para aquele universo onde os maiores problemas são “os outros”.
Trama
Na trama, acompanhamos duas famílias: uma formada por Cibele (Adriana Esteves), Amâncio (Thomas Aquino) e Marcinho (Antônio Haddad), e a outra formada por Mila (Maeve Jinkings), Wando (Milhem Cortaz) e Rogério (Paulo Mendes). Eles habitam o Barra Diamond, um condomínio de classe média no Rio de Janeiro.
O problema começa quando Rogério e Marcinho iniciam uma briga violenta na quadra do condomínio. Rogério, que pratica aulas de artes marciais, acaba quebrando o braço de Marcinho. Cibele declara uma guerra fria contra Wando, quando a personagem interpretada por Adriana Esteves o incrimina, enquanto o personagem de Milhem Cortaz defende seu filho, afirmando que foi apenas uma briga de crianças.
O primeiro episódio prende a atenção do espectador com seus acontecimentos, especialmente pelo fato de apresentar não um vilão e um mocinho, mas sim dois pais empenhados em proteger seus filhos. Com cenas eletrizantes e diálogos fortes, em determinado momento parece que será impossível solucionar o problema, pois ele só piora. Amâncio e Mila até tentam acalmar seus cônjuges, mas a guerra já está declarada. O embate acaba sendo notório para alguns moradores do condomínio, que ao longo dos episódios são aprofundados e deixam de ser apenas figurantes, como a síndica Lúcia (Drica Moraes) e o misterioso Sérgio (Eduardo Sterblitch).
Desenrolar da série
Ao longo dos onze episódios restantes, a trama explora os personagens e seus problemas. O embate é “solucionado”, mas, de certa forma, as famílias sempre estão conectadas, seja por traições até momentos de aproximação. A trama aborda o abuso de diversas maneiras: abuso de poder, abuso sexual, abuso de proteção, abuso físico e abuso mental. Os dilemas extremos colocam os personagens em situações em que é difícil tomar partido.
Também exploramos o motivo pelo qual os personagens são como são, não com o intuito de vitimizar suas ações, mas sim para mostrar suas raízes. Por exemplo, é revelado que o bullying que Rogério faz com Marcinho em alguns episódios é influenciado pelo comportamento agressivo de seu pai. Que também é opressor em alguns momentos, embora sempre alegue lutar pela família. Outro exemplo é o motivo pelo qual Cibele é tão protetora com Marcinho, despertando um lado rebelde no garoto, especialmente após a chegada de Lorraine (interpretada por Gi Fernandes), filha de Sérgio. No início, Sérgio parece ser muito misterioso, mas logo sua corrupção é explorada e revelada, assim como sua guerra com Lúcia, que também revela um passado corrupto.
É interessante assistir à série sem saber muitas informações, pois o foco e a trama se alternam muitas vezes, o que às vezes gera um certo ar de rapidez, principalmente no último episódio. No entanto, isso não chega a atrapalhar a experiência, mas pede uma atenção redobrada, pois um piscar de olhos pode resultar em cenas importantes. Não há dúvidas de que a trama explora cada camada dos personagens e exige o esforço dos atores, que são o ponto alto da série, especialmente Adriana Esteves e Eduardo Sterblitch, que dão um show em cada fala.
Vale a pena assistir ” Os outros” ?
Adriana Esteves é o tipo de atriz que, em cinco segundos, consegue expressar oito feições diferentes e transmitir emoções em cada uma delas. Ela interpreta sua personagem de uma forma que poucas atrizes conseguem, evidenciando o lado humano da personagem e criando uma identificação forte com o público. Eduardo Sterblitch traz uma sensação de surpresa devido aos seus antigos trabalhos mais voltados para a comédia. Na trama, ele está irreconhecível e por isso se destaca. O restante do elenco também é consistente e entrega ótimas performances. Fazendo com que a série se torne imperdível e indispensável da atenção de qualquer um.
A série “Os Outros” retrata uma experiência afetiva em que as pessoas frequentemente atribuem os problemas aos outros. No entanto, ela mostra de forma clara que todos têm problemas e também causam problemas. A Globoplay renovou a segunda temporada da série, que trará uma nova história na trama. A plataforma já disponibilizou todos os episódios da primeira temporada.