Ainda falta gibi

Chegamos ao 3º episódio de Pinguim, “Bliss”, a evolução da parceria entre Oz e Sofia cresce a medida que a trama avança. Enquanto isso, descobrimos mais sobre os traumas de Victor, mas a série ainda peca em ser uma adaptação de um personagem dos quadrinhos.

No final do 2º episódio de Pinguim, “Infiltrado“, vemos a inesperada parceria entre Oz e Sofia se desenvolver. Ambos buscam um distribuidor fora do controle dos Falcone e da família Maroni para a droga que dá título ao capítulo. A trama explora mais da mitologia de Gotham, introduzindo a Tríade e o crime organizado chinês, além de revelar as origens da droga, que surgem no próprio Arkham. O químico de Sofia, Dr. Trey Bloom (Tyler Bunch), é sugerido como o supervilão Mr. Bloom, recém-criado nos quadrinhos de Batman. A ideia de uma minissérie focada na máfia de Gotham é interessante, mas há espaço para mais vilões surgirem.

O episódio, no entanto, é menos intenso do que os dois anteriores. Foca na construção da nova organização, explicando a origem da droga, como vendê-la e com quem distribuí-la. A narrativa é mais didática em comparação com as reviravoltas anteriores, mas continua sólida ao desenvolver bem os personagens e avançar na história do Pinguim tentando dominar o crime em Gotham. Mesmo com muitos diálogos, o texto mantém-se intrigante e sutil, sem se tornar expositivo. As interações entre Sofia e Oz são cheias de mistérios e manipulações, especialmente quando estão enganando outros personagens.

Review | Pinguim: Infiltrado (Inside Man)

De forma inesperada, o episódio coloca Victor no centro da trama. Um flashback revela sua história de origem, desde seu passado familiar até sua decisão de seguir Oz. Embora o seriado perca um pouco de força sem o Pinguim em cena, o arco de Victor é interessante, revelando seus traumas e motivações. O roteiro torna o personagem mais complexo e empático, especialmente em seu relacionamento com Oz, que equilibra emoção e manipulação.

Este episódio continua a desenvolver o trio principal, revelando seus traumas e interesses, enquanto o diretor Craig Zobel mantém um ritmo introspectivo e bem cadenciado. Embora o episódio possa ser menos empolgante para quem busca mais ação, o ato final traz um gancho intrigante com a entrada de Nadia Maroni e a escolha fatal de Victor, o que pode mudar o relacionamento entre Sofia e Oz. Além disso, a presença da Tríade, o novo posicionamento dos Maroni e a próxima jogada de Johnny Viti prometem deixar a narrativa ainda mais caótica e perigosa. Surpreendentemente, o Pinguim parece ser o primeiro a ter uma “Dupla Dinâmica” neste novo universo de Gotham.