Ready or Not é um jogo de tiro em primeira pessoa, lançado no dia 13 de dezembro. Desenvolvido pela VOID Interactive, o jogo nos insere na região da grande Los Sueños, California. Os jogadores controlam equipes da SWAT, que precisam encarar muitas situações como resgatar reféns, ameaças de bomba, suspeitos cercados e muito mais.
Nesse sentido, os jogadores vão encarar um realismo na experiência da gameplay. Bem como, poderá ter armas menos letais, como granadas de efeito moral, tasers e spray de pimenta, e claro, as armas de fogo. Contudo, os jogadores receberão mais pontos por prender os suspeitos ao invés de matá-los.
Confira o trailer:
Ready or Not
O jogo é muito bom para quem, assim como eu, gosta de jogos de tiro em primeira pessoa. Você conseguirá enfrentar as mais diversas situações, e precisará entender quais os melhores momentos para encarar os problemas do jogo. Os jogadores são colocados em missões que te fazem pensar quais movimentos fazer, em que local colocar o seu parceiro e também qual a melhor forma de chegar no objetivo.
Além disso, os jogadores terão notas para cada objetivo concluído, e assim saberão se seguem adiante ou vão precisar retornar na mesma fase. Assim também, você pode mudar a forma que fez a missão e rever os seus passos para que consiga ter um final melhor ou conduzir de outro jeito.
Modos
Assim também, o jogo apresenta cinco modos. São eles: confrontar suspeitos barricados, conduzir um ataque, parar um atirador ativo, desarmar bombas e resgatar reféns. E os jogadores podem jogar com IA ou com até quatro jogadores por meio do multiplayer.
Nesse sentido, cada modo apresenta regras diferentes para a gameplay, assim o jogador terá diversas penalidades se não cumprir de forma certa as missões.
Opinião
Um jogo que não proporciona somente a ideia de matar os vilões e salvar a cidade, os jogadores vão viver e sentir o momento de tomar decisões certas e erradas, e isso terá consequências no caminhar do progresso. Ready or Not não transparece sendo um jogo de tiro qualquer, e a gameplay ajuda os jogadores a observarem isso.
Sendo assim, o jogo nos traz mecânicas e ações muito bem executadas e ajudam em cada missão. Assim também, faz com que os jogadores precisem ser rápidos e ágeis para conseguirem ter uma decisão boa durante a jornada. E com certeza, o jogo apresenta as melhores formas do que ele quer contar para os seus jogadores, e também para o público que acompanha.
A jogabilidade de Ready or Not nos apresenta uma experiência bem diferente do esperado, conseguimos entender bem quais são os comandos para seguir as missões. E as movimentações durante a jornada são bem acompanhadas de um ambiente propicio para acompanhar os cenários. Sendo assim, os jogadores conseguem entender de uma forma clara onde a gameplay quer te levar e também quais são os seus próximos passos.
Além disso, a jogabilidade nos ajuda a compreender quais são os momentos para utilizar as diversas armas, gadgets e outras funcionalidades que apresentam dentro do jogo. Bem como, as missões são sempre objetivas e trazem uma forma rápida e bem explicativa para os jogadores.
História de Ready or Not
Ready or Not tem uma história bem atrativa, e consegue nos colocar para dentro dela como se fossemos os policiais da SWAT. Os jogadores precisam entender qual a ideia do jogo, e a história consegue apresentar bem essas narrativas. Ou seja, a história contada é crucial para a dinâmica que está sendo mostrada ao público.
Sendo assim, cada prova dentro do game é uma história e os jogadores precisam ter ciência do que vão enfrentar naquele momento. A cada variação das missões, encontramos crimes e ações pesadas para alguns jogadores, mas isso faz com que tenhamos um amplo entendimento dos perigos para os personagens.
Contudo, o jogo precisa ter alguns cuidados nesse momento, já que os jogadores não são pessoas treinadas para enfrentar situações, como abusos infantis e outros perigos. Então, mesmo que isso seja um ponto ótimo para entrarmos na imensidão da história, ainda assim nós precisamos ter um cuidado com ela.
Além disso, algumas partes do jogo conseguem aliviar um pouco essa tensão. E isso ajuda os jogadores a terem um momento mais tranquilo, e que pode melhorar a sua experiência e deixar os pensamentos mais descansado.
Cenários
Juntamente com a história, os cenários estão magníficos e conseguem trazer uma ótima ambientação de tudo a volta. Os detalhes são bem perceptíveis, e conseguimos ter uma visão como o jogo foi bem cuidado para termos essa sensação dentro dele. Os jogadores não podem ficar horas dentro de um cenário para admirar, mas os pontos que conseguem observar durante a história, consegue mostrar para eles como os ambientes são importantes para o andamento de tudo.
As salas da SWAT nos dão uma lembrança daqueles filmes e séries sobre policiais, assim os jogadores conseguem compreender a dimensão da qual o jogo quer nos apresentar. Bem como, os cenários das missões trazem o dinamismo da jornada e também como cada fase é única, já que as ações dentro do jogo são capazes de levar os jogadores para dentro de postos de gasolina, casas ou até mesmo nas ruas.
Nesse sentido, os cenários são muito importantes para o jogo, não só para caminharmos por ele. Como também para ajudar a contar a história, os jogadores vão entender onde estão e qual a dinâmica daquela missão por conta do cenário. Além disso, os ambientes apresentados são formas de olharmos e entendermos de uma forma ampla a história e o que Ready or Not quer nos contar naquele momento.
Ainda assim, a história e os cenários precisam estar juntos para termos um bom jogo. E no estilo de Ready or Not é mais fundamental ainda, já que são parte crucial para os jogadores saberem e entenderem a dimensão de tudo. Também são pontos importantes para que vejamos uma forma de criar contextos diferentes e para o jogo não cair no problema de repetição, e isso ele não apresenta.
IAs Amigas e Inimigas
Outro ponto importante são as inteligências artificiais do jogo, elas funcionam bem e tem momentos que podemos até esquecer que não são pessoas utilizando elas. Já que o tempo de reação para atacar ou defender é bem rápido, mas também o como elas agem sozinhas e conseguem desempenhar bem as suas funções.
Durante as missões, você pode separar as equipes em cores. Com isso, os jogadores podem dividir os seus companheiros e terem uma visão muito maior do mapa, e também mais rápido para encontrar os inimigos. Além disso, em situações de inimigos atacarem, os companheiros tem uma reação bem rápida e em alguns momentos conseguem abater o problema antes de os jogadores reagirem.
Assim como, as IAs inimigas também apresentam uma funcionalidade única e não ficam esperando você tomar uma decisão contra elas. Os inimigos conseguem ir para cima dos jogadores em momentos que você não espera, e isso é excelente para a dinâmica do jogo.
Os jogadores não tem vida fácil durante as missões, e as IAs inimigas conseguem deixar o jogo ainda mais complicado para que isso seja mais autêntico. As decisões que você precisa tomar acabam precisando ser bem mais pensadas por conta desse tempo de reação dos inimigos. Ready or Not é excelente para observamos como as inteligências artificiais podem ter ainda mais individualidades por conta dessas ações.
Considerações finais de Ready or Not
Ready or Not foi apresentado no The Game Awards de 2023, e já está disponível para os jogadores comprarem. Ele é um jogo divertido e bastante original pela proposta de ser em primeira pessoa, além de ser num ambiente de jogo de tiro.
Os jogadores vão ter uma experiência incrível dentro do jogo, e poderão vivenciar missões de tirar o fôlego. Ainda temos muito para aprender com esse fantástico jogo. E espero aproveitar ainda mais ele no futuro para que possa ver as diversas possibilidades que ele pode apresentar.